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Questões de Concursos Reformas e reestruturações

Resolva questões de Reformas e reestruturações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q164698 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Constitui exemplo do enrijecimento burocrático sofrido pela Administração Pública contemporânea, após a edição da Constituição Federal de 1988,

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12Q103208 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo de abordagem contingencial da administração pressupõe alto valor agregado e prioriza as habilidades técnicas na estrutura administrativa.

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13Q167565 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Um dos princípios norteadores da reforma do Decreto-lei nº 200 que continuou orientando o processo de modernização do estado brasileiro nas últimas décadas é o

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14Q189482 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Administrador, EMBRATUR, FUNIVERSA

Segundo o Prof. Renato Aldarvis, até 1936, a administração pública brasileira foi, por herança do Império, eminentemente patrimonialista. Entretanto, com a reforma promovida por Maurício Nabuco, foram substituídas as deletéreas práticas por uma burocracia pública. Entre os benefícios trazidos pela burocracia, pode-se apontar

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15Q111447 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Pode-se afirmar que foram aspectos negativos da reforma administrativa da década de trinta, exceto:

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16Q99308 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

A sociedade civil exige do Estado brasileiro mais do que ele pode oferecer. A causa dessa lacuna não é somente fiscal ou política, mas, também administrativa.

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17Q137425 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

O Decreto-Lei no 200/1967 estabelece como principal medida

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18Q113051 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Gestão e Assistência à Saúde Ciências Contábeis, FHEMIG, FUNDEP

Em relação à reforma e modernização do aparelho de Estado e ao papel do Estado, assinale a alternativa INCORRETA.

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19Q113295 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

Considerando as reformas administrativas da era Vargas (década de 40), do Governo Militar (final dos anos 60) e do governo Fernando Henrique (reforma de 1995), assinale a opção correta.

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20Q112200 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

A proposta de reforma do aparelho estatal no Brasil parte da constatação da existência de quatro setores dentro do Estado. Selecione a opção abaixo que não pertence aos setores definidos na reforma da administração pública no Brasil proposta pelo governo Fernando Henrique.

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21Q113542 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Gestão em Saúde, FIOCRUZ, FGV

Dentre as várias razões para o interesse na reforma do Estado dos anos 90, segundo Bresser Pereira (2001), a razão básica, provavelmente, se sustentava na percepção generalizada de que não bastava o ajuste estrutural para se retomar o crescimento. Esse entendimento tinha como referência os resultados do ajuste fiscal empreendido pelos países endividados na década anterior, que apesar de positivos superando aspectos agudos da crise, não possibilitou a retomada do crescimento.
A premissa neoliberal que estava por trás das reformas de que o ideal era um Estado mínimo, ao qual caberia apenas garantir os direitos de propriedade, deixando ao mercado a total coordenação da economia provou ser irrealista. Em outra análise, ficou claro que o principal motivo da grande crise dos anos 80 foi o Estado (provocada por uma crise fiscal do Estado, uma do tipo de intervenção estatal e uma crise da forma burocrática de administração do Estado).

Com base na proposta de que um Estado mínimo não é realista e de que o fator básico subjacente à crise econômica é a crise do Estado, analise as afirmativas a seguir que podem representar soluções para esse problema.

I. A privatização do Estado ou a impermeabilidade dos patrimônios público e privado.

II. A reconstrução ou reformulação do Estado ao invés de seu definhamento.

III. A adoção de uma administração que não visa ao lucro mas à satisfação do interesse público.

Assinale:

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22Q186445 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A propósito da evolução da administração pública no Brasil,
julgue os itens a seguir.

Em uma reforma administrativa, mais difícil que definir as atribuições do governo é dividir as responsabilidades públicas entre suas diferentes esferas. Nesse sentido, no plano nacional, estariam incluídas as atividades cuja execução em escala reduzida não compromete a eficiência produtiva.

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23Q112520 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

A respeito do processo evolutivo da Administração Pública brasileira, incluindo as reformas administrativas, seus princípios, objetivos e resultados, analise as assertivas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas(F). Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) No plano organizacional das estruturas internas às suas unidades administrativas e de produção, a burocracia brasileira foi sempre centralista e uniformizadora, desde a sua configuração moderna estabelecida no final dos anos trinta.

( ) A fragmentação da Administração Pública brasileira foi reflexo do poder local exercido outrora por representantes da economia agrária.

( ) O DASP foi criado na década de trinta com diversas funções à exceção da colaboração e controle do orçamento.

( ) O estilo da reforma administrativa da década de trinta foi, ao mesmo tempo, prescritivo e coercitivo.

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24Q257580 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930,
julgue os itens subsequentes.

O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi criado com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e racionalizar o serviço público no país.

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25Q255854 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Técnico Judiciário Administrativo, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da estruturação da máquina administrativa desde 1930,
julgue os itens subsequentes.

A reforma administrativa de 1967 promoveu a centralização progressiva das decisões no Poder Executivo federal nos moldes da administração burocrática.

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26Q102028 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Analista Planejamento e Orçamento, SEPLAG DF, FUNIVERSA

Acerca da evolução da administração pública no Brasil, assinale a alternativa incorreta
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27Q204010 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Considerando a evolução da administração pública em nosso país, bem como as suas experiências de reforma, é correto afirmar que:

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28Q241995 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à evolução da administração pública no
Brasil após 1930, julgue os itens subsequentes.

A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi o primeiro movimento de reforma administrativa do país.

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29Q203260 | Administração Pública, Reformas e reestruturações, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

A partir de 1964, a reforma administrativa fez parte da agenda governamental do regime militar com grande recorrência. Uma das peças centrais nas iniciativas de reforma administrativa brasileira foi o Decreto-Lei 200, de 25/02/1967, que inclui todos os princípios norteadores abaixo, exceto:

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