Em relação às técnicas de resumo, analise:
I. O resumo mantém uma relação de contiguidade e de semelhança com o texto que lhe dá origem, já que procura reter a sua estrutura informacional.
II. O resumo é um caso particular de paráfrase seletiva que consiste em: a) extrair de um texto informações julgadas essenciais e b) reformular essas informações de maneira a se chegar a um novo texto coerente e coesivo.
III. A seleção é uma das operações centrais dos processos que visam a obter representações condensadas. Pressupõe a atribuição de valor ao conjunto de informações do texto, respeitando a hierarquia estabelecida pelo próprio autor.
Pode-se afirmar que
a) III está incorreta: a seleção não deve atribuir valor às informações; ao contrário, deve ser isenta e imparcial.
b) I está incorreta: o resumo não mantém relação de semelhança com o texto original, pois se constitui em um texto novo e independente.
c) II está incorreta: o resumo é um caso típico de paralinguagem, que consiste em selecionar palavras- chave para representar um texto.
d) I, II e III estão corretas: tratam de características importantes que devem ser consideradas na elaboração de resumos.
e) I, II e III estão incorretas: na primeira, o resumo não retém a estrutura informacional do texto; na segunda, objetiva elaborar novas informações; e na terceira, a hierarquia é dada pelo resumidor.