Questões de Concursos: Psicologia Organizacional

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11 Q233767 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Atualmente a participação do psicólogo nas organizações de trabalho tem se intensificado. Neste campo de trabalho, observa-se uma atuação diferenciada. A respeito dessa atuação, assinale a alternativa CORRETA:

12 Q236806 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Com o fenômeno da globalização, um dos grandes desafios do trabalho em equipe é lidar com a diversidade grupal. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. A diversidade pode ser apresentada de várias formas. São fatores de conhecimento: habilidades, valores, idade, sexo, raça, etnia etc.

II. Os grupos diferentes apresentam melhor desempenho em trabalhos que podem ser feitos de forma independente.

III. Os grupos diferentes apresentam pior desempenho em trabalhos que exijam a coordenação com os parceiros de equipe.

IV. Quando há a necessidade de trabalhar em conjunto, a dificuldade da diversidade diminui como também pode haver vantagens significativas na qualidade e na satisfação.

13 Q101693 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de treinamento, seleção e o papel
do psicólogo organizacional e do trabalho.

O inventário de tarefas é uma técnica de análise do trabalho que consiste de um questionário com uma lista de tarefas específicas associadas a uma ou mais escalas de classificação para cada tarefa no que concerne, por exemplo, ao tempo dispensado em cada tarefa, à dificuldade em aprender a tarefa e à importância da tarefa.

14 Q232261 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Segundo a abordagem que discrimina diversas modalidades de liderança, um líder focado apenas nas tarefas, que toma decisões individuais e desconsidera a opinião dos liderados é consideradoumlíder:

15 Q850389 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à psicologia organizacional, assinale a opção correta.

16 Q232298 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

As organizações sem liderança seriam um amontoado de equipamentos e pessoas sem objetivos, do mesmo modo que uma orquestra seria um amontoado de talentos e instrumentos sem regência.
Marque a alternativa CORRETA sobre o tema liderança:

17 Q232076 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, CAERN, FGV

A psicóloga Beatriz, responsável pelo recrutamento e seleção de sua empresa, está preocupada em manter a cultura dessa empresa. Frente a várias demandas de novos cargos, e a pressão por preenchê-los com rapidez, optou por utilizar o recrutamento interno.
Conclui-se que ela considera como vantagem do recrutamento interno

18 Q154818 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 18a Região, FCC

Um problema fundamental na comunicação interpessoal, e talvez principalmente entre pessoas em cargos de autoridade, ou seja, os gerentes, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Entre os mecanismos de defesa mais utilizados pelos receptores podemos destacar a racionalização, que consiste em

19 Q102936 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere os seguintes tópicos de avaliação de desempenho de
profissionais de atendimento ao público.

Imagem 001.jpg

Com base nos itens de avaliação de desempenho de um
profissional de atendimento ao público apresentados no texto
acima, julgue os itens seguintes.

O primeiro tópico apresentado de avaliação de desempenho é um item que serve para avaliar uma habilidade verbal que se manifesta na interação do avaliado com outras pessoas.

20 Q149293 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCC

É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

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