Questões de Concursos: Recursos humanos

Prepare-se para a prova com questões de Recursos humanos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

42 Q251727 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico Judiciário Área Administrativa, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E),
julgue os itens que se seguem.

Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

43 Q191258 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Administrador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Quanto à política de aplicação dos recursos humanos, assinale a opção correta.

44 Q193007 | Administração Geral, Recursos humanos, Administrador, CAERN, FGV

A empresa Correa Engenharia desejava implementar um modelo de avaliação do desempenho de seus funcionários e solicitou ao RH da empresa que apresentasse alguns métodos tradicionais de avaliação. O método escolhido foi a Avaliação do Desempenho por Escalas Gráficas, que apresentou como vantagens as seguintes características:

I. Facilita a comparação dos resultados de vários funcionários.

II. Evita o efeito de generalização (hallo effect) na avaliação.

III. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

Assinale

45 Q187332 | Administração Geral, Recursos humanos, Administrador Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa decidiu criar uma espécie de organograma com as possíveis direções e oportunidades de carreira disponíveis na organização, as etapas e os meios para que seus colaboradores fossem informados sobre a possibilidade de ascensão, tendo em vista o desenvolvimento de recursos humanos.
Essa empresa está oferecendo a ferramenta de

46 Q189336 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Administrador, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Uma política de recursos humanos é indispensável para qualquer organização. É mediante o seu estabelecimento que as organizações são orientadas à consecução de seus objetivos. Em regra, as políticas de recursos humanos são agrupadas em políticas de sua provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

Idalberto Chiavenato. Recursos humanos - O capital humano das organizações 8.ª Ed. Atlas. 2006, p. 148, 160, 175 e 193 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta, quanto à política de provisão de recursos humanos.

47 Q262168 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico Judiciário Administrativo, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca das regras para provimento e vacância de cargos públicos, julgue os itens que se seguem.

I - Considere a seguinte situação hipotética:
Estando próxima a data de sua aposentadoria, e querendo assegurar uma nova fonte de renda, Caio, técnico judiciário do TJDFT, decidiu submeter-se a concurso público para investidura em cargo do quadro funcional de outro tribunal. Aprovado no certame, Caio não omitiu essa condição no momento de sua posse no novo cargo. Objetivando, outrossim, contornar a vedação de acumulação de cargos, demonstrou a compatibilidade dos horários de trabalho que realizaria nos dois órgãos e renunciou à remuneração do novo cargo até que se aposentasse pelo TJDFT.
Nessa situação, não haveria óbice legal à investidura de Caio no novo cargo.
II - Na história política recente do Brasil, um presidente da República foi submetido a processo de impeachment, ao final do qual o Senado Federal impôs-lhe a suspensão dos seus direitos políticos por oito anos. Nesse período, então, o ex-presidente não poderia assumir o cargo de técnico judiciário do TJDFT.
III - Considere a seguinte situação hipotética:
O TJDFT realizou concurso para provimento de cargos de técnico judiciário, com prazo de validade de dois anos. Antes de expirar esse prazo, porém, prorrogou-se a validade do certame por mais dois anos. Ocorreu, contudo, que, quando já se haviam passado três anos desde a consumação do concurso, menos de 10% dos concursados que eram nomeados interessavam-se em ser empossados. Constatou-se, então, que somente os menos qualificados ainda não haviam, àquela altura, sido investidos em outro cargo público ou logrado melhor colocação no mercado de trabalho.
Nessa situação, havendo candidato aprovado no concurso anterior e o prazo de validade do certame não estando expirado, o TJDFT não poderia abrir novo concurso para seleção de candidatos para o mesmo cargo.
IV - Considerando que um técnico judiciário do TJDFT, com estabilidade no cargo, viesse a ser aprovado em concurso público para analista judiciário do mesmo órgão e, subseqüentemente, fosse considerado inabilitado no respectivo estágio probatório, então teria direito a ser investido novamente no cargo anterior, cujo provimento se daria por ato de recondução.
V - Dá-se, por meio de exoneração, a vacância de cargo efetivo, quando o servidor empossado não entra em exercício no prazo devido. Ademais, pode ser exonerado de cargo em comissão, a qualquer momento e a juízo da autoridade competente, o servidor que exerça tal cargo, mesmo há mais de dez anos.

A quantidade de itens certos é igual a

48 Q103144 | Administração Geral, Recursos humanos, Analista Planejamento e Gestão, FINEP, CESGRANRIO

As estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que

49 Q246041 | Administração Geral, Recursos humanos, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O treinamento é um dos recursos para Capacitação de Pessoal, que surge como resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional; porém, para que o objetivo do treinamento seja atingido, é necessário que se cumpra uma série de etapas.
Qual etapa NÃO é necessária para o treinamento?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.