Questões de Concursos: Resumos e índices tipos e funções

Prepare-se para a prova com questões de Resumos e índices tipos e funções de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q604694 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no âmbito da Documentação, estabelecem elementos e requisitos de apresentação de documentos. Considerando essas normas, julgue os itens subseqüentes.

Os resumos críticos de trabalhos acadêmicos e relatórios científicos devem conter de 150 a 500 palavras.

12 Q604240 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Especialista em Informações Técnicas, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Constituem fontes de seleção que trazem um resumo e/ou avaliação do material, permitindo um conhecimento muito mais aprofundado sobre o assunto de que trata, a abordagem utilizada no tratamento do tema e sua adequação à clientela da biblioteca. Trata-se

13 Q602015 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

O resumo é uma representação sucinta, porém exata, do conteúdo de um documento. De acordo com a NBR-6028, assinale a opção correta quanto à extensão dos resumos para artigos de periódicos.

14 Q608010 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito da preparação de guias e de índices, julgue os itens seguintes. Em um índice, quando as subdivisões de um cabeçalho se estendem de uma página (ou coluna) para a seguinte, o cabeçalho e, se necessário, um subcabeçalho deve(m) ser repetido(s) e acrescido(s) da palavra “continuação” entre parênteses ou em itálico, por extenso ou de forma abreviada.

16 Q605856 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Caracteriza o perfil dos farmacêuticos responsáveis em drogarias e avalia o conhecimento da legislação da área por meio de pesquisa com 100 farmacêuticos selecionados por sorteio de 175 drogarias de Ribeirão Preto, São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista face a face, orientada por um questionário para avaliar conhecimentos e atitudes. Os dados foram processados e analisados utilizando-se Epi Info e Stata e houve busca de associações entre variáveis dependentes e independentes, usando o teste do qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher. A maioria dos farmacêuticos era de mulheres (64%) entre 22 e 29 anos (47%), formadas há cerca de três anos, com habilitação na área industrial (36%) ou em análises clínicas (29%). O conhecimento dos farmacêuticos sobre a legislação sanitária foi avaliado como insuficiente para 28% deles, regular para 50% e bom para 22%. Observou-se baixo conhecimento sobre a exigência legal da permanência de farmacêuticos nas drogarias durante todo o horário de funcionamento, suas atribuições, venda de antibióticos e aplicação de penicilina. Constatou-se que a maioria tem dificuldades com a conceituação de medicamentos genéricos e similares. O baixo nível de conhecimento não se associou com nenhuma variável independente, mostrando que está generalizado, ou seja, presente entre farmacêuticos de várias faixas etárias, de ambos os sexos, independente do tempo de formado e instituição formadora, modalidade de formação etc. Conclui-se que a formação na área de medicamentos, durante a graduação e, sobretudo, o estágio em farmácia são deficientes. Fazse necessária a divulgação de informações sobre a legislação sanitária para o pleno exercício da profissão, sem ameaças penais ou prejuízo da população.

 Conforme as normas vigentes, o texto acima é exemplo de resumo

17 Q605713 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos principais métodos de organização empregados em serviços impressos de indexação e resumos, julgue os itens seguintes.

A organização de um índice de citações deve empregar o método alfabético e ter o objetivo principal de possibilitar a recuperação da informação por meio de palavras-chave utilizadas na indexação.

18 Q603666 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Técnico de Desenvolvimento e Administração, IPEA, CESPE CEBRASPE

As diferentes formas de condensação do conteúdo dos documentos produzem diferentes representações de conteúdo. Julgue os itens a seguir, relativos aos seguintes tipos de representação: os índices e os resumos.

Os índices de citação possibilitam encontrar, para determinado item bibliográfico conhecido, itens bibliográficos posteriores que o citaram. Uma deficiência desses índices é que não possibilitam a busca por palavraschave.

19 Q608356 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Especialista de Informação, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o conteúdo e o formato do resumo, assinale a alternativa correta.

20 Q609300 | Biblioteconomia, Resumos e índices tipos e funções, Bibliotecário, SES PR, IBFC

Um índice no qual os descritores, ou termos de indexação, são combinados ou correlacionados para a indicação de assuntos específicos, dado que o conteúdo temático de cada documento pode ser representado por mais de um termo isolado e cujo relacionamento com outros indica o assunto, é dado o nome de :
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.