Questões de Concursos: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q906636 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Diversos autores da Psicologia apontam para a importância dos afetos no âmbito da aprendizagem. Sobre este tema, marque a alternativa correta.

42 Q895376 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A partir do estudo da clínica infantil, e tendo como base os estudos de Winnicott, assinale a alternativa CORRETA.

43 Q906641 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A Psicopedagogia tem como forte aliada a ciência Psicológica. Um dos temas discutidos e estudos pela Psicologia que tem forte influencia sobre a Psicopedagogia é a motivação. Atente para a seguinte descrição acerca desta temática: “enfoque nos estímulos reforçadores ou punitivos do ambiente que determinam o comportamento, considerando os estímulos antecedentes e principalmente os consequentes que determinam se o comportamento será ou não mantido.”

Marque a alternativa que apresenta o nome correto da teoria que dá suporte para a afirmação acima:

44 Q901524 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Três conhecimentos básicos substanciam o processo da psicomotricidade: o movimento, o intelecto e o afeto. A psicomotricidade está relacionada ao desenvolvimento das aquisições afetivas, cognitivas e orgânicas. Marque a alternativa que melhor explica o que se refere a psicomotricidade:

45 Q900038 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Em um diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo utiliza a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) para entender o modelo de aprendizagem de um aluno. Qual é a principal vantagem dessa abordagem?

46 Q899045 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Com relação às Altas Habilidades, analise as afirmativas a seguir e indique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, escolha a alternativa que corresponde à sequência correta:

(__) As crianças com altas habilidades são também definidas como aquelas que demonstram uma habilidade ou potencial avançado em uma ou mais áreas específicas quando comparadas a outras da mesma idade, experiência ou ambiente.
(__) Cada criança com altas habilidades enfrenta uma jornada única, marcada tanto por oportunidades quanto por desafios. Além das dificuldades de socialização e do sentimento de isolamento, um aspecto que merece destaque é o processo interno de autocompreensão e aceitação.
(__) Crianças com altas habilidades demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

47 Q893938 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Recentes pesquisas (Lipkin et al., 2020) confirmam que o neurodesenvolvimento é definido como a interrelação dinâmica entre ambiente, genes e cérebro, pela qual este último se desenvolve ao longo do tempo para estabelecer funções adaptativas sensoriais, motoras, cognitivas, linguísticas, socioemocionais, culturais e comportamentais. Assim, para proporcionar oportunidades de aquisição da linguagem é fundamental o/a:

48 Q893942 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Renato trabalha em uma escola municipal e teve acesso ao conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, que visa à prevenção dos riscos de saúde inerentes às tarefas do seu cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Dada a sua finalidade, pode-se afirmar que essas normas e procedimentos estão diretamente relacionados:

49 Q903675 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

(...) a avaliação torna-se importante no momento da informação prática aos professores sobre a qualidade das aprendizagens que os alunos estão realizando. Ao mesmo tempo, oferece uma boa oportunidade para melhorar tanto o processo de aprendizagem quanto as ações futuras de ensino mediante a reflexão, a autocrítica e a autocorreção a partir da prática escolar. (Méndez, 2002, p. 74.)
Os problemas afetivos e emocionais também estão dispostos quando a nota da prova é baixa, e assim é demonstrado que esse trabalho com enfoque mais lúdico e carinhoso por parte do professor auxilia na resolução do que implica o aluno a aprender. Para detectar os problemas, o professor pode fazer uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo situá-lo sobre qual é o seu aluno. Portanto, refere-se à função, EXCETO:

50 Q898351 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do contexto da psicologia da infância e da adolescência, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta conteúdo INCORRETO.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.