Questões de Concursos: Reações Adversas

Prepare-se para a prova com questões de Reações Adversas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q475268 | Farmácia, Reações Adversas, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de aumentar a segurança transfusional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou um sistema de avaliação dos incidentes relacionados com o uso de hemocomponentes, baseado em uma rede sentinela, inicialmente composta por 100 hospitais, cuja proposta é alcançar todos os serviços de hemoterapia do país. Acerca do serviço de hemovigilância nacional, julgue os itens a seguir.

Reação hemolítica aguda é um incidente transfusional tardio que pode ocorrer por incompatibilidade sanguínea.

42 Q480224 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da farmacocinética em casos especiais, como os de hepatopatas, nefropatas, crianças e idosos.

Os analgésicos opioides devem ser utilizados com precaução em pacientes com cirrose devido, principalmente, à retenção de potássio.

43 Q477047 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Define-se farmacovigilância como as atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou qualquer outro problema relacionado com medicamentos na pós-comercialização. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

A inefetividade terapêutica é a falha inesperada de um medicamento em produzir o efeito planejado determinado por investigação científica prévia.

44 Q480228 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

Em Uppsala (Suécia), há um centro de monitorização de medicamentos, que congrega países do mundo inteiro, cujos objetivos principais são: identificar precocemente uma nova reação adversa, aumentar o conhecimento de uma reação adversa pouco descrita, identificar prováveis mecanismos que tenham uma possível relação de causalidade com os medicamentos comercializados e disseminar essas informações para os países conveniados.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Eventos adversos são definidos como danos leves ou graves causados pelo uso de um medicamento e são classificados como evitáveis e inevitáveis.

II. Reação adversa é qualquer efeito prejudicial ou indesejável que se apresenta após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma doença, ou com objetivo de modificar uma função biológica.

III. Erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado de um medicamento, independentemente de lesar ou não o paciente e de o medicamento se encontrar sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do consumidor.

Está(ão) CORRETA(S):

45 Q476248 | Farmácia, Reações Adversas, Analista de Gestão Corporativa, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de aumentar a segurança transfusional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou um sistema de avaliação dos incidentes relacionados com o uso de hemocomponentes, baseado em uma rede sentinela, inicialmente composta por 100 hospitais, cuja proposta é alcançar todos os serviços de hemoterapia do país. Acerca do serviço de hemovigilância nacional, julgue os itens a seguir.

As ações de hemovigilânica se justificam uma vez que o sangue, pela sua característica de produto biológico, mesmo quando corretamente preparado e indicado, carrega intrinsecamente vários riscos, sendo impossível reduzir a zero a possibilidade de ocorrência de reações adversas após uma transfusão.

46 Q476950 | Farmácia, Reações Adversas, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue os itens a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

A caquexia é um dos efeitos adversos do tratamento oncológico, podendo trazer consequências graves e interferir na terapia. O monitoramento desse efeito adverso faz parte de atividades realizadas dentro da assistência farmacêutica.

47 Q476044 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos fármacos atuantes no sistema cardiovascular, julgue os itens seguintes.

A monitorização adequada do uso de digoxina, indicada no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, previne a intoxicação digitálica, reação adversa comum desse fármaco.

48 Q480340 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Ao receber uma notificação de suspeita de reação pirogênica ou infecciosa associada à infusão de soluções parenterais, o farmacêutico deve avaliar o quadro apresentado pelo paciente, notificar o serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH), acompanhar a evolução clínica do paciente envolvido e elaborar relatório de reação pirogênica ou infecciosa juntamente com o SCIH. Para ser caracterizado como uma reação tipo pirogênica, o paciente deve apresentar os seguintes sintomas, EXCETO:

49 Q475587 | Farmácia, Reações Adversas, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

As reações adversas a medicamentos (RAM) e as interações medicamentosas são problemas importantes na prática do profissional da área de saúde. Elas são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, em alguns casos, podem ser fatais. Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento prévio das possíveis RAM e interações a fim de serem minimizados os riscos. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Pacientes hospitalizados estão particularmente sujeitos a interações medicamentosas, uma vez que recebem, em sua maioria, grande quantidade e variedade de medicamentos no curso de uma internação.

50 Q475902 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Define-se farmacovigilância como as atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou qualquer outro problema relacionado com medicamentos na pós-comercialização. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

Constituem o grande interesse da farmacovigilância as reações graves, ou seja, aquelas que representam risco de óbito ou que resultaram em óbito, internação ou prolongamento da hospitalização, incapacidade permanente ou significativa, anormalidade congênita e(ou) efeito clinicamente significante. As reações não descritas ou pouco conhecidas, ao contrário, têm pequena relevância estatística para a farmacovigilância.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.