Questões de Concursos: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

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21 Q911360 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Qual teoria do desenvolvimento humano destaca a importância das emoções na formação da personalidade e na adaptação ao meio social?

22 Q899342 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

O termo discalculia foi referido, primeiramente, por Kosc em 1974, por meio de um estudo pioneiro sobre um comprometimento cognitivo relacionado às habilidades matemáticas. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre esse transtorno.

I. Quem tem discalculia não calcula, então, a inclusão acontece quando o aluno passa a compreender os conceitos.
II. Ao invés de fazer cálculos, redigir textos ajuda a saber a origem do número, de onde saiu, para onde vai e o resultado.
III. Pode-se trabalhar resumos, mapas conceituais, aprendizagem significativa com a relação do conteúdo com o dia-a-dia.

Está correto o que se afirma em:

23 Q905498 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Quanto ao campo de atuação do especialista em psicopedagogia, Bossa (2023) afirma que não só se restringe ao espaço físico, mas também na:

24 Q901699 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A categoria conceitual cunhada no interior da psicanálise de Freud que é definida como o sentimento inconsciente experimentado pela criança a partir daconstatação da diferença anatômica entre os sexos(Roudinesco; Plon, 1998) é denominada:

25 Q886364 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

A implementação das ações destinadas a crianças e adolescentes devem considerar as especificidades presentes nessa fase do desenvolvimento. Em relação à infância, analisar os itens.
I. A transição da infância para a adolescência é um processo linear e ocorre através de trocas estritamente biológicas. II. Deve ser vista como uma fase de preparação para a vida adulta, um momento de experimentação de diferentes contextos socioculturais. III. O trabalho infantil, a trajetória de rua e o acúmulo de responsabilidades junto à família são processos sociais e culturais que podem apressar ou retardar o ritmo de desenvolvimento da criança.
Está CORRETO o que se afirma:

26 Q900700 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Desde o início do século XXI vem se tornando cada vez mais popular a teoria do psicólogo Howard Gardner, que defende a existência de sete tipos de inteligência que contribuem significativamente para o potencial de aquisição escolar de um indivíduo. Entre elas consta uma que afirma a capacidade incomum protagonizada por pessoas jovens de “controlar o corpo e expressar-se por meio do movimento. [...] Essas crianças precisam mover-se – se forem forçadas a ficar paradas, elas se retorcem, remexem os pés, tamborilam com os dedos e balançam as pernas. Também usam as sensações corporais para processarem informações, aprenderem pela manipulação de objetos, tocando-os e deslizando os dedos por sua superfície. O tempo livre é dedicado a atividades físicas, como skate, natação ou ciclismo. Essas crianças também parecem adorar brinquedos que as lancem ao espaço, em parques de diversões” (SMITH, 2007, p. 102). Esta é a

27 Q900189 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sobre as estratégias de aprendizagem cabe mencionar a importância da concepção de conhecimento e aprendizagem. De acordo com Nunes e Silveira (2015), “apesar desta conceituação geral da aprendizagem, este não é um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno ou na interação sujeito e meio”. No cenário da psicologia da educação, pode-se destacar várias concepções de conhecimento, que são amplamente discutidas, consideradas importantes para esse campo de atuação, sendo denominadas:

28 Q890726 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Agente de Apoio Escolar, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considere a situação a seguir:
“João era conhecido por sua natureza extrovertida e participativa, mas começou a exibir mudanças em seu comportamento. Na escola, ele, que era ativo e engajado, passou a evitar interações com colegas e a mostrar uma falta de interesse pelas atividades de sala de aula. Em casa, seus pais observaram que ele passou a ter dificuldades para dormir e se tornou irritadiço.”
A situação acima descreve um problema de ordem

29 Q896919 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?

30 Q911542 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Do exercício das atividades psicopedagógicas.
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