Questões de Concursos Públicos: Psicoterapias

Encontre aqui questões Psicoterapias de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A psicoterapia breve é considerada uma forma de intervenção terapêutica frequentemente utilizada em instituições de saúde. Em sua obra clássica, intitulada ‘Psicoterapia Breve Integrada’, Vera Lemgruber (1997) utiliza de um tripé conceitual para indicar essa técnica de trabalho, que se baseia em:

A comunicação é um dos elementos fundamentais para as teorias e as técnicas psicoterápicas, razão pela qual o clínico deve ser capacitado para identificar as dificuldades na linguagem que interferem na relação com o paciente. Acerca dessa problemática, assinale a alternativa correta.

O acompanhamento psicológico por meio de psicoterapia de grupo é um recurso amplamente utilizado nos diferentes contextos de atuação do psicólogo em serviços públicos. A mudança terapêutica, que pode ocorrer a partir dos grupos, acontece por uma interação de experiências humanas, que Irving Yalom (2006) denomina "fatores terapêuticos". Sobre os fatores terapêuticos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A instilação de esperança é um fator terapêutico que só pode ser trabalhado individualmente, antes do grupo iniciar. II- A coesão é um fator terapêutico considerado uma precondição para que outros fatores terapêuticos funcionem no grupo. III- Na aprendizagem interpessoal, os membros do grupo, por meio do feedback dos outros, ficam impossibilitados de se conscientizarem de aspectos do seu comportamento interpessoal. IV- Quanto mais real e menos emocional uma experiência no grupo for, mais potente será o seu impacto, entretanto, quanto mais distante e intelectualizada a experiência, mais efetiva a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
As várias teorias e técnicas psicoterápicas são norteadas por diferentes referenciais, que podemos chamar de abordagens terapêuticas. Não se pode apontar uma ou outra linha de atendimento como a mais efetiva, já que todas são guiadas pelo mesmo propósito o de ajudar o paciente na compreensão e resolução de seus conflitos. O que muda de um processo para o outro é apenas o caminho percorrido. A abordagem utilizada determina a condução do atendimento psicológico. É essa base que indica como o terapeuta vai olhar para o seu paciente e trabalhar o problema apresentado. Importante também considerar os objetivos do indivíduo, ou seja, o que ele quer tratar, quais mudanças está disposto a realizar e em quanto tempo espera ver resultados. Assim é CORRETO afirmar que:

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde

No processo da reforma psiquiátrica, a desospitalização, o movimento de crítica e reforma na psiquiatria, configuraram nova realidade na qual um número cada vez maior de pessoas passou ser assistida em serviços extra-hospitalares. As famílias passaram a ser estimuladas e pressionadas a assumir a responsabilidade pelo cuidado de seus membros doentes, o que gerou a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos mais complexos e eficazes para enfrentar as necessidades da presença dos pacientes psiquiátricos no espaço social. Considerando as abordagens terapêuticas direcionadas ao trabalho com famílias, relacione as colunas abaixo:

I- Em linhas gerais essas intervenções privilegiam a resolução de conflitos interpessoais a partir da elucidação das motivações inconscientes dos membros da família.
II- Metodologia de cuidado na qual todos os integrantes de um determinado grupo familiar podem explorar suas dificuldades em um ambiente acolhedor e protegido. A ação terapêutica é centrada no grupo e cada membro é um agente terapêutico potencial para os demais. Os terapeutas passam a compartilhar com todo o grupo a responsabilidade pela superação dos conflitos.
III- Valoriza-se, nesta abordagem, a narrativa da história de vida dos sujeitos, em sua pluralidade e em sua potencialidade, para gerar múltiplas narrativas e contextos de interpretação, sem privilegiar a ilusão de uma narrativa principal. O trabalho terapêutico de elaboração das histórias passa a ser visto como um espaço para a construção de novos sentidos para a desconstrução de outros.

(_)Psicodrama (_)Terapias Familiares sistêmicas (_)Terapias Familiares de Abordagem Psicanalítica

Assinale a alternativa com a ordem CORRETA, de cima para baixo:
Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto às técnicas cognitivas e
comportamentais.

Relaxamento é uma técnica que pode ajudar a reduzir a ansiedade ou conduzir a possíveis pensamentos ansiosos que podem ser avaliados.

O grupo pode servir como ferramenta de intervenção em saúde, quando utilizado como espaço para expressão de pensamentos, sentimentos, trocas de experiências, educação em saúde, convivência e socialização. Em relação aos fatores terapêuticos em um grupo, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Coesão, instilação de esperança, desenvolvimento de técnicas de socialização e catarse são fatores terapêuticos grupais. II- O fator autorrevelação diz respeito à exposição de informações pessoais ao grupo, porém sem a liberação de sentimentos, como ocorre na catarse. III- Na categoria do compartilhamento de informações, incluem-se a instrução didática e o aconselhamento, ou orientação direta, do terapeuta e outros membros do grupo. IV- A recapitulação corretiva do grupo familiar primário é um fator terapêutico forte em grupos homogêneos, que se concentram em problemas compartilhados, de forma a reviver conflitos familiares precoces modelados pelo terapeuta.
Está correto o que se afirma em:
Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto às técnicas cognitivas e
comportamentais.

Em um experimento comportamental, o terapeuta entrega ao paciente uma lista com várias opções a escolher, por exemplo, as perdas e ganhos de se optar por determinado emprego, e solicita ao paciente que relacione vantagens e desvantagens de cada opção.

?As coisas continuaram tranqüilas para todos.? Esta é uma afirmação maravilhosamente esclarecedora. Ela se tornou uma pessoa muito satisfatória para aqueles a quem tentava agrada*. Este conceito falso de si mesma que eles construíram sem perceber é exatamente o que querem. É pouco provável que o comportamento de seus pais tenha sido proposital, mas, de qualquer forma, eles impediram o desenvolvimento de um self real ou congruente. Então, por causa da falta de confiança advinda de sua experiência com seus pais, ela permite a si mesma ser moldada por uma outra pessoa. ? Deixei-me para trás e tentei ser a pessoa que meu namorado queria.? Mais uma vez, negou à sua consciência (não conscientemente) o experienciar de seu próprio organismo e está apenas tentando ser o self desejado por seu namorado. É o mesmo processo mais uma vez. O fato de chegar a pedir ao namorado que descubra o que está sentindo e aceitar sua resposta indica em que medida sacrificou sua experiência organísmica (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante de qual processo psicoterápico: