Questões de Concursos: Relação Educação Física Escolar e Esporte

Prepare-se para a prova com questões de Relação Educação Física Escolar e Esporte de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q903079 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Sobre as noções táticas e técnicas, analise as situações a seguir e identifique a (s) correta (s).


I. Uma jogadora de basquetebol executou o arremesso de três pontos, tomando o cuidado para não tocar com os pés na linha pois sabia que se tocasse o arremesso valeria dois pontos, para realização coordenou braços e pernas e conseguiu converter o ponto, nesse caso resta caraterizado o emprego da técnica para execução do arremesso.

II. Para realizar uma boa marcação a equipe de basquete utilizou a marcação por zona, e sempre que necessário faziam a marcação mais concentrada no jogador que mais converteu arremessos na equipe adversária, nesse caso a equipe está fazendo uso exclusivo da técnica em jogo.

III. Um jogador de basquetebol domina os fundamentos de manejo de bola, controle do corpo, drible, arremesso e passe, logo podemos afirmar que ele domina, com certeza, os fundamentos técnicos e táticos da modalidade.


É correto o que se afirma em:

22 Q904620 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o preparo da administração esportiva no espaço escolar, assinale a alternativa ERRADA:

23 Q892213 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Instrutor de Judô, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Sobre as técnicas do Judô, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ippon Seoi Nage é uma técnica de braço na qual o judoca projeta o oponente sobre o ombro com controle e força.
( ) O-Soto-Gari é uma técnica de perna, de projeção interna e tem como objetivo derrubar o oponente usando a perna como alavanca.
( ) Uchi Mata é uma técnica de perna, de projeção externa, que usa a perna como alavanca para projetar o oponente sobre o quadril.
( ) De-ashi-barai é uma técnica de perna que utiliza a sola do pé, varrendo o adversário pelo lado de fora.
( ) Tomoe Nage é uma técnica de sacrifício, na qual o judoca projeta o seu próprio corpo como ponto de apoio para derrubar o oponente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

24 Q911714 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre Jogo e Brincadeira, analise as proposições a seguir.

I. Na brincadeira deve haver diversão.
II. No jogo deve haver comprometimento e seriedade.
III. No jogo há liberdade maior para fazer qualquer coisa.
IV. Na brincadeira deve procurar atitudes que sejam de respeito com todos.
V. Em todos os jogos há diversão.
VI. As brincadeiras carregam valores que caracterizam o cotidiano de certas épocas.
VII. Jogos representam um tempo e um espaço com significados históricos.

Estão corretas:

26 Q911227 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O ensino de educação física escolar, por décadas estava atrelado ao ensino de esportes coletivos, em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal, voleibol, basquete e handebol. No entanto, no decorrer da evolução cientifica na área da educação física escolar, a criação dos documentos norteadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e os Documentos Curriculares do Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da aprendizagem do estudante a partir de diversos elementos da cultura corporal do movimento, como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o ensino de xadrez pode assumir diversas frentes, podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica. Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma importante ferramenta na perspectiva inclusiva, especialmente com as pessoas com Deficiência Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:

27 Q903094 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A modalidade Futsal é uma das mais populares na Educação Física escolar, tendo em vista sua similaridade com o Futebol e o fato de poder ser realizada em uma quadra. Sobre o regramento dessa modalidade, de acordo com as regras oficiais do Futsal 2024 em consonância com a Confederação Brasileira de Futsal é correto afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.