Questões de Concursos Públicos: Proposição Argumento

Encontre aqui questões Proposição Argumento de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Considerando as proposições P1: “Ou é par, ou é ímpar”, P2: “É par se, e somente se, não é ímpar” e C: “Não é ímpar”, julgue os itens 36 e 37 quanto à compreensão das estruturas lógicas e à lógica da argumentação. As proposições P1 e P2 são contraditórias.

Leia o texto a seguir:

“A dedução é uma inferência que vai dos princípios gerais para uma consequência logicamente ne-cessária, enquanto que a indução é uma argumentação em que, a partir de dados singulares suficien-temente enumerados, inferimos uma verdade universal” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filoso-fando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 100-102. Adaptado).

Leia os argumentos abaixo:

I. Sei que está na hora do intervalo porque tocou o sinal.

II. O velho pescador disse que não vai pescar hoje porque as nuvens estão pesadas e escuras, a cor da água está embaçada e isto significa que vai chover.

III. Depois de ter feito várias experiências com fígado de macaco, Claude Bernard concluiu que o fígado tem uma função glicogênica.

IV. Como os testes demonstraram que foram precisos, pelo menos, 2,3 segundos para ma-nobrar a culatra do rifle de Oswald, é óbvio que Oswald não poderia ter disparado três vezes em 5,6 segundos ou menos.

A opção que classifica corretamente os argumentos acima em dedutivos e indutivos é:

João lançou dois dados sobre uma mesa e cobriu rapidamente com uma caixa escura. Entretanto, Maria viu o resultado dos dois dados (números que estão na face superior dos dados) e afirmou que somente uma das proposições abaixo é verdadeira:

I. O número 3 ou o número 4, ou ambos, são resultados do lançamento.

II. O número 3 ou o número 5, ou ambos, são resultados do lançamento.

Com base nessas proposições e na afirmação de Maria, é correto afirmar que

Julgue os itens seguintes, relativos à lógica proposicional e de argumentação. O seguinte argumento constitui um argumento válido: “O Porto de Itaqui está no Sudeste brasileiro, pois o Porto de Itaqui está localizado na Ilha de Marajó e a Ilha de Marajó está localizada em São Paulo.”
Dado que o processo de dedução consiste da passagem de uma proposição geral para uma menos geral, aponte abaixo o argumento dedutivo:
Acerca do princípio da contagem e do cálculo de probabilidades, julgue os itens subsequentes. O anagrama é um jogo de palavras que utiliza a transposição ou o rearranjo de letras de uma palavra ou frase com o intuito de formar outras palavras, com ou sem sentido. Sendo assim, a quantidade de anagramas da palavra biblioteconomia é igual a 15/3.
Considerando que Mário seja assistente de tecnologia da informação de determinado Conselho Regional de Medicina (CRM) e a seguinte proposição a respeito das atividades de Mário no referido órgão: P: “Mário dá suporte às salas de treinamento e executa scripts de atualização do banco de dados.”, julgue os itens a seguir. Simbolizando-se a proposição P por A?B, que se lê “A e B”, então a proposição Q: “Mário dá suporte às salas de treinamento, mas não executa scripts de atualização do banco de dados.” estará corretamente simbolizada por A?(¬B), que se lê “A ou não B”.
Dada a proposição “Se estou sem dinheiro então, se fui para a praia e estou de férias, então não fui para praia”. Fazendo-se a tabela verdade dessa proposição, chegamos à coluna resposta como sendo:

Suponha que sejam verdadeiras as premissas seguintes, mesmo que você não concorde com elas.

- A maior parte dos cientistas não é constituída por pessoas ricas.

- Muitas pessoas que não são ricas se alimentam mal.

- Todas as pessoas que se alimentam bem são saudáveis.

Com base nas premissas dadas, pode-se concluir corretamente que