Questões de Concursos: Tabela Verdade

Prepare-se para a prova com questões de Tabela Verdade de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q339161 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma seqüência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições.

Considere a seguinte seqüência de proposições:

(1) Se o crime foi perfeito, então o criminoso não foi preso.

(2) O criminoso não foi preso.

(3) Portanto, o crime foi perfeito.

Se (1) e (2) são premissas verdadeiras, então a proposição

(3), a conclusão, é verdadeira, e a seqüência é uma dedução lógica correta.

32 Q340085 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Auditor Fiscal Tributário Municipal I Prova 3, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Considere o argumento seguinte:

Se o controle de tributos é eficiente e é exercida a repressão à sonegação fiscal, então a arrecadação aumenta. Ou as penalidades aos sonegadores não são aplicadas ou o controle de tributos é ineficiente. É exercida a repressão à sonegação fiscal. Logo, se as penalidades aos sonegadores são aplicadas, então a arrecadação aumenta.

 Se para verificar a validade desse argumento for usada uma tabela-verdade, qual deverá ser o seu número de linhas?

33 Q342202 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Tecnologista em Propriedade Industrial Classe A, INPI, CESPE CEBRASPE

P: Se o eleitor tem informação completa e barata sobre os custos e benefícios dos serviços públicos providos, então vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências.

Q: Se o eleitor vota em candidatos cujo plano de governo coincide com suas preferências, então o nível de gasto público reflete a preferência do eleitor.

R: Se os governos tendem a escolher estratégias de tributação que levam o eleitor a subestimar os verdadeiros preços dos serviços públicos providos, então o eleitor é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público ou o nível de gasto público não reflete a preferência do eleitor.

Em relação às proposições acima, julgue os itens subsecutivos.

A negação da proposição “o eleitor é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público ou o nível de gasto público não reflete a preferência do eleitor” é logicamente equivalente a “o eleitor não é induzido a apoiar níveis muito elevados de gasto público e o nível de gasto público reflete a preferência do eleitor.”

34 Q341609 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial. A proposição “O candidato não apresenta deficiências em língua portuguesa ou essas deficiências são toleradas” é logicamente equivalente a “Se o candidato apresenta deficiências em língua portuguesa, então essas deficiências são toleradas”.

35 Q343137 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade

Caso Antonio seja mais alto que o Atanásio e Maurício seja mais baixo que o Antonio, mas não seja o mais baixo dos três, podemos concluir que Atanásio é o mais baixo dos três. Diante da conclusão apresentada, podemos afirmar que ela é:

36 Q341145 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Uma empresa incentiva o viver saudável de seus funcionários. Para isso, dispensa mais cedo, duas vezes por semana, aqueles envolvidos em alguma prática esportiva. Aproveitando a oportunidade, Ana, Bia, Clara e Diana decidiram se associar a uma academia de ginástica, sendo que escolheram atividades diferentes, quais sejam, musculação, ioga, natação e ginástica aeróbica. O intuito é manter a forma e, se possível, perder peso. No momento, o peso de cada funcionária assume um dos seguintes valores: 50 kg, 54 kg, 56 kg ou 60 kg. O que também se sabe é que:

(a) Ana não faz musculação e não pesa 54 kg.

(b) Bia faz ioga e não tem 50 kg.

(c) A jovem que faz musculação pesa 56 kg e não é a Clara.

(d) A jovem com 54 kg faz natação.

Com base nessas informações, é correto afirmar que

Bia é mais pesada que Clara.

37 Q339450 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Analista Judiciário, TJSE SE, CESPE CEBRASPE

Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes. Se a proposição “Os seres humanos sabem se comportar” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Há menos conflitos entre os povos”.

38 Q341335 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Assistente em Ciência, CAPES, CESPE CEBRASPE

Considerando a proposição “O Brasil está, sim, mais próximo de acabar com a impunidade do que estava há dez anos, mas ainda está longe de onde gostaria de estar”, julgue os itens seguintes.

Para que a referida proposição seja verdadeira, devem ser verdadeiras as proposições: “O Brasil está, sim, mais próximo de acabar com a impunidade do que estava há dez anos” e “O Brasil ainda está longe de onde gostaria de estar”.

39 Q341350 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma seqüência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições.

Considere verdadeiras as duas premissas abaixo:

O raciocínio de Pedro está correto, ou o julgamento de

Paulo foi injusto.

O raciocínio de Pedro não está correto.

Portanto, se a conclusão for a proposição, O julgamento de

Paulo foi injusto, tem-se uma dedução lógica correta.

40 Q339110 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Se o produto A é mais caro que o produto B e se o produto C é mais barato que o produto A, mas não o mais barato dos três, pode-se concluir que o produto B é o mais barato dos três. Essa conclusão é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.