A Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ela representa o conjunto de regras e normas
que estabelecem para cada comunidade ou grupo específico o que é certo e errado, o que é bom e mau. Baseados em princípios,
valores e sentimentos, formamos dentro de cada um de nós conceitos do que aceitamos e acreditamos como verdade e, a
partir de então, fazemos escolhas que podem nos aproximar ou distanciar dos valores de outras pessoas as quais compõem o
grupo do qual fazemos parte. Esse processo é influenciado pela família, escola, comunidade, igreja, além de outras instituições.
Assim, há uma multiplicidade de “éticas” em virtude da variedade de interesses dos variados grupos.
(Trecho do Artigo – Violência infanto-juvenil e seus aspectos éticos: novos desafios na contemporaneidade – OLIVEIRA FILHO, Pierre Gonçalves de. et al.
Acesso em: junho de 2024.)
MF é educadora social da Prefeitura Municipal e uma das atribuições de seu cargo é mapear regiões para identificação de
casos de violência. Considerando o território de abrangência de suas tarefas, há duas escolas de educação básica que
apresentam recorrentes casos de violação de direitos das crianças e adolescentes. Qual deve ser a abordagem ética, tendo
em vista o uso de manuais de procedimentos para a prática profissional de MF?
a) Em todas as atividades, MF deve abordar a temática da violência, considerando os preceitos éticos nas suas situações.
b) Não são necessários processos de sensibilização do tema para as escolas, pois apenas os professores têm o papel de abordar
tais assuntos com ética.
c) A atividade de MF é coletar dados e, sendo assim, não precisa se preocupar com as questões éticas, pois não lidará
diretamente com pessoas.
d) MF direciona seu relatório para conselheiros tutelares e médicos que realizam exames de comprovação de violência, sem
precisar de abordagem ética para isso.