Questões de Concursos: Tecnologias Educacionais

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11 Q860947 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

12 Q832181 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Sala de Informática Pedagógica, IESES, 2021

Sobre as abordagens do ensino de informática nas escolas, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Modelo instrucionista: o computador, ao ensinar o estudante, assume o papel de máquina de ensinar e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais, porém, no lugar do papel ou do livro, é usado o computador. II. São exemplos do modelo instrucionista: tutoriais e programas de exercício-e-prática. III. Modelo construcionista: nessa abordagem o computador pode dar uma grande contribuição para a formação integral do indivíduo. Nesta perspectiva, ele é utilizado para enriquecer ambientes de aprendizagem. É empregado como uma ferramenta educacional, permitindo aos alunos resolverem problemas de uma forma significativa. Neste caso propicia, ao aluno a construção do conhecimento a partir de suas próprias ações. IV. São exemplos do modelo construcionista: atividades com ambientes de aprendizagem ativa, onde o educando testa as suas próprias teorias e hipóteses. O erro permite uma reformulação reflexiva do processo e depuração, promovendo aprendizagem e desenvolvimento.

13 Q837054 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Prefeitura de Pedrão BA Auxiliar de Classe, IDCAP, 2021

As salas multifuncionais são espaços preparados para crianças que precisam de atendimento educacional especializado, em razão de alguma limitação física ou intelectual. Qual é o objetivo de se dedicar atenção e metodologias especializadas a essas crianças?

14 Q860949 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Iniciativas educacionais e culturais têm procurado minimizar a discrepância no acesso às tecnologias da informação e comunicação por meio da utilização das mídias nos processos educacionais.

15 Q860945 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

As vantagens da integração das tecnologias na educação incluem o acesso e a produção de informação, a promoção da comunicação a distância e das formas de interação social e a possibilidade de serem utilizadas como ferramenta para o trabalho colaborativo.

16 Q860946 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social, tanto no trabalho corporativo como na educação, criando lacunas para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

17 Q860953 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

A TV Escola e o Salto para o Futuro, iniciativas criadas na década de 90 do século passado pelo governo federal e ainda em atividade e disponíveis nas escolas públicas, são exemplos de políticas públicas de comunicação e educação.

18 Q860952 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue o item a seguir.

O Projeto Minerva foi um serviço de radiodifusão educativa do Ministério da Educação que visava qualificar a mão de obra e preparar alunos para o vestibular. Foi implementado como solução, em curto prazo, para os problemas de desenvolvimento econômico do país.

19 Q882654 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transformaram significativamente o campo da educação. Elas oferecem novas possibilidades para a prática pedagógica, permitindo métodos de ensino mais dinâmicos, interativos e personalizados. Com base nas informações, assinale a alternativa que apresenta uma das principais vantagens do uso das TIC na educação.

20 Q916766 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Instrutor de Inclusão Digital, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A lei no 14533/2023, com suas alterações, institui a Política Nacional de Educação Digital. De acordo com essa lei, constituem fontes de recursos para financiamento da Política Nacional de Educação Digital, entre outros, as doações:
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