Questões de Concursos: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q896919 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?

32 Q899009 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Considerando as teorias críticas da Psicologia da Educação e sua aplicação no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir.

I.A psicologia crítica visa desconstruir os processos de categorização e rotulação dos estudantes, os quais muitas vezes reforçam desigualdades e dificultam a inclusão escolar.
II.As práticas pedagógicas embasadas na psicologia humanista focam-se na autorrealização do aluno e rejeitam o conceito de autoridade do professor como mediador da aprendizagem.
III.A perspectiva psicossocial na educação considera o contexto social e histórico dos alunos, reconhecendo que os processos de aprendizagem são influenciados por fatores externos e internos.
IV.Na psicologia educacional crítica, a autoeficácia é entendida como uma construção social, sendo moldada exclusivamente pelas interações com o meio escolar.

Está correto o que se afirma em:

33 Q882928 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor, Prefeitura de Cachoeira Dourada GO, Itame, 2024

Marque a alternativa que aponta corretamente para escola de pensamento acerca do desenvolvimento infantil que “postula que o desenvolvimento de funções psicológicas superiores como a atenção voluntária e a vontade só acontece em sua forma absoluta a partir de mediações socioculturais” (Ferraciolo; Tuleski, 2013, p. 54-55).

34 Q896510 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Segundo Rubinstein, Castanho e Noffs (2004, p.227), “o objeto de estudo da psicopedagogia contemporânea continua sendo a aprendizagem, entretanto passa-se a valorizar a amplitude do fenômeno educacional”. A partir dessa afirmação, é CORRETO afirmar que:

35 Q896511 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bossa (2007), a Psicopedagogia no Brasil possui dois campos de atuação, a Instituição e a Clínica. Nessas duas áreas, “o psicopedagogo, atua intervindo como mediador entre o sujeito e sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender” (Porto, 2006, p. 109). Apesar deste objetivo comum, a prática dentro de cada uma dessas áreas se diferencia consideravelmente. Nesse contexto, a Psicopedagogia enquanto campo do conhecimento científico, pode atuar nas seguintes situações:

I- Estudar a aprendizagem humana de forma interdisciplinar, potencializando e atendendo às necessidades individuais no decorrer do processo.
II- A prática psicopedagógica partiu inicialmente de médico-pedagógico para identificar os problemas de aprendizagem.
III- O trabalho psicopedagógico é de natureza psicométrica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo.
IV- A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de afetividade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

36 Q898341 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Afirma que o ser humano resulta de uma série de combinações, e dentre elas, estão a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida. Para ele, o que mais contribui para a educação não são os estímulos que são feitos no processo de aprendizagem, mas sim, os estímulos que reforçam este processo. Ou seja, a memorização é entendida como essencial nesta teoria da educação”.
Disponível em: https://superautor.com.br/teorias-da-educacao-conheca-eentenda-as-6-principais/
O trecho textual acima se refere a Teoria Pedagógica de?

37 Q886361 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No que se refere à agressividade na infância, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Crianças que exibem níveis altos de agressividade têm menos probabilidade de enfrentar dificuldades na transição para a escola e no envolvimento com o processo de aprendizagem. Têm mais habilidades sociais e emocionais, fazendo com que tenham maior aceitação pelos seus colegas. ( ) Comportamento negativo, baixo envolvimento e rejeição por parte dos adultos e de outras crianças afetam positivamente o comportamento de crianças que apresentam agressividade.

38 Q900188 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Nunes e Silveira (2015) mencionam em um de seus capítulos sobre a concepção de desenvolvimento do livro “Psicologia da aprendizagem”.O autor Henri Wallon (1879-1962) nasceu na França, realizou uma trajetória de estudo em vários campos como: filosofia, medicina, psicologia e educação. Neste último, atuou intensamente participando de debates, movimentos, dando contribuições para as áreas do ensino e da aprendizagem. Integrou, em 1944, uma comissão ligada ao Ministério da Educação francês, que culminou com a elaboração de um projeto de reforma do ensino chamado Plano Langevin-Wallon. Para Wallon (1989), autor mencionado anteriormente, o estudo da criança deve ser realizado analisando-se suas fases de desenvolvimento. Para essa investigação, o autor usou o seguinte método:

39 Q906634 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Para a realização de diagnóstico psicopedagógico é necessário procedimentos específicos, quanto a postura teórica e prática. Acerca do diagnóstico marque a alternativa INCORRETA a respeito dos processos avaliativos e diagnósticos.

40 Q895371 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre o desenvolvimento humano pela perspectiva psicanalítica, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as fases do desenvolvimento psicossexual em que ocorre o narcisismo primário.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.