Questões de Concursos: Taxas

Prepare-se para a prova com questões de Taxas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

151 Q469495 | Direito Tributário, Taxas, Auditor Fiscal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um município instituiu várias taxas a serem cobradas dos munícipes em razão das seguintes atividades: limpeza dos logradouros públicos, iluminação pública, segurança e prevenção de incêndios.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se subseguem.

Tem respaldo constitucional a cobrança da taxa de incêndio, desde que seja cobrada com vistas a se cobrirem despesas com manutenção dos serviços de prevenção e de extinção de incêndios prestados a cada cidadão.

152 Q468479 | Direito Tributário, Taxas, Gestor Fazendário, SEF MG, NCE

Quanto aos tributos e suas espécies, analise as seguintes afirmativas:

I. A taxa e a contribuição de melhoria são consideradas pela doutrina tributos vinculados.

II. O tributo extra-fiscal é aquele cuja instituição tem por finalidade viabilizar a intervenção do Estado na ordem econômica ou social.

III. De acordo com a classificação que divide os tributos em diretos e indiretos, o ICMS é considerado tributo direto.

São verdadeiras somente as afirmativas:

153 Q469778 | Direito Tributário, Taxas, Consultor Jurídico, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Muitas vezes, o Estado considera preço público o que tem natureza jurídica de taxa, daí as inúmeras inconstitucionalidades reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Acerca de preços públicos e taxas, julgue os itens que se seguem.

As taxas são compulsórias, enquanto os preços públicos têm caráter facultativo.

154 Q470088 | Direito Tributário, Taxas, Agente de Tributos, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Indique abaixo a afirmativa incorreta.

155 Q467368 | Direito Tributário, Taxas, CESPE CEBRASPE

Com base nos princípios gerais que regem o Sistema Tributário Nacional, julgue os itens que se seguem A taxa, contraprestação a uma atividade do poder público, não pode superar a relação de razoável equivalência que deve existir entre o custo real da atuação estatal referida ao contribuinte e o valor que o Estado pode exigir de cada contribuinte, considerados, para esse efeito, os elementos pertinentes às alíquotas e à base de cálculo fixadas em lei. Assim, se o valor da taxa ultrapassar o custo do serviço prestado ou posto à disposição do contribuinte, revelando uma situação de onerosidade excessiva que descaracterize a mencionada relação de razoável equivalência, não se configurará hipótese de ofensa à Constituição Federal.

156 Q210865 | Matemática, Taxas, Farmacêutico, CRF SC, IESES

A taxa de juros de 3% ao mês tem como equivalente semestral em juros compostos a taxa de:

157 Q157923 | Matemática, Taxas, Assistente Administrativo, BRDE, AOCP

Taxa é um índice numérico relativo aplicado sobre um capital para a realização de alguma operação financeira. Um economista, em três situações, afirmou , durante conversas com seus clientes:

Situação 1:120% ao mês com capitalização mensal.
Situação 2: 120% ao ano com capitalização mensal.
Situação 3: 120% ao mês com capitalização mensal corrigida pela taxa inflacionária do período da operação.

Assinale a alternativa que se refere à taxa efetiva.

158 Q922965 | Direito Tributário, Taxas, Advogado OAB, OAB, CESPE CEBRASPE

A taxa de inspeção sanitária cobrada de estabelecimentos que possuem instalações sanitárias, como restaurantes e bares, destinada à realização de fiscalização pelo poder público, tem como fato gerador

159 Q268888 | Matemática, Taxas, Analista Ciências Contábeis, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Augusto fez uma aplicação, no regime de juros compostos, a uma taxa quadrimestral equivalente à taxa anual de 40%. Considerando 1,12 como valor aproximado para 141/3, é correto afirmar que a taxa proporcional, em 12 meses, dessa aplicação é

160 Q467033 | Direito Tributário, Taxas, Analista Administrativo, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Em relação aos tributos e à receita pública, julgue os itens de 97 a 101.

A TAFIC constitui receita da PREVIC a ser recolhida ao Tesouro Nacional em conta vinculada à autarquia e paga em estabelecimento bancário integrante da rede credenciada para o recolhimento de tributos federais. Por ser um tributo exclusivo da PREVIC, essa taxa é um preço público.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.