Início

Questões de Concursos Teorias da Comunicação

Resolva questões de Teorias da Comunicação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q844395 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria da persuasão, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É baseada em aspectos psicológicos. II - Baseia-se na ideia de que a mensagem enviada pela mídia é assimilada imediatamente pelo indivíduo. III - Sustenta que o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sociocultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q844843 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

O prefeito do município de Arapongas - PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q840672 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria culturológica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
I - Foi desenvolvida primeiramente por Lasswell. II - Sustenta a ideia de que a mídia não produz uma padronização cultural, mas sim, se baseia em uma padronização já existente nas sociedades, que surge a partir de certas características (humanísticas, nacionais, religiosas). III - Foi desenvolvida no final do século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q142546 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Analista Judiciário Jornalista, TRT 23a REGIÃO, FCC

Cooley, Mead e Park, entre outros, desenvolveram a tese de que a sociedade não pode ser estudada fora dos processos de interação entre as pessoas, é constituída simbolicamente pela comunicação. A vida social não se mantém por conta de nenhuma dinâmica interna ou requisito sistêmico, mas sim pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar seu contexto vital e responder praticamente aos estímulos de que são destinatários. (As teorias da Comunicação, Rüdiger, Francisco. 1.ed. 2010)

Essa tese foi desenvolvida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q845019 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Analista Legislativo, FCC, 2020

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q658487 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q844447 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria do agendamento, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligência elementos específicos dos cenários públicos. II - As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os “mass media” incluem ou excluem do seu próprio conteúdo. III - O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflete de perto a ênfase atribuída pelos “mass media” aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q843331 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É também conhecida como “Teoria da bala Mágica”. II - Faz parte do contexto da “Comunicação de Massa”. III - Seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q839977 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Sobre a Hipótese do Agenda-Setting, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q657518 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, FADESP, 2020

Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q843497 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria crítica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Foi desenvolvida pelos teóricos da Escola de Frankfurt. II - Tem forte cunho antimarxista. III - Seu ponto de partida é a análise do sistema da economia de mercado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q845559 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, ALEPI Consultor Legislativo Comunicação Social, COPESE, 2020

Friedland e Campbell (2009) enumeram três características da Escola de Sociologia de Chicago que podem servir de inspiração para o jornalismo: a) a procura de abordagens criativas no trabalho de investigação; b) a preocupação em realizar pesquisas não apenas para estudar a sociedade, mas também mudá-la; c) a busca por uma linguagem simplificada e acessível aos leitores, inclusive com a exploração de recursos gráficos.
O pensador mais proeminente da Escola de Sociologia de Chicago, considerado um dos primeiros teóricos do jornalismo, que desenvolveu uma abordagem de pesquisa empírica voltada à observação das relações interpessoais no contexto urbano, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q843960 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Câmara de Vinhedo PR Assessor de Imprensa, Avança SP, 2020

No que se refere à teoria empírica de campo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É também conhecida como “Teoria de Efeitos Limitados”. II - Fundamenta-se em aspectos estritamente morais e normativos. III - Baseia-se na ideia de que a mídia exerce influência social ilimitada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q841667 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Nos anos 1960, um livro propôs uma análise estruturalista dos meios de comunicação, num momento em que vários paradigmas divergiam sobre o tema. Para o seu autor, a teoria crítica frankfurtiana via os processos de comunicação com negatividade, do outro, correntes como a funcionalista norte-americana e a midialógica de McLuhan entendiam as mudanças na comunicação como um processo virtuoso, derivado da democratização e da integração cultural. O livro e o autor são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q943692 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Dona Maria é uma simpática senhora de 60 anos que todos os dias lê seu jornal pela manhã, bem cedo, e depois, passa a comentar os fatos com os clientes de seu pequeno bar. Um dia, ela comentou sobre o roubo ao caixa eletrônico do banco do bairro vizinho, conforme descrito no jornal, mas o cliente - um vigilante bancário - explicou a ela o que teria realmente acontecido, contestando informações que Dona Maria apresentava (que havia retirado do jornal). Muito espantada com tal fato, Dona Maria respondeu que ele estava errado e que todas as informações dela sobre o roubo eram verídicas, pois estavam no jornal.
Com base no texto acima, qual Teoria do Jornalismo explica a visão de Dona Maria sobre o Jornalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q943691 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Complete as lacunas abaixo, relacionando as informações sobre cada pesquisa com a Teoria do Jornalismo utilizada como referencial teórico e metodológico.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q967260 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

É admissível crer-se que ações de comunicação não se restrinjam a uma pura transmissão de conteúdos. Em suas relações a outras áreas de expressão humana e social, a comunicação se inter-relaciona à arte, sem que a ela venha a se confundir. Comunicador e artista não são, necessariamente, uma só e mesma pessoa.

Dentre as opções abaixo, assinale a que, ao contrastar uma e outra, propõe de maneira adequada sua possível inter- relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q967259 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

Entre os estudos dedicados à recepção de mensagens figura a hipótese de agenda ou agenda-setting. Com esta designação, está-se propondo o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q979600 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Educação Física Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Betti (2001) a relação do esporte com a mídia é pautada por uma série de fatores e interesses que estabelecem o que ele chama de esporte da mídia, tendo a televisão como a mídia mais importante. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do esporte da mídia apontada por esse autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1007913 | Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Leia o texto a seguir. “A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade (...) caracterizada pela globalização das atividades econômicas decisivas do ponto de vista estratégico; por sua forma de organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade no emprego e a individualização da mão de obra. Por uma cultura de virtualidade real construída a partir de um sistema de mídia onipresente, interligado e altamente diversificado. E pela transformação das bases materiais da vida – o tempo e o espaço – mediante a criação de um espaço de fluxos e de um tempo intemporal como expressões das atividades e elites dominantes.” (CASTELLS, 2000)

A nova forma de sociedade a que se refere o texto acima é denominada pelo autor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.