Questões de Concursos: Saúde do Idoso

Prepare-se para a prova com questões de Saúde do Idoso de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q363960 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Auxiliar de Enfermagem, UNIRIO RJ, COSEAC

O idoso faz parte de um dos grupos de atenção com prioridade nas políticas públicas. Uma das diretrizes propostas que devam ser seguidas pela enfermagem é

12 Q360297 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Com relação à saúde do idoso, assinale a sequência correta de assertivas verdadeiras ou falsas.

( ) A incidência de acidentes em idosos ocorre, com maior frequência, fora dos seus lares, com altos índices de fraturas de extremidades.

( ) É objeto das ações de saúde a promoção do envelhe-cimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia.

( ) Promover atividades em grupo, bem como a participação do idoso na vida em comunidade, auxiliam a controlar a depressão e o isolamento social.

( ) Dentre as alterações físicas apresentadas pelos ido-sos, a incontinência urinária e a instabilidade postural são aquelas consideradas as de menor incidência.

( ) A prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações é realizada por meio da imunização específica, realizada anualmente.

13 Q59253 | Enfermagem, Saúde do Idoso, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Nos pacientes idosos, a perda de densidade óssea resulta num maior número de quedas.

14 Q364851 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Entre as atribuições do enfermeiro da Atenção Básica na promoção da saúde da pessoa idosa, EXCLUI-SE:

15 Q59245 | Enfermagem, Saúde do Idoso, CESPE CEBRASPE

Sabendo que a presença de incapacidades é o principal preditor de mortalidade, hospitalização e institucionalização em idosos, julgue o item a seguir, a respeito da assistência de enfermagem em gerontologia.

No planejamento de enfermagem, devem-se determinar os resultados que se desejam alcançar e as ações ou intervenções que deverão ser realizadas face às respostas da assistência prestada ao idoso, identificadas na etapa do diagnóstico de enfermagem.

16 Q363613 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

A Fragilidade é uma síndrome clínica apresentada por idosos e a detecção precoce de um ou dois sintomas contribui na prevenção. Segundo o fenótipo, relacionado à Fragilidade, construído por Fried e colaboradores, a síndrome inclui componentes, possíveis de serem mensurados e identificados, como

17 Q365449 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Técnico legislativo, CD, FCC

Uma paciente de sessenta e um anos está internada no hospital para tratamento clinico. Em respeito à Resolução COFEN 288 de 2004, os profissionais de enfermagem devem

18 Q365518 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, FUSAR RJ, FEC UFF

O diagnóstico de hipertensão é confirmado com pelo menos duas leituras subsequentes de pressão elevada. Nas pessoas idosas, o diagnóstico de hipertensão primária é realizado com os seguintes parâmetros de pressão:

19 Q360431 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Técnico Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Para se alcançar uma boa relação terapêutica com um indivíduo idoso, o profissional de enfermagem deve

20 Q360004 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, SES SC, UFSC

O envelhecimento da população é hoje um fenômeno mundial, que vem ocorrendo de forma crescente tanto em países desenvolvidos, como em países em desenvolvimento. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007). Em relação aos cuidados de saúde da população idosa, analise as afirmativas abaixo.

 I. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) podem afetar a funcionalidade das pessoas idosas. A dependência para o desempenho das atividades de vida diária (AVD) tende a aumentar cerca de 5% na faixa etária de 60 anos para cerca de 50% entre os idosos com 90 anos ou mais.

II. A diminuição das capacidades sensório-perceptivas, que ocorre no processo de envelhecimento, pode afetar a comunicação das pessoas idosas. Tais alterações são manifestadas pela diminuição da capacidade de receber e tratar a informação proveniente do meio ambiente que, se não forem adequadamente administradas, poderão levar ao isolamento do indivíduo.

III. Especial atenção deve ser dada à prevenção de iatrogênias assistenciais relacionadas ao uso de polifármacos.

IV. A avaliação funcional é fundamental e determinará não só o comprometimento funcional da pessoa idosa, mas também suas necessidades de auxilio. São subdivididas em atividades de vida diária (AVD), que são as relacionadas ao autocuidado; atividades instrumentais da vida diária (AIVD), que são as relacionadas à participação do idoso em seu entorno social e indicam a capacidade de um indivíduo de levar uma vida independente dentro da comunidade.

V. A Lei n. 10.741/2003, art. 19, prevê que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idoso são de notificação obrigatória ao Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos do Idoso, Delegacias de Polícia e Ministério Público.

Assinale a alternativa CORRETA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.