Questões de Concursos: Questões Sociais

Prepare-se para a prova com questões de Questões Sociais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q874715 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Em 2023, os casos de dengue no estado do Rio Grande do Sul, assim como em outros estados brasileiros, são alarmantes, e epidemias já foram declaradas em algumas cidades. Sobre essa doença, incluindo seus sintomas e tratamentos, assinale a alternativa INCORRETA.

62 Q872730 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Ajudante de Obras e Serviços, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta Pisa

O Brasil teve o desempenho no Pisa, principal exame internacional em educação, bem menos afetado pela pandemia do que o resto do mundo. No entanto, o país continua com resultados bem abaixo da média dos outros países na prova. O Pisa, que avalia o desempenho de estudantes de 15 e 16 anos, é realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 81 países, entre membros e parceiros da organização. A avaliação mais recente deveria ter sido feita em 2021, mas foi adiada um ano (para 2022) por causa da pandemia de covid-19.

(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/. Acesso em: 09/12/2023. Adaptado.)

Os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem (Inep). O Pisa avalia três áreas do conhecimento em todas as suas edições; assinale-as.

63 Q869513 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Nível Fundamental Completo, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Mudanças na CNH: nova lei pode aliviar para quem teve habilitação suspensa

Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/colunas/doutormultas/2023/08/23/pontuacao-na-cnh-e-suspensao---projeto-podebeneficiar-motoristas.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.


A CNH é o documento

64 Q863978 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Instituto Consulplan, 2024

A campanha “Remédio: não usou, descartou”, iniciada em 7 de abril deste ano, visa conscientizar a população sobre a importância de descartar medicamentos de maneira adequada. Promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil e Ciência na Saúde, a iniciativa conta com a liderança de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e o apoio de embaixadores como Xuxa e Drauzio Varella. Juan Carlos Becerra, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística Reversa, Resíduos e Gestão Ambiental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), alerta que o descarte inadequado de medicamentos contamina solo e água, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, medicamentos descartados de forma errada podem retornar ao consumo, especialmente entre populações vulneráveis, sem prescrição e, muitas vezes, vencidos.
(Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia. Acesso em: junho de 2024.)
Considerando as maneiras adequadas de descartar medicamentos, assinale a única alternativa correta, com base nos casos práticos a seguir: 

65 Q867888 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Operador de Máquinas Pesadas Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Instituto Consulplan, 2024

Butantan desenvolve teste pioneiro capaz de detectar leptospirose em estágio inicial
Doença pode levar a quadros graves, como o recente do caminhoneiro que, após consumir uma manga contaminada, teve paralisia em um dos rins e foi hospitalizado por 20 dias.

Cientistas do Instituto Butantan, em São Paulo, desenvolveram uma forma inédita de diagnosticar a leptospirose ainda em estágio inicial que se mostrou superior ao teste padrão. Nos estudos, ainda preliminares, a novidade conseguiu identificar a doença em mais de 70% dos pacientes nos primeiros dias de sintomas. O micro-organismo penetra no indivíduo por meio de lesões na pele e provoca os sintomas, que podem surgir de 1 a 30 dias após a infecção. A bactéria causa um quadro febril agudo e grave, com uma letalidade que pode variar de 10% a até 70% dos casos graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leptospirose é considerada subnotificada e negligenciada. A estimativa é de ocorram 500 mil novos casos a cada ano.

(Disponível em: https: oglobo. Acesso em: 13/01/2024. Adaptado.)

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, que apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves, segundo dados do Ministério da Saúde. Para evitar a disseminação da doença cuidados devem ser tomados, como o controle da proliferação dos vetores transmissores. É considerado o vetor causador da leptospirose:

66 Q868423 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Limpeza e Conservação, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

O transporte de mercadorias e indivíduos evoluiu muito ao longo da história. Antigamente, o tempo que se levaria para ir de uma ponta à outra do planeta era muito maior. Com base nisso, assinalar a alternativa que apresenta o meio de transporte mais veloz.

67 Q869664 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Siderópolis SC, PS Concursos, 2024

Crianças desnutridas com os ossos à mostra. Explosão de casos de malária e virose. Centenas de mortes. Rios poluídos tomados pela lama. O garimpo ilegal, que nunca saiu totalmente, de volta com força no interior da Floresta Amazônica. Esse é o retrato da Terra Indígena Yanomami em janeiro de 2024, um ano após o atual governo decretar emergência de saúde pública na região.

Com relação a este assunto e matéria publicada no portal g1, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

( ) Demarcada há mais de 30 anos, a Terra Yanomami tem quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima e o Amazonas, na fronteira com a Venezuela.
( ) Segundo estimativas, o território abriga ao menos 31 mil indígenas, que vivem em mais de 370 comunidades.
( ) Pneumonia, malária e desnutrição são as doenças mais comuns na região - e responsáveis por grande parte das mortes.
( ) O quadro de saúde preocupante dos indígenas é resultado direto da degradação do meio ambiente causada pelo garimpo ilegal de ouro e cassiterita, que avançou nos últimos anos em razão do enfraquecimento de fiscalizações ambientais.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

69 Q879939 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Motorista, Prefeitura de Castro PR, OBJETIVA, 2024

A violência doméstica é um problema complexo e multifacetado, e não é apropriado atribuir a responsabilidade por ela a um único grupo ou entidade. Porém, em termos quantitativos, no Brasil, as estatísticas de violência doméstica mostram que as vítimas e os agressores desse tipo de violência são mais frequentemente:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.