Questões de Concursos: Reações Adversas

Prepare-se para a prova com questões de Reações Adversas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

72 Q476924 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE

A hipertensão provoca alterações patológicas nos vasos sanguíneos e hipertrofia do ventrículo esquerdo e, consequentemente, é a principal causadora de AVC, doenças coronarianas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal, entre outras enfermidades no sistema cardiovascular. A respeito dos fármacos usados no tratamento de doenças cardiovasculares e renais, julgue os itens que se seguem.

Altas doses de furosemida podem induzir ototoxicidade.

73 Q475928 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a prevalência de diabetes melito do tipo 2 tem-se elevado significativamente, em parte como consequência do aumento do sobrepeso da obesidade associados às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle dos níveis de glicose nos indivíduos acometidos por essa patologia. Uma reação adversa do tratamento de diabetes melito é a ocorrência de hipoglicemia, observada tanto em pacientes que utilizam a insulina como em pacientes que utilizam a metformina.

74 Q479598 | Farmácia, Reações Adversas, Médico Multiprofissional em Atenção Cardiopulmonar, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de reação adversa medicamentosa, efeito adverso e fisiologia.

Alguns fármacos podem causar reações do tipo B, bizarras, como nefropatia, podendo a utilização de anti-inflamatórios não esteroidais por pacientes nefropatas provocar nefrite intersticial aguda e a de anfotericina convencional (desoxicolato), necrose tubular aguda.

75 Q478261 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, FEAES PR, PUC PR

O primeiro passo para a criação de um sistema efetivo de notificações de efeitos adversos foi dado em 2001, com a criação pela Anvisa do programa Hospitais Sentinela. Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferentes critérios. A classificação de RAM, mais aceita atualmente, foi proposta por Rawlins e Thompson, as agrupa em reações do tipo A e reações do tipo B. Considerando essa classificação, correlacione as colunas:

I. Reação tipo A

II. Reação tipo B

( ) Hemorragia por anticoagulante.

( ) Relacionada com a dose.

( ) Efeito extrapiramidal por neuroléptico.

( ) Anafilaxia por penicilina.

( ) Cefaleia com uso de vasodilatodor.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

78 Q478063 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Define-se farmacovigilância como as atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou qualquer outro problema relacionado com medicamentos na pós-comercialização. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

A notificação de seguimento é necessária para melhor elucidar a relação de causalidade entre o efeito descrito e o medicamento suspeito.

80 Q476370 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Define-se farmacovigilância como as atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de eventos adversos ou qualquer outro problema relacionado com medicamentos na pós-comercialização. A esse respeito, julgue os seguintes itens.

A reação adversa é uma reação nociva e não intencional a um medicamento e ocorre normalmente pelo uso de doses maiores que as definidas para uso em humano.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.