Questões de Concursos: Raciocínio Lógico

Prepare-se para a prova com questões de Raciocínio Lógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q57930 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Lógico, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Leia a frase a seguir:

• Qualquer pessoa sabe andar de bicicleta.

A afirmação que corresponde à negação lógica dessa frase é:

2 Q57933 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Lógico, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Paulo, Lucas, Sandro, Rogério e Vitor são suspeitos de terem furtado a bicicleta de uma pessoa. Na delegacia:

• Vitor afirmou que não tinha sido nem ele nem Rogério;
• Sandro jurou que o ladrão era Rogério ou Lucas;
• Rogério disse que tinha sido Paulo;
• Lucas disse ter sido Paulo ou Vitor;
• Paulo termina dizendo que Sandro é um mentiroso.

Sabe-se que um e apenas um deles mentiu. Sendo assim, a pessoa que furtou a bicicleta foi

3 Q166288 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Os funcionários de uma repartição foram distribuídos em sete grupos de trabalhos, de modo que cada funcionário participa de exatamente dois grupos, e cada dois grupos têm exatamente um funcionário em comum.


Nessa situação, o número de funcionários da repartição é igual a

4 Q57931 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Lógico, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Uma afirmação que corresponde à negação lógica da afirmação “Vou para Colômbia e participarei de um congresso” é:

5 Q57929 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Lógico, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Alberto, Clara e Eduardo são irmãos, e suas idades são 10, 12 e 15 anos, não necessariamente nessa ordem. Cada um deles pratica um desses esportes: futebol, basquetebol e voleibol, também não necessariamente nessa ordem. Alberto não pratica voleibol, Eduardo é 5 anos mais novo que Clara, e quem pratica basquetebol é o mais velho entre os três irmãos.

A partir dessas afirmações, é correto concluir que

6 Q57932 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Lógico, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Considere a afirmação: “Mateus não ganha na loteria ou ele compra aquele carrão”. Uma afirmação equivalente a essa afirmação é:

7 Q166075 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC

Na festa de final de ano da empresa, cinco funcionários formaram um trenzinho que deslizou dançando pelo salão. Eram dois homens - Adalberto e Ovídio, e três mulheres - Alice, Elvira e Marília. Marília não era quem puxava o trenzinho, e ela estava segurando na cintura de um homem. Alice segurava na cintura de uma mulher, e Ovídio era seguido logo atrás por Adalberto, que não era o quarto da fila. Se Elvira não estava em alguma posição atrás de Marília, a ordem correta das pessoas no trem, a partir de quem o puxava, é

9 Q168333 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auxiliar da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Habitualmente, Filinto pega sua bicicleta e uma roda sobressalente e percorre 45 km de uma estrada, para ir de sua casa a um clube de campo. Se ao longo de todo o percurso dessa estrada ele alterna o uso das rodas, para que cada uma delas rode a mesma distância que as outras, quantos quilômetros de estrada percorre cada roda?

10 Q857428 | Matemática, Raciocínio Lógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Gravatá PE, ADMeTEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação em matemática no ambiente escolar deve acontecer de forma descontínua e assistemática, priorizando a interpretação quantitativa do conhecimento construído pelo aluno. Os alunos devem ser prioritariamente submetidos a testes inespecíficos e pouco relacionados com problemas do mundo real, de modo a obterem apenas um conhecimento teórico e abstrato sobre a matemática. II. O professor de matemática deve se eximir de sua responsabilidade do ato de avaliar as aprendizagens de seus estudantes. Os demais profissionais do ambiente escolar devem também, em conjunto com os professores e os estudantes, tolher as iniciativas relacionadas às avaliações a serem realizadas acerca dos demais processos no interior da escola. III. A avaliação educacional no ensino de matemática é uma atividade que envolve legitimidade técnica, devendo distanciar-se de qualquer aspecto político na sua realização. Ou seja, o professor de matemática deve realizar a tarefa avaliativa com a legitimidade técnica que sua formação profissional lhe confere. Entretanto, esse professor deve renunciar aos princípios e critérios refletidos coletivamente no âmbito da instituição, ainda que referenciados no projeto político-pedagógico, na proposta curricular ou em suas convicções acerca do papel social que desempenha a educação escolar.

Marque a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.