Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

Prepare-se para a prova com questões de Recursos e serviços de informação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q604489 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação à padronização de uma publicação seriada hipotética intitulada Boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de acordo com as normas técnicas da área de documentação.

As referências bibliográficas dos documentos citados nos artigos devem ser ordenadas de acordo com o sistema de chamada utilizado no texto, que é numérico ou autor-data.

32 Q601370 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

As atividades de um setor de referência/informação representam uma ampla gama de ações, desde o tradicional serviço de referência até a moderna busca de dados online. De biblioteca para biblioteca, existem diferenças substanciais na extensão e na variedade de serviços que podem ser oferecidos.

33 Q603524 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Pleno I, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CESPE CEBRASPE

As características do mundo moderno têm influenciado substancialmente as organizações e vêm alterando as formas de gestão, inclusive em bibliotecas, de características mais rígidas em um passado recente, para formas mais flexíveis e dinâmicas. Com referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O gerente de um sistema de informação deve-se ocupar primordialmente das condições de trabalho de seus colaboradores, as quais devem ser adequadas às características psicofisiológicas dos empregados e à natureza do trabalho a ser executado.

34 Q609759 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

Analise as afirmativas abaixo.

I. A cultura organizacional serve de marco de referência aos membros de uma organização e dá as diretrizes de como as pessoas devem nela se comportar.

II. As organizações comprometidas com o sucesso estão abertas a uma aprendizagem constante.

III. O clima organizacional representa um elemento para tentar compreender se a organização e suas práticas administrativas favorecem ou não o interesse e o rendimento das pessoas.

IV. As organizações são sistemas fechados compostos de recursos que perseguem objetivos.

Está correto que se afirma APENAS em

35 Q607796 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Legislativo Sênior I, Assembléia Legislativa ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca do serviço de referência.

36 Q606754 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Secretaria de Estado de Educação AM

De acordo com Grogan (2001), um verdadeiro sistema especialista procura incorporar no computador o conhecimento e as aptidões decisórias de um especialista humano, num determinado domínio (campo específico), de modo que o sistema possa oferecer orientação inteligente ou tomar uma decisão inteligente acerca de um problema que lhe seja apresentado. Dentre os componentes que integram esse tipo de sistema, aquele que visa obter do usuário informações sobre o problema é:

37 Q604418 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, MJ, FUNRIO

O sistema de localização fixa é recomendado para bibliotecas onde a conservação do livro é condição para a salvaguarda de seu conteúdo porque, nesse sistema, os livros são organizados segundo sua:

38 Q607395 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRE PR, FCC

Considere as referências bibliográficas abaixo:

I. MEY, Eliane Serrão Alves. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. Brasília, DF: ABDF, 1987.

II. MÃO-DE-OBRA e previdência. PESQUISA Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 1983. v. 7, Suplemento.

III. COSTA, V. R. À margem da lei. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 12, 1998. p. 131-138.

IV. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

V. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. Absorveu Boletim Geográfico, do IBGE. Índice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723X.

Estão corretas APENAS as referências

39 Q603631 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos e serviços de informação, especialmente no processo de referência de bibliotecas públicas e escolares, julgue os itens a seguir.

Os serviços e produtos de informação pressupõem que se conheça, com segurança, quem são os seus usuários e de que tipos, níveis e quantidade de informação necessitam para apoiar as suas diferentes atividades.

40 Q601603 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Em serviços de informação, os indicadores são escolhidos
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.