Questões de Concursos: Reações Adversas

Prepare-se para a prova com questões de Reações Adversas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q480392 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Uma reação adversa a medicamento (RAM) é classificada como definida quando, além de outros critérios preenchidos, apresenta

22 Q479143 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Sobre os fármacos Hipnoanalgésicos, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. São contra-indicados para pacientes que se encontram em lactação.

II. Mesmo em doses terapêuticas podem causar constipação, vômitos e náuseas.

III. A suspensão abrupta da administração desses fármacos a pacientes sujeitos a tratamento prolongado pode causar síndrome de abstinência característica.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

24 Q479649 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Em relação às reações adversas aos antineoplásicos e às orientações que devem ser dadas aos pacientes acerca desses efeitos adversos, julgue os itens subsecutivos. São corretas as seguintes orientações do farmacêutico ao paciente que apresentar náuseas e vômitos após a administração de quimioterápico: comer antes de sentir fome e devagar, pequenas e frequentes refeições, de duas em duas horas, porque a fome pode aumentar o enjoo; evitar alimentos picantes, gordurosos e doces; evitar alimentos e bebidas quentes; evitar beber líquidos durante as refeições; ficar longe da cozinha durante o preparo de alimentos; comer em ambiente ventilado e agradável.

25 Q478738 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de reação adversa medicamentosa, efeito adverso e fisiologia.

Classificam-se como agudos os efeitos adversos decorrentes de tratamento medicamentoso prolongado, durante o qual são ministradas diversas doses de medicamento, como os decorrentes do tratamento da síndrome de Cushing iatrogênica com prednisolona.

26 Q475287 | Farmácia, Reações Adversas

Analise a seguinte situação: Um paciente chega a um serviço de emergência de um hospital devido a uma forte febre que persistia há três dias, apresentando pouca melhora com o uso de dipirona via oral. O médico procede à consulta e solicita um RX de tórax. Após a avaliação do RX, o médico diagnosticou Pneumonia e, ao fazer a anamnese do paciente, perguntou se ele já tinha tomado penicilina e se ele era alérgico a este medicamento. O paciente responde não para as duas perguntas. Devido ao quadro clínico, o médico decide internar o paciente e procede a prescrição de penicilina 5 milhões de unidades a cada 6 horas.Após cinco dias de tratamento, o paciente apresenta uma reação alérgica com edema de glote e pruridos. Com base nas informações, classifique essa reação adversa a medicamentos

27 Q478947 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE

Em relação às reações adversas aos antineoplásicos e às orientações que devem ser dadas aos pacientes acerca desses efeitos adversos, julgue os itens subsecutivos. O principal efeito adverso do metotrexato é a anafilaxia: o paciente deve usar a mesna, simultaneamente ou antes do metotrexato.

28 Q479926 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Assinale a alternativa correta levando em consideração os conhecimentos sobre farmacovigilância:

29 Q479312 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Os exames laboratoriais são úteis tanto para o diagnóstico quanto para a prevenção de doenças, além de serem utilizados para o monitoramento de tratamento farmacológico de pacientes. É uma ferramenta auxiliar de diagnóstico muito utilizada nos ambientes hospitalar e ambulatorial.

Considerando os conhecimentos relativos a exames laboratoriais, julgue os itens a seguir.

Um paciente em uso de varfarina para prevenção de trombose venosa profunda teve resultado do RNI de 3,5. Neste caso, a conduta correta será aumentar a dose do medicamento.

30 Q480427 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Um lactente de 14 meses apresentou otite e febre com evolução desfavorável, vômitos, convulsões e hipotensão sob uso de amoxicilina clavulanato. Foi internado no oitavo dia com diagnóstico de sepse na UTI pediátrica. Foram utilizados para controle das convulsões: fenobarbital, midazolan e fenilhidantoína, devido à refratariedade ao tratamento, e ciprofloxaxina e amicacina para o quadro séptico. Houve melhora das condições gerais. A criança estava em recuperação, na enfermaria, sob medicação, quando apresentou lesões maculopapulares pruriginosas difusas, que evoluíram para lesões vesicobolhosas exulceradas, com queda do estado geral. A clínica e a biópsia de pele foram compatíveis com o diagnóstico de necrólise epidérmica tóxica. Os fármacos foram suspensos e a criança retornou para a UTI pediátrica onde recebeu prednisolona por 48 horas e suporte com reposição volêmica. Houve recuperação após semanas, restando apenas manchas hipocrômicas residuais. Segundo a classificação causal das reações adversas a medicamentos (RAM), a necrólise epidérmica tóxica deveria ser classificada como:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.