Questões de Concursos: Recursos e serviços de informação

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51 Q601885 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Assistente de Gestão de Políticas Públicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Utilizado em referência ao patrimônio de bens culturais, o termo é também aplicado em bibliotecas, compreendendo o registro individual, em numeração progressiva, de cada item que é incorporado ao seu acervo. Atividade básica do preparo técnico dos livros, trata-se

52 Q603388 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relacionados com conceitos e funções da administração e com recursos humanos, financeiros e materiais na administração das unidades de informação.

Nas unidades de informação, a capacitação dos recursos humanos constitui uma necessidade constante e um excelente investimento. O programa de capacitação deve ser montado anualmente, com previsão de visitas, estágios, cursos de média e curta duração, dentro ou fora da instituição.

53 Q604199 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Assistente de Biblioteca, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As bibliotecas possuem um serviço que compreende todas as atividades voltadas aos usuários, como o treinamento na utilização do acervo, dos catálogos e o acesso às bibliotecas virtuais. Indispensável para promover o bom atendimento nas bibliotecas, esse serviço é chamado de:

54 Q609842 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Universidade Federal de Goiás GO, UFGO

O processo de referência define estratégias essenciais para a busca e recuperação da informação desejada. Grogan (2001) propõe oito etapas decisórias que consubstanciam o processo de referência. A etapa 3 refere-se à questão inicial desse processo, a qual pode ser traduzida em

55 Q602063 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico de Nível Universitário, CHESF, CESPE CEBRASPE

Considerando as tecnologias de informação, tais como as redes de informação eletrônicas e os serviços de provisão e acesso, julgue os itens subseqüentes. Os produtos e serviços de informação (dados, textos, imagens, sons, softwares etc.) são identificados na rede com o nome genérico de conteúdos.

56 Q604422 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, Universidade Federal do Pampa RS, CESPE CEBRASPE

Com relação a ferramentas, instrumentos e serviços de informação científica online, julgue os próximos itens.

Além de automatizar todo o processo editorial de um periódico científico, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para a criação de portais de periódicos científicos eletrônicos.

57 Q602893 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Técnico Educacional, Secretaria de Educação PE, IPAD

Segundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características:

58 Q608898 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário Documentalista, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que apresenta o nome do serviço de intermediação entre os recursos informacionais disponíveis na Internet e os usuários.

Tem como objetivo prestar assistência ao usuário no direcionamento de questões às fontes de informações web e/ou a outras fontes. Pode ser gerenciado automaticamente, com aplicativos específicos ou com assistência de especialistas.

TOUTAIN, 2006

59 Q608446 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

O modelo booleano está presente em quase todos os sistemas de recuperação de informações, muitas vezes, como a principal maneira de formular as expressões de busca. Uma das maiores desvantagens desse modelo é

60 Q608058 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, CRM MG, FUNDEP UFMG

A qualidade em um serviço de informação não é atingida por acaso. É essencial o engajamento da gerência, responsável pelas propostas iniciais e o planejamento para o alcance dos objetivos do Sistema de Informação. Relacione a COLUNA I com a COLUNA II considerando as ferramentas para a gestão da qualidade.

COLUNA I

1. É um instrumento gráfico bastante utilizado na área de Organização e Métodos. Pode ser um instrumento à descrição de processos. Pode ser chamado de gráfico de procedimentos. É também conhecido como diagrama de blocos.

2. Ajuda na visualização dos problemas facilitando a tomada de decisão. Apresenta dados quantitativos.

3. Também denominado diagrama de frequência. Por intermédio desse instrumento, é possível visualizar como eventos repetitivos variam no correr do tempo.

4. Essa técnica parte do princípio que o ser humano, ao se defrontar com um determinado problema, tem a tendência natural de utilizar ao mesmo tempo duas funções de sua mente, as de criação e de julgamento.

5. Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.

COLUNA II

( ) Análise do campo de forças

( ) Fluxograma

( ) Gráfico de Pareto

( ) Histograma

( ) Brainstorming

Assinale a sequência CORRETA.

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