Questões de Concursos: Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Prepare-se para a prova com questões de Surgimento e Institucionalização do Serviço Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q843858 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Arapongas PR Assistente Social, FAFIPA, 2020

O Serviço Social, a partir do Movimento de Reconceituação, alinha-se à perspectiva teórico crítica, cuja maior expressão é o Materialismo Histórico Dialético (PONTES, 2016). Sobre a categoria totalidade, é CORRETO afirmar que:

12 Q859113 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Cuitegi PB Assistente Social, CPCON, 2020

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico. ( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais. ( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975. ( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

13 Q844892 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Estância Velha RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Em relação ao artigo “A atitude investigativa no trabalho do assistente social”, de Cristina Kologeski Fraga (2010), assinale a alternativa INCORRETA.

14 Q844053 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Assistente Social, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social brasileiro bem como da dimensão investigativa, dos processos de planejamento e da intervenção profissional, julgue os itens a seguir.

I O serviço social é uma especialização do trabalho da sociedade, estando inscrito na divisão social e técnica do trabalho social.
II A doutrina social da igreja constitui um dos referenciais orientadores na emergência do serviço social no Brasil.
III A competência crítica solicita ao assistente social responder às exigências administrativas das instituições contratantes, devendo essas competências serem desempenhadas somente de forma eficaz.
IV Acerca do projeto de trabalho profissional na contemporaneidade, não há espaço para a defesa de um projeto profissional comprometido com os interesses sociais da classe trabalhadora.
V A imprecisão acerca do entendimento do que é assessoria para o serviço social faz com que a assessoria seja entendida como uma supervisão profissional ou como militância política.

Assinale a opção correta.

15 Q844356 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Para Barroco (2010, p. 74) “a presença do conservadorismo moral, no contexto de origem do Serviço Social, é evidenciada: na formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira, através das ideias positivistas”. Sobre o positivismo é INCORRETO afirmar que:

16 Q160258 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE CEBRASPE

O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social, em favor da construção de um paradigma alternativo. Com relação a esse assunto e às influências teórico-metodológicas do serviço social, julgue o item que se segue.

O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social apoiou-se na matriz modernizadora de orientação funcionalista.

17 Q657366 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJPA PA, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.

18 Q842340 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Moreilândia PE Assistente Social, Asconprev, 2020

No que concerne aos Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) A perspectiva de modernização conservadora do Serviço Social tinha uma relação conflituosa com a ideologia desenvolvimentista da autocracia burguesa ditatorial.

( ) A vertente de reatualização do conservadorismo representava a negação do perfil profissional tradicional.

( ) Não se pode explicar a expansão e modernização/refuncionalização do Serviço Social brasileiro sem analisar a dinâmica do regime ditatorial.

( ) Foi no contexto da crise do modelo de desenvolvimento econômico criado pela ditadura militar que surgiram as condições para o surgimento de vertentes críticas do Serviço Social, como a de reatualização do conservadorismo.

19 Q832436 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de São José do Cedro SC Assistente Social, AMEOSC, 2021

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso acerca do Serviço Social e o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social:
(__)A profissão do assistente social passa a existir da manifestação da questão social e das expressões decorrentes da desigualdade social e da combinação positiva entre capital e trabalho.
(__)Os assistentes sociais surgiram para auxiliar o Estado no enfrentamento da questão social. A institucionalização e a legitimação da profissão tiveram origem nas estratégias de intervenção do Estado para administrar os conflitos entre a classe trabalhadora e a classe empresarial.
(__)A incorporação da ciência e das novas tecnologias resultou em um aumento da produtividade do trabalho e em uma diminuição de trabalho vivo, ou seja, de trabalhadores. Tal realidade aumenta o número de miseráveis e o crescimento da pobreza, enquanto se observa a acumulação do capital. Por isso, afirma-se que a questão social é indissociável da sociedade capitalista e que no capitalismo financeiro ela se aprofunda.
(__)Com o passar de algumas décadas, o serviço social adquiriu novas estruturas e se dotou de um arsenal teórico metodológico, técnico operativo e ético-político, tornando-se uma profissão de caráter cauteloso e reservado para garantir o acesso da população aos direitos sociais.
(__)O serviço social tem um caráter extremamente sociopolítico e interventivo, no qual o profissional atua diretamente nas expressões da questão social: desemprego, miséria, falta de acesso aos serviços públicos, como saúde e habitação, atuando em seu enfrentamento, por meio do setor público, privado, Organizações Não Governamentais, e até mesmo em movimentos sociais, como os sindicatos.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima:

20 Q840005 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Prefeitura de Massaranduba SC Assistente Social, FURB, 2020

José Paulo Netto, na década de 90, sintetizou o movimento de reconceituação em três perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e identifique aquela que sintetiza as principais características da vertente denominada reatualização do conservadorismo:
I- Recupera os componentes mais estratificados da herança histórica e conservadora da profissão, nos domínios da (auto)representação e da prática, e os repõe sobre uma base teórico-metodológica que se reclama nova, repudiando simultaneamente os padrões mais nitidamente vinculados à tradição positivista e às referências conectadas ao pensamento crítico-dialético, de raiz marxiana. II- Orienta-se pelo desenvolvimentismo, fundamenta-se, teoricamente, no estrutural-funcionalismo e se preocupa em repassar os programas governamentais para as populações, sem uma crítica à ordem vigente. Pauta-se, portanto, pela perspectiva de manutenção do social estabelecido, em que o desenvolvimento significa superação do atraso, rumo à modernização. III- Fundamenta a tentativa de construção de um Projeto Profissional, através da aproximação com a tradição marxista, que passa a inspirar a busca da renovação teórico-metodológica da ação profissional. Nesse sentido, o profissional age como operador da beneficência, atuando para o alívio dos males sociais decorrentes do processo de industrialização.
É correto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.