Segundo o Ministério da Saúde (2012), fraturas são uma interrupção na continuidade do osso. Constituem uma emergência traumato-ortopédica que requer boa orientação de atendimento, calma e tranquilidade por parte de quem for socorrer e transporte adequado. As fraturas apresentam aparência geralmente deformante devido ao grau de deformação que podem impor à região afetada. Ocorre geralmente devido à queda, ao impacto ou do movimento violento com esforço maior que o osso pode suportar. Marque a alternativa que indica os procedimentos CORRETOS de Primeiros Socorros em casos de fraturas para membros superiores (MMSS).
a) Imobilizar o mais rápido possível, amarrando bem próximo da fratura, para que não haja movimentação no osso durante o transporte. Pode-se utilizar talas de qualquer tamanho ou forma, desde que fiquem firmes.
b) Deve-se imobilizar as duas articulações mais próximas do osso fraturado, além da tala, imobilizar a região com uma tipoia para proteção do membro fraturado.
c) Não há necessidade de imobilizar o membro, mas deve-se levar a vítima o mais rápido possível para o atendimento médico de emergência.
d) A imobilização com utilização de tipoias é suficiente para fraturas nos MMSS, pois assegura o transporte da vítima com segurança.
e) Imobilizar o corpo todo por medida de segurança. Utilizar uma prancha de imobilização.