Questões de Concursos: Programas e Ações do Ministério da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Programas e Ações do Ministério da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q890273 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Auxiliar Escolar, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A avaliação relativa aos aspectos pedagógicos do PNLD é de competência

22 Q895558 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), instituído em 2006, tem um papel essencial no financiamento da educação básica no Brasil. Entre seus objetivos está:

23 Q886173 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

“O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, criado em 1995, também conhecido pelas entidades participantes como PDDE Básico, atualmente é regido pela Resolução CD/FNDE/MEC nº 15, de 16 setembro de 2021, que dispõe sobre as orientações para o apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa” (MEC, 2022). A respeito do referido programa e em conformidade com o Guia de Execução do PDDE, é correto afirmar que

24 Q919471 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

“A visita de profissionais de saúde no ambiente escolar para escovação dental supervisionada e aplicação de flúor é uma estratégia de saúde bucal amplamente conhecida em todo o país. Para ampliar o acesso e fortalecer a assistência, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (24), R$ 187,8 milhões que vão viabilizar a compra de insumos e instrumentos para tratamento de estudantes de escolas públicas matriculados no ensino básico (infantil e fundamental)”.

(https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/ governo-federal-amplia-acoes-de-saude-bucal-nas-escolaspara-26-milhoes-de-estudantes)

Como visto no excerto, a saúde bucal é uma preocupação do Ministério da Saúde. Nas instituições de educação infantil, espera-se que a saúde bucal

25 Q894565 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Lei Estadual n°12.544/06.

I – A Lei Estadual n°12.544/06 instituiu o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) como uma política pública permanente no Estado do Rio Grande do Sul.
II – Essa lei determina que o PIM deve ser exclusivamente gerido pela Secretaria Estadual de Saúde, sem a necessidade de parcerias com outras secretarias ou entidades.
III – A lei prevê a criação de um sistema de monitoramento e avaliação contínuos dos resultados do PIM para assegurar a qualidade e a eficácia do programa.
IV – Segundo a Lei Estadual n°12.544/06, o PIM é responsável por fornecer apoio financeiro direto às famílias beneficiadas.

Estão corretas as afirmativas:

26 Q897787 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Integra a Educação Básica de maneira CORRETA:

27 Q891542 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica – MEC com apoio da UNICEF, “Brinquedos e brincadeiras de creches”, no que se refere ao brinquedo sem direcionamento de gênero, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É utilizavel por meninas e meninos;
( ) Não sugere a utilização por um dos gêneros em função da cor, como fogão rosinha e carrinhos azuis;
( ) Não tem nenhum papel determinado;
( ) Propiciam o pensamento determinado pela sociedade em que estão inseridos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

28 Q894567 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, PIM, Prefeitura de Soledade RS, MARANATHA Assessoria, 2024

Conforme estabelecido pelo Decreto Estadual n° 42.199/03, qual das seguintes afirmações melhor descreve a estrutura organizacional proposta para a implementação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)?

29 Q898744 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O governo brasileiro buscou estratégias para promover uma cultura de planejamento nas secretarias de educação, como foco em consolidar a autonomia local e incentivar uma educação descentralizada. Após analisar as alternativas a seguir, assinale a que melhor explica como o Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído em 2007, buscou fortalecer a autonomia dos sistemas educacionais municipais no Brasil.

30 Q900070 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Quais são os três eixos principais do Programa Primeira Infância na Escola?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.