Questões de Concursos: Setor Público

Prepare-se para a prova com questões de Setor Público de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q167787 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre a Políticas Monetária, Fiscal e Cambial. A seguir, indique a opção com a sequência certa.
(  ) A taxa de câmbio de um país, quando não fixada pelo governo, tende a aumentar à medida que aumenta a inflação interna desse país acima dos demais países.
(  ) Em geral, no regime de câmbio flutuante a política fiscal tende a ser eficaz.
(  ) Para verificar o grau de competitividade de um país, para fins de comércio, a taxa de câmbio relevante é a taxa nominal.
(  ) No regime de câmbio fixo, a política monetária tende a ser ineficaz.

22 Q144775 | Economia, Setor Público, Analista Judiciário Contabilidade, TRE PR, FCC

A disciplina da ciência econômica que estuda as relações econômicas do Governo com a sociedade é conhecida modernamente como Economia do Setor Público. Dentro dos paradigmas atuais dessa teoria, considere as afirmações a seguir, relativas às funções que o Governo deve desempenhar em relação ao sistema econômico:

I. Se a economia estiver passando por um ciclo de expansão que está pressionando a estabilidade dos preços, o Governo deve diminuir os impostos ou aumentar os gastos, ou ainda adotar uma combinação dessas duas medidas.

II. O Governo deve atuar na correção das desigualdades da distribuição de renda da economia, através de medidas que aumentem a progressividade do sistema tributário e ampliando as despesas que beneficiam as classes de renda mais baixa.

III. O Governo dever prover a produção de bens públicos, cujo fornecimento pelo mecanismo tradicional de mercado é impossível, uma vez que as pessoas que não querem pagar por eles não podem ser excluídas de seu consumo.

IV. O Governo deve abster-se de produzir bens semi-públicos, tais como educação e saúde, mesmo que sejam bens que apresentam grandes externalidades positivas.

Está correto o que se afirma APENAS em

23 Q163832 | Economia, Setor Público, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

A política econômica tem como objetivo central promover o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. Buscando o cumprimento desse objetivo a política monetária atua no sentido de garantir:

24 Q147047 | Economia, Setor Público, Analista Judiciário Contabilidade, TRE PR, FCC

Existem várias teorias que procuram explicar o aumento histórico dos gastos públicos nas sociedades contemporâneas. A teoria elaborada pelos economistas Peacock e Wiseman é que

25 Q181307 | Economia, Setor Público, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções governamentais, assinale a opção correta.

26 Q181166 | Economia, Setor Público, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do papel do governo na economia, assinale a opção correta.

27 Q115335 | Economia, Setor Público, Analista de Planejamento e Orçamento Tecnologia da Informação, MPOG, ESAF

Com relação ao Déficit Público, Dívida Pública e Necessidade de Financiamento do Setor Público, aponte a opção incorreta.

28 Q233431 | Economia, Setor Público, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Em um determinado país, foi adotada uma política industrial seletiva ou vertical.
Com esse objetivo, o governo desse país

29 Q115083 | Economia, Setor Público, Analista de Planejamento e Orçamento Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Com relação ao Défi cit Público, Dívida Pública e Necessidade de Financiamento do Setor Público, aponte a opção incorreta.

30 Q163060 | Economia, Setor Público, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Os indicadores fiscais são medidas de finanças públicas que permitem avaliar o desempenho fiscal de um Estado ao longo do tempo. Nesse sentido, denomina-se resultado nominal

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.