Questões de Concursos: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q880585 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O ____________ sustenta a perspectiva de que a aquisição de conhecimento constitui um processo ativo, no qual o educando desempenha um papel central na construção do seu próprio entendimento. Nessa abordagem, o educador assume predominantemente a função de facilitador, proporcionando suporte e orientação para otimizar o desenvolvimento autônomo do aprendiz.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto.

12 Q893943 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

A acessibilidade comunicacional é aquela que se dá sem impedimentos, favorecendo as relações interpessoais mediadas por diferentes linguagens (impressa, audiovisual e digital), fazendo uso de recursos como:

14 Q896520 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bueno (2017), a Epistemologia Convergente se destaca por ter uma visão integradora do conhecimento. O autor ressalta ainda a valiosa contribuição de Jorge Visca para o processo de avaliação e intervenção no contexto psicopedagógico. A Epistemologia Convergente tem como lastro epistemológico três teorias:

I- A Psicanálise de Freud, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e a Psicologia Genética de Piaget.
II- A Psicanálise de Anna Freud, a Psicologia Social de Bandura e a Psicologia Genética de Piaget.
III- A Pedagogia de Dewey, a Psicologia Escolar de Patto e a Psicologia Histórico – Social de Vygotsky.
IV- A Pedagogia de Paulo Freire, a Psicologia Pedagógica de Vygotsky e a Neuropsicologia de Charcot.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

15 Q898258 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Abrangendo o crescimento das crianças, as fases do desenvolvimento perpassam desde a primeira infância até os anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas o que são as fases do desenvolvimento?

16 Q897860 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base no conceito de orientação psicopedagógica e na importância da observação e exploração de aptidões para a integração do indivíduo como um ser biopsicossocial, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A orientação psicopedagógica visa apenas a identificação de dificuldades acadêmicas, desconsiderando as aptidões e potencialidades do aluno.
( ) A observação das aptidões do indivíduo é uma estratégia importante para promover uma melhor integração social e emocional.
( ) O enfoque biopsicossocial considera que fatores emocionais, sociais e biológicos influenciam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo.
( ) A orientação psicopedagógica deve envolver apenas o profissional da educação, sem a necessidade de interação com a família e outros profissionais.
( ) A exploração de meios e estratégias que respeitem as singularidades do aluno pode contribuir para seu desenvolvimento integral.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

17 Q891240 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

As convulsões podem ser definidas como crises epiléticas, em que se observa um acometimento do sistema motor, geralmente, desencadeando uma série de contrações musculares violentas, salivação, palidez, lábios azulados e perda da consciência. Como o atendente educacional deve agir diante desse quadro?


Diante das alternativas, todas estão corretas, EXCETO:

18 Q906637 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Ainda sobre o processo de avaliação psicopedagógica, marque a alternativa correta.

19 Q898009 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Henri Wallon propôs uma teoria do desenvolvimento que integra aspectos emocionais, cognitivos e sociais. Assinale a alternativa que descreve como a afetividade influencia o desenvolvimento cognitivo segundo Wallon e suas implicações para a prática educativa:

20 Q896512 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Ao situarmos a história da Psicopedagogia, a ênfase dada ao ato de aprender e os referenciais teóricos utilizados podem estar caracterizando diferentemente a forma de atuação psicopedagógica e sua concepção de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sobre a concepção positivista da atuação psicopedagógica, é CORRETO afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.