Questões de Concursos: Sociologia Jurídica

Prepare-se para a prova com questões de Sociologia Jurídica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q239503 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Na perspectiva da sociologia jurídica,

12 Q240633 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a inclusão da sociologia jurídica em currículos de cursos de nível superior derivou da necessidade de reflexão crítica sobre o direito e as instituições jurídicas. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que a sociologia jurídica

13 Q238499 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas sociais, julgue o item que segue.

As análises de Roberto Kant de Lima, um dos mais conhecidos estudiosos do sistema de justiça criminal no Brasil, orientam-se, fundamentalmente, pela ideia de que as estruturas jurídico-políticas, em sua atuação concreta, oferecem tratamento jurídico igualitário e contribuem efetivamente para a promoção da igualdade e da plena cidadania no Brasil.

14 Q239608 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em oposição à perspectiva da dogmática jurídica e da cultura de respeito à lei, desenvolveu-se o que se convencionou chamar de teoria crítica do direito. Acerca dessa interpretação da sociedade e do fenômeno jurídico, julgue o item subsequente.

A cultura de respeito à lei, presente em diversas formas de práticas jurídicas, invoca a aplicação da lei em qualquer caso, a qualquer custo, e fundamenta-se, como regra geral, no argumento da importância da segurança jurídica.

15 Q240614 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

O termo judicialização é usado para se referir a questões relevantes do ponto de vista político, social ou moral decididas, em caráter final, pelo Poder Judiciário. A respeito desse assunto, julgue o próximo item. A judicialização constitui um fato inelutável, uma circunstância decorrente do desenho institucional vigente, e uma opção política do Poder Judiciário: o modo como os juízes exercem essa competência determina a existência de ativismo judicial.

16 Q238285 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas sociais, julgue o item que segue.

A sociologia jurídica, como ciência autônoma, busca compreender as causas sociais das normas jurídicas; os efeitos dessas normas são estudados por outros ramos das ciências humanas.

17 Q240122 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item.

Na ciência do direito, assim como nas ciências naturais, as leis têm característica prescritiva.

18 Q239667 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da atuação tradicional das instituições que compõem o chamado Sistema de Justiça Criminal na incorporação do princípio constitucional da igualdade, julgue o item que segue.

A afirmação constitucional de igualdade de todos perante a lei ocorreu paralelamente à diminuição das desigualdades e ao enfraquecimento da hierarquia em grande parte das interações sociais nos espaços públicos.

19 Q239725 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação às dificuldades para uma prestação jurisdicional mais efetiva no Brasil, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que processo justo, como meio de acesso à justiça, é aquele que realiza uma composição da lide que satisfaça a concepção média da sociedade em torno do justo e que cumpra a contento a meta da paz.

20 Q238629 | Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito da sociologia jurídica e da antropologia jurídica, julgue o próximo item.

Conforme Niklas Luhmann, um dos mais importantes pensadores no campo da sociologia jurídica, o sistema social é uma conexão dotada de sentido de ações que se referem umas às outras e foram delimitadas nos confrontos de um ambiente.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.