Questões de Concursos Públicos: Relação aluno

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Relação aluno com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança.

É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

“Hoje, há uma grande discussão a respeito do grau de responsabilidade da família e da escola na educação das crianças. Isso gera um frequente jogo de empurra, principalmente por parte da escola, que ainda não se adaptou aos novos tempos e insiste em que a sua função é a transmissão do conhecimento. Não é mais. À família cabe a formação dos filhos para que se tornem pessoas de bem.

À escola cabe a formação dos alunos para que se tornem cidadãos ativos, críticos, livres, capazes de buscar a justiça, de ser solidários, respeitosos e, acima de tudo, capazes de apreciar a diversidade.” (Rosely Sayão) Para a psicóloga, a educação familiar e a escolar são radicalmente diferentes. São formações diferentes e complementares.

 Para educar, a família e a escola têm por base, respectivamente:

A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno,

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.

A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.