Questões de Concursos: Psicologia da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q154252 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação.

12 Q847786 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Fracasso escolar e problemas de aprendizagem já foram, muitas vezes, caracterizados como sinônimos, mas atualmente são entendidos como conceitos distintos. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta, de acordo com as teorias recentes da psicopedagogia.

13 Q835721 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

O psicólogo educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais, colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem. Referente a algumas atribuições do psicólogo educacional assinale a alternativa INCORRETA:

14 Q836190 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

A Motivação na aprendizagem, tendo como referência o cenário específico da escola e as atividades para as quais o aluno deve estar motivado, pode ser extrínseca e intrínseca. Sobre a motivação intrínseca analise as afirmativas abaixo:
I- É quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. II- A razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. III- A motivação está fora do sujeito que aprende; são as consequências do aprender, e não a própria atividade em si que movem a pessoa em direção à aprendizagem. IV- Esta motivação está associada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:

15 Q847913 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Dumas (2011) em seu livro, traz a citação de um romancista americano Herman Melville: “Quem pode traçar, em um arco-íris, uma linha que marca o fim do tom violeta e o começo do tom laranja? A diferença de cor é muito clara, mas quem pode dizer qual o lugar exato em que um se torna o outro? O mesmo ocorre com a razão e com a loucura. Os casos graves são evidentes. Mas, em certos casos aparentemente menos graves, raros são aqueles que estão preparados para estender uma linha demarcatória, a não ser alguns especialistas mediante pagamento... Em outras palavras, em certas situações, é quase impossível determinar se um ser humanos é são de espírito ou se começa a não ser mais”. Diante da citação, o autor aponta a necessidade de que se considere a construção social nos transtornos psicológicos, e para isso propõe duas abordagens complementares da saúde mental: uma categorial e outra analítica. Frente a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta.

16 Q848758 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:

17 Q836393 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

A respeito as dificuldades de aprendizagem no campo da linguagem falada sobre disfasia receptiva é CORRETO afirmar:

18 Q848260 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia passou por fases distintas, assim como os demais aspectos dessa área de estudo. Kiguel, que também tem contribuído nesse processo de construção do saber psicopedagógico, afirma que o objetivo central da psicopedagogia está em torno do (a/s)

19 Q847630 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em

20 Q847749 | Psicologia, Psicologia da Educação, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A respeito do fracasso escolar, assinale a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.