Questões de Concursos Públicos: Projeto Político Pedagógico

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31 Q328746 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola é contemplado pela LDB no 9.394/96 no âmbito da regulamentação da gestão das escolas públicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliação do PPP devem assegurar

32 Q321478 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

33 Q322434 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos

O documento que é o resultado de análises e reflexões da comunidade escolar em relação à função social da escola, pelo qual são definidos os objetivos estratégicos de atuação da escola após a realização do diagnóstico da realidade escolar, é chamado de:

34 Q320513 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

35 Q327938 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

Os pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico estão desvinculados da proposta de gestão democrática.

36 Q57073 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis.

Acerca desse tema, julgue o próximo item.

O uso efetivo das novas tecnologias na sala de aula depende exclusivamente de sua previsão no projeto político‐pedagógico da escola.

37 Q57070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se  por  meio  da  organização  do  currículo  no  contexto  educacional. Para que isso seja possível, se  faz necessária a  prática  do  planejamento  em  seus  diferentes  níveis.  Acerca  desse tema, julgue o próximo item.

O  ensino  que  articula  teoria  e  prática  requer  de  professor  e  estudantes  a  tomada  de  consciência,  a  revisão  de  concepções,  a  definição  de  objetivos,  a  reflexão  sobre  as  ações  desenvolvidas,  o  estudo  e  a  análise  da  realidade  para  a  qual  se  pensam  as   atividades.  Tudo  isso  deve  estar  previsto  no  projeto  político‐pedagógico da escola.

38 Q324651 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

39 Q326416 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A construção do projeto pedagógico da escola

40 Q326493 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Secretaria da Educação CE, UECE

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em