Questões de Concursos: Psicologia Genética Piaget

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia Genética Piaget de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q882900 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A metodologia construtivista é uma das mais alinhadas às tendências da educação, pois coloca o aluno como protagonista de seu aprendizado. A partir do conceito desta metodologia, avalie as alternativas e marque a opção CORRETA que informa o nome do educador que foi o criador desta metodologia.

12 Q886362 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Autonomia refere-se à capacidade de regência própria, ou autogoverno, liberdade moral ou intelectual. Ao desenvolver-se, a criança formará estruturas que se relacionarão entre si, permitindo o surgimento de características próprias. Na ótica piagetiana, o desenvolvimento da autonomia é o que identifica o(a):

13 Q910601 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Compreendemos por Altas Habilidades de maneira CORRETA:

14 Q911273 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Educação Infantil e Séries Iniciais, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre os aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita da criança, identificados em três grandes períodos distintos entre si, dentro dos quais cabem múltiplas subdivisões. Analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro período caracteriza-se pela distinção entre o modo de representação icônico e não icônico.
II. No segundo período ocorre a construção de formas de diferenciação; a criança busca exercer um controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo. III. O terceiro período é marcado pela fonetização da escrita, que se inicia com um período silábico e culmina em um período alfabético. IV. No primeiro período, a criança alcançará duas distinções básicas que sustentarão asconstruções subsequentes: de um lado, a diferenciação entre as marcas gráficas figurativas e as não figurativas; de outro, a constituição da escrita como um objeto substituto. V. As duas distinções básicas da evolução psicogenética se dão num enorme esforço cognitivo, nesse sentido, devemos atribuir à diferenciação entre desenho e escrita um papel central no processo de apropriação do sistema de escrita pela criança.
Assinale a alternativa CORRETA.

15 Q881075 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Professor, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

O processo de assimilação e acomodação é um processo pelo qual as crianças assimilam novas informações em suas estruturas mentais existentes (assimilação) e modificam suas estruturas mentais para se adaptar a novas informações (acomodação). Esses processos são centrais sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, demonstrando como as crianças organizam e interpretam ativamente seu ambiente. Os processos de assimilação e acomodação são processos centrais na teoria de:

16 Q895373 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

“O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo é o estágio sensóriomotor. Durante este estágio (do nascimento aos 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras”. (Papalia, 2013, p. 176).


No que diz respeito às características desse período, assinale a alternativa CORRETA.

17 Q895374 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A respeito dos desenvolvimentos fundamentais do estágio sensório-motor, assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.