Questões de Concursos: Setor Público

Prepare-se para a prova com questões de Setor Público de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q230950 | Economia, Setor Público, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Um governo, com seu orçamento inicialmente equilibrado, decide manter o gasto público mas cortar os impostos, emitindo títulos de sua dívida para cobrir o deficit. Seu objetivo é expandir a demanda agregada por bens e serviços. Na hipótese de que as pessoas considerem o subsequente aumento dos encargos da dívida como geradores de futuras obrigações fiscais, essa política do governo não teria o efeito expansivo esperado.
Tal hipótese é denominada

12 Q164826 | Economia, Setor Público, Auditor do Tribunal de Contas, TCE SP, FCC

As dimensões do setor público no Brasil vêm aumentando nas últimas décadas. Uma das possíveis explicações é a chamada Lei de Wagner, a qual estabelece que

13 Q235011 | Economia, Setor Público, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Um banco central adota um regime monetário de metas de inflação a serem alcançadas não de imediato, mas a médio prazo.

Esse banco central, pela utilização eficiente de seus instrumentos de política monetária,

14 Q163358 | Economia, Setor Público, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto 2A8AAA


      A equipe econômica está preocupada com os riscos de descumprimento da chamada “regra de ouro” das finanças públicas — artigo 167 da Constituição Federal (CF) —, que proíbe o governo de emitir dívida em valor superior às despesas de capital.

Fabio Graner e Murillo Camarotto. Governo vê risco à “regra de ouro” fiscal. In: Folha de S.Paulo, 21/8/2017 (com adaptações)

Ainda com referência ao texto 2A8AAA, julgue os itens a seguir, com base nas disposições da CF.


I Devido à previsão constitucional da “regra de ouro”, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não cuida de operações de crédito dos entes da Federação.

II Operações de créditos acima do limite imposto pelas despesas de capital podem ser realizadas desde que autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

III Os déficits primários do governo federal interferem no cumprimento da “regra de ouro”.

IV A despeito da importância da “regra de ouro” para as finanças públicas, seu descumprimento não tem consequências legais.


Estão certos apenas os itens

15 Q115071 | Economia, Setor Público, Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Quando muda o nível de juros, todos os mercados da economia são afetados. Uma alta na taxa de juros pode, exceto:

16 Q160918 | Economia, Setor Público, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Reformas no sistema previdenciário já foram realizadas em distintos países, tanto para ampliar o investimento público como para redistribuir a renda. No Brasil, as propostas para se promoverem ajustes nas regras de aposentadorias e pensões têm como justificativa

17 Q115409 | Economia, Setor Público, Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Uma das principais formas de política econômica é a Política Fiscal. Com relação à política fiscal, identifique a única opção incorreta.

18 Q163723 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Em relação aos bens públicos é correto afirmar que:

19 Q162865 | Economia, Setor Público, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Sabendo que os princípios orçamentários visam estabelecer diretrizes a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público, assinale a opção que apresenta regra decorrente do princípio da unidade.

20 Q160562 | Economia, Setor Público, Auditor de Controle Externo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da atuação do governo nas finanças públicas e das formas de intervenção da administração na economia, julgue os seguintes itens.

A oferta de bens e serviços públicos é financiada basicamente por meio de impostos. Ao saber que não poderá ser excluído do consumo de determinado bem público, o indivíduo tem poucos incentivos para contribuir voluntariamente com seu financiamento, o que gera um problema denominado carona e justifica, economicamente, a necessidade de cobrança compulsória.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.