O ensino de educação física escolar, por décadas
estava atrelado ao ensino de esportes coletivos,
em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal,
voleibol, basquete e handebol. No entanto, no
decorrer da evolução cientifica na área da
educação física escolar, a criação dos
documentos norteadores como os Parâmetros
Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum
Curricular e os Documentos Curriculares do
Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da
aprendizagem do estudante a partir de diversos
elementos da cultura corporal do movimento,
como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os
de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o
ensino de xadrez pode assumir diversas frentes,
podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica.
Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma
importante ferramenta na perspectiva inclusiva,
especialmente com as pessoas com Deficiência
Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez
para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:
a) O xadrez envolve memorização dos
movimentos possíveis, padrões de abertura,
estratégias e táticas, auxiliando no processo
cognitivo.
b) É uma atividade que pode surgir do imaginário
e tornar-se concreta.
c) O jogo estimula a capacidade de atenção e
raciocínio lógico matemático e raciocínio
geográfico.
d) A experimentação do xadrez possibilita que o
processo de aprendizagem nessas pessoas
ocorra da mesma forma do que nas pessoas
que não apresentam atraso no
neurodesenvolvimento.
e) Auxilia no desenvolvimento do raciocínio
dedutivo, indutivo, analítico, crítico, criativo,
analógico e heurístico.