Questões de Concursos: Tendências Pedagógicas

Prepare-se para a prova com questões de Tendências Pedagógicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q57152 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.

12 Q57153 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.

13 Q57145 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.

14 Q57147 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.

15 Q57148 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias  adotadas  devem  ser  pautadas  pelo  tecnicismo  e  pela  pedagogia liberal.  

16 Q57149 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.

17 Q57151 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  abordagem  crítico‐superadora,  produzida  à  luz  da  pedagogia  histórico‐crítica,  defende  a  necessidade  de  aulas  de  educação  física  que  enfatizem  o  desenvolvimento da aptidão física dos alunos. 

18 Q57154 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

19 Q57146 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.

20 Q57150 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE CEBRASPE

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  partir  de  uma  visão  de  historicidade,  os  conteúdos  curriculares  da  educação  física  pressupõem  uma  compreensão  de  cultura  corporal  inesgotável  e  provisória.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.