Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de Recursos e serviços de informação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q605696 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CONAB, FJPF

Como sistema de classificação, a Classificação Decimal Universal (CDU) originou-se da:

12 Q607199 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

De acordo com as Diretrizes DRIVER 2.0, o quadro atual dos repositórios não permite ainda que a recuperação de um documento seja rápida e direta, utilizando apenas alguns clicks. As diretrizes abordam cinco questões: coleções, metadados, implementação do protocolo OAI-PHM, práticas recomendadas para vocabulários e:

13 Q605953 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Existem seis fases do processo de referência das unidades de informação. Destas, o usuário é envolvido diretamente em quatro. As outras duas, executadas somente pelo bibliotecário de referência, são:

14 Q603393 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TJPA PA, CESPE CEBRASPE

As atividades do setor de referência ou informação representam uma ampla gama de ações. Os serviços de alerta compreendem

15 Q604928 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca do processo de seleção e aquisição de coleções e do marketing em sistemas de informação.

Os conceitos básicos da aplicação do marketing em qualquer tipo de biblioteca são: a satisfação do cliente; o conceito de troca, em lugar da venda; a responsabilidade da organização e o compromisso com o consumidor, julgando-o inteligente.

16 Q604316 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir que abordam as atividades de planejamento, de marketing e o serviço de referência em bibliotecas.

O planejamento é constituído por um conjunto de fases que se sucedem e interagem sistematicamente e, aplicado em uma unidade de informação, se faz presente no processo de formação, desenvolvimento e organização de coleções.

17 Q603855 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

A função principal do "Serviço de Alerta" é:

18 Q604673 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Legislativo, CD, FCC

A função primordial de um centro de documentação, de um centro de informação ou de uma biblioteca especializada está direcionada para as atividades

19 Q603137 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista, IRB, ESAF

Julgue os itens a seguir sobre causas da degradação do papel e assinale a opção correta.

I. A causa interna mais grave de degradação do papel é a tinta nele existente.

II. As tintas que causam maiores estragos são aquelas que têm como componente básico um corante à base de metal e um composto ácido que atua como agente de oxidação.

III. A acidez pode também, às vezes, ser o motivo de deterioração do papel, quando os seus elementos reagem quimicamente liberando o ácido sulfúrico.

IV. As reações ácidas provocam a ruptura das cadeias moleculares da celulose, causando uma grande diminuição da resistência mecânica do papel.

V. Os agentes físicos e biológicos são fatores intrínsecos de degradação do papel, que ocorrem a partir do manuseio, da guarda e da fragilidade dos documentos a agentes nocivos.

20 Q603650 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o serviço de referência de uma biblioteca é a porta de entrada para o acesso aos seus recursos informacionais, além de se consubstanciar como o cartão de visita da unidade, julgue os itens que se seguem.

Uma das grandes contribuições do serviço de referência é possibilitar assistência informacional de maneira individualizada.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.