Questões de Concursos: Reações Adversas

Prepare-se para a prova com questões de Reações Adversas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q476855 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico para a Rede, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Os casos de dengue no estado da Bahia tiveram um aumento de 199% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado. Até o momento, 94% dos municípios notificaram a doença por meio do sistema de informação da vigilância epidemiológica. Julgue os itens a seguir, a respeito da vigilância epidemiológica, que é parte de uma importante política do Ministério da Saúde brasileiro.

Os agravos relacionados a medicamentos, principalmente as reações adversas, devem ser notificados à vigilância epidemiológica diretamente pelas unidades de saúde.

62 Q477951 | Farmácia, Reações Adversas

Paciente com obesidade mórbida necessita fazer uma cirurgia bariátrica, porém precisa perder, no mínimo, 30 kg em um período de 2 meses. Começou um tratamento com anfepramona 25mg (Dualid) e, após 1 mês de tratamento, houve redução de peso de apenas 10 kg, o medicamento não correspondia mais ao efeito desejado. Em nova visita ao médico, este aumentou a dose do medicamento para 75 mg, voltando o medicamento a fazer efeito. O paciente havia desenvolvido taquifilaxia. Sobre o fenômeno de taquifilaxia podemos afirmar que

63 Q477334 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

O uso indiscriminado de medicamentos pode gerar aumento da morbidade e(ou) mortalidade dos pacientes, surgimento de eventos adversos e aumento da resistência microbiana aos medicamentos disponíveis no mercado. Visando garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade do medicamento, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Medicamentos (PNM). Considerando as medidas que contribuem para o uso racional de medicamentos, cuja implementação nos serviços de saúde é uma das diretrizes da PNM, julgue os itens a seguir. Todo prescritor deve consultar o formulário terapêutico da unidade de saúde em que está atuando. Caso este não tenha sido elaborado, pode recorrer ao formulário terapêutico nacional, que foi embasado na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

64 Q477094 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A preocupação dos órgãos gestores de saúde com as consequências da utilização inadequada de medicamentos levou a Organização Mundial de Saúde a iniciar, em 1968, o programa de vigilância internacional de medicamentos. No entanto, vários fatores são responsáveis pelas reações adversas aos medicamentos (RAMs). Quanto às RAMs, julgue os itens que se seguem. Um indivíduo adulto apresenta a mesma predisposição ao desenvolvimento da RAM que um indivíduo idoso, desde que ambos sejam do mesmo sexo.

65 Q480081 | Farmácia, Reações Adversas, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O crescente aumento no consumo de medicamentos psicotrópicos tem influenciado o estabelecimento de farmacodependência, que pode manifestar-se tanto sob o uso de drogas prescritas, quanto no uso de drogas não prescritas. Acerca dessa condição clínica, julgue os seguintes itens. Drogas estimulantes do sistema nervoso central têm potencial para causar dependência porque ativam a via de recompensa e causam aumento da liberação de dopamina nesta região encefálica.

66 Q477472 | Farmácia, Reações Adversas, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

O farmacêutico vem ampliando a sua área de atuação no atendimento do paciente oncológico, por meio de várias portarias e resoluções do Ministério da Saúde que regulamentam sua participação nesse campo. Em oncologia, o farmacêutico é o principal componente para a qualidade da farmacoterapia, devido à sua participação nas várias etapas da terapia antineoplásica. Julgue os itens a seguir, acerca das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos na terapia oncológica.

Náuseas e vômitos são efeitos adversos desagradáveis na terapia com medicamentos oncológicos e que não podem ser evitados, e o farmacêutico não deve sugerir à equipe médica o uso de antieméticos para auxiliar o paciente.

67 Q479454 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

A prometazina é um fármaco muito utilizado por pacientes no Sistema Único de Saúde – SUS. Sobre esse fármaco, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. É absolvido rapidamente pelo trato gastrintestinal.

II. É contra-indicado no tratamento de pacientes com disfunção hepática e/ ou renal.

III. Apresenta, como um dos seus efeitos adversos, a sonolência.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

69 Q477896 | Farmácia, Reações Adversas, Farmácia, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca de antimicrobianos, julgue os seguintes itens.

Aminoglicosídeos são reconhecidamente ototóxicos e nefrotóxicos. Esses efeitos adversos tendem a acontecer com maior freqüência quando o tratamento é mantido por mais de 5 dias, quando são administradas doses com baixo índice terapêutico e em pacientes com insuficiência renal.

70 Q479520 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os principais efeitos indesejáveis dos anestésicos locais são que estes afetam o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular, sendo as principais causas de risco o uso dos anestésicos clinicamente. Os efeitos cardiovasculares dos anestésicos locais decorrem, principalmente:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.