Questões de Concursos Públicos: Relação aluno Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Relação aluno com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Relação aluno Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno. A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno. Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q328862 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q325414 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q320251 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioTendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 26 Q320042 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioA parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q327063 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino MédioÉ comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na: a) responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças. b) responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças. c) co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças. d) gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças. e) psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q321613 | Pedagogia, Relação aluno, Ensino Médio“Hoje, há uma grande discussão a respeito do grau de responsabilidade da família e da escola na educação das crianças. Isso gera um frequente jogo de empurra, principalmente por parte da escola, que ainda não se adaptou aos novos tempos e insiste em que a sua função é a transmissão do conhecimento. Não é mais. À família cabe a formação dos filhos para que se tornem pessoas de bem. À escola cabe a formação dos alunos para que se tornem cidadãos ativos, críticos, livres, capazes de buscar a justiça, de ser solidários, respeitosos e, acima de tudo, capazes de apreciar a diversidade.” (Rosely Sayão) Para a psicóloga, a educação familiar e a escolar são radicalmente diferentes. São formações diferentes e complementares. Para educar, a família e a escola têm por base, respectivamente: a) a punição e a instrução. b) a hereditariedade e a socialização. c) as regras e as informações. d) os afetos e o conhecimento. e) as decisões e a mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 29 Q327505 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEE SP, CESGRANRIO, Ensino Médio A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno, a) nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva. b) trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas. c) promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica. d) estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo. e) conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 30 Q323644 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
21 Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno. A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno. Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q328862 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q325414 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, TJDFT DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q320251 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioTendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
26 Q320042 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível I, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioA parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q327063 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino MédioÉ comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na: a) responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças. b) responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças. c) co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças. d) gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças. e) psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q321613 | Pedagogia, Relação aluno, Ensino Médio“Hoje, há uma grande discussão a respeito do grau de responsabilidade da família e da escola na educação das crianças. Isso gera um frequente jogo de empurra, principalmente por parte da escola, que ainda não se adaptou aos novos tempos e insiste em que a sua função é a transmissão do conhecimento. Não é mais. À família cabe a formação dos filhos para que se tornem pessoas de bem. À escola cabe a formação dos alunos para que se tornem cidadãos ativos, críticos, livres, capazes de buscar a justiça, de ser solidários, respeitosos e, acima de tudo, capazes de apreciar a diversidade.” (Rosely Sayão) Para a psicóloga, a educação familiar e a escolar são radicalmente diferentes. São formações diferentes e complementares. Para educar, a família e a escola têm por base, respectivamente: a) a punição e a instrução. b) a hereditariedade e a socialização. c) as regras e as informações. d) os afetos e o conhecimento. e) as decisões e a mediação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
29 Q327505 | Pedagogia, Relação aluno, Professor, SEE SP, CESGRANRIO, Ensino Médio A fluidez nas relações interpessoais entre os jovens, os choques geracionais, novos paradigmas de educação familiar, mudanças nas relações de autoridade constituem parte das dificuldades no relacionamento professor-aluno em diversos contextos escolares. Reconstruir uma ética da compreensão entre as pessoas, formando uma cultura capaz de aprender e reaprender incessantemente, significa, na relação professor-aluno, a) nutrir opiniões diversas e consensuais e promover práticas de trabalho intelectual e introspectiva. b) trabalhar a consciência da complexidade humana, a abertura subjetiva ao outro e a implantação de práticas colaborativas. c) promover a interiorização da tolerância, a expressão de idéias e a prática da solidariedade entre os grupos humanos de igual formação étnica. d) estimular a abertura subjetiva ao outro, desenvolver sentimentos de comiseração e práticas de trabalho individual e reflexivo. e) conscientizar para o entendimento do paradigma da especialização e da individuação nesses tempos de incerteza, visando à compreensão das culturas estudantis e ao desenvolvimento de práticas reflexivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
30 Q323644 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Ministerial, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE, Ensino MédioJulgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro