Questões de Concursos Públicos: Subestações e Equipamentos Elétricos

Encontre aqui questões Subestações e Equipamentos Elétricos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Acerca de subestações em sistemas elétricos de potência de extraalta tensão, julgue os itens a seguir.

Nesse tipo de subestação, os disjuntores são religados somente no modo manual. Para essa finalidade, é necessário que o operador da subestação se desloque até o pátio da subestação, sempre que necessário.

Julgue os itens de 101 a 106, acerca de subestações de média tensão, equipamentos elétricos e sistemas de proteção.

As subestações podem ser abrigadas ou ao ar livre. Quanto à posição em relação ao solo, podem ser instaladas na superfície, abaixo da superfície do solo (subterrânea) ou acima da superfície do solo (aérea).

A respeito dos procedimentos de manutenção em uma subestação que possui um único transformador de potência, julgue os itens que se seguem.

A realização de termografia nas instalações elétricas da subestação permitirá verificar se existem pontos excessivamente quentes em conexões elétricas, condutores e fusíveis, que, por isso, poderão apresentar problemas elétricos, caso não sejam tomadas providências a respeito.

O trabalho de manutenção em sistemas elétricos desenergizados e liberados para o trabalho deve ser precedido dos procedimentos apropriados, apresentados a seguir:

I. constatação da ausência de tensão; II. seccionamento; III. proteção dos elementos energizados existentes; IV. impedimento de reenergização; V. instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; VI. instalação da sinalização de impedimento de reenergização. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta desses procedimentos.
Para se calcular a corrente de curto-circuito em qualquer ponto de uma subestação, necessita-se determinar o sistema reduzido da concessionária até a entrada da subestação. Sabendo-se que a potência de curto-circuito no ponto de entrega da concessionária (entrada da subestação) é de 125kVA, que a tensão no primário do transformador na configuração ?-Y é de 13,8kV e sua potência de 1.000kVA, e adotando-se como bases os valores do transformador, verifica-se que a tensão e a reatância do sistema reduzido da concessionária, em p.u., respectivamente, são:

No que se refere a chaves seccionadoras e disjuntores utilizados em subestações elétricas, julgue os itens que se seguem.

As chaves seccionadoras são instaladas em paralelo com o circuito elétrico, enquanto os disjuntores são instalados em série com o circuito elétrico.

Um correto mapa de Manutenção Preventiva deve estabelecer a periodicidade da mesma, que deve ser estimada de forma a assegurar a produção normal da fábrica. Quanto à periodicidade a ser utilizada nas fábricas, em equipamentos e instalações elétricas, é correto afirmar:

No planejamento da manutenção de equipamentos, uma prática utilizada na manutenção preditiva refere-se ao (à):

Em uma subestação industrial, a proteção de Média Tensão – MT é realizada por um disjuntor que deve atender a diversas restrições a fim de proceder ao seu ajuste. Com relação a esse tema, afirma-se que a

Com relação a transformadores de força, julgue os itens seguintes.

Um transformador de força isolado a seco é inadequado para uso em instalações de prédios de habitação ou em locais onde há alto risco para a vida das pessoas, pois pode causar incêndios como consequência do material isolante utilizado, em geral, papel.