Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q904492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Privilegiamos o aspecto sociocultural das crenças e expressões religiosas em função de nossa preocupação inicial: o que pode ser considerado uma contribuição da religião para a humanidade do século XXI?” (Hontart, 2003, p. 20).

Fonte: Hontart, François. Mercado e religião. São Paulo. Editora Cortez.2003.


Analise as proposições a seguir considerando a imersão do social no sagrado.


I- Uma das contribuições da religião para a humanidade do século XXI é a descoberta da globalização do real, isto é, da harmonia entre o cosmos e o gênero humano bem como de uma ordem social como exigência do bem-estar coletivo da humanidade.


II- A visão do universo como um conjunto em que não há fronteiras entre o sagrado e a vida cotidiana da humanidade distinguiu muitas sociedades na história.


III- Para os pós-modernistas, a religião garante a sua legitimidade ao dar ênfase aos dogmas e moralizar crenças sistemáticas, construindo um universo de sacralidade.


É CORRETO o que se afirma em:

22 Q904494 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O ensino religioso vem paulatinamente sendo consolidado no currículo da educação básica como uma disciplina humanizadora e que contribui para a formação da cidadania”. (Gabriel, 2024)

Fonte: Gabriel, Fábio Antônio; Júnior, Alfredo Moreira da Silva; Pereira, Ana Lúcia. O ensino religioso na base nacional comum. . In: Revista Temas em Educação UFPB. Vol. 33. N 1 2024.)


Considerando o ensino religioso no Brasil e a Base Nacional Comum Curricular analise as proposições a seguir.


I- O ensino religioso conquista na Base Nacional Comum Curricular o prestígio de área do conhecimento. Desta forma, é importante a defesa de prática de ensino comprometida com a diversidade religiosa e um proselitismo que legitime também o trabalho com doutrinas e catequese.


II- As aulas de ensino religioso representam um espaço fundamental para que o professor promova entre os seus alunos um viés missionário, valorizando a conversão e pautando o seu fazer docente como um aprofundamento das atividades desenvolvidas no interior das instituições religiosas.


III- O diálogo entre ensino religioso e direitos humanos é primordial na prática docente porque é um canal de combate a situação de injustiça, intolerância e discriminação, garantindo às pessoas os direitos mínimos a serem respeitados.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

23 Q904496 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Tendo como premissa o candomblé, analise as proposições a seguir.


I- Na Bahia, no século XIX, apesar de existir espaço para participação dos vários grupos sociais e africanos de diversas origem, cada candomblé possuía características diferentes e modos diversos de professar a fé, cuja diferenciação era feita com base nas tradições religiosas de diferentes localidades africanas.


II- A umbanda é uma manifestação religiosa genuinamente africana, não admite o sincretismo e caracteriza-se pela prática de um culto que oferece oferendas aos ancestrais.


III- Os candomblés de angolas que cultuam os orixás, que são divindades tipicamente iorubas influenciaram fortemente a criação da umbanda no sudeste brasileiro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, no século XX.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

24 Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências:

25 Q904500 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“A nossa história foi tecida pela presença de escravos originários do credo islâmico”. (COSTA, 2002)

Fonte: COSTA, Sebastião Heber Vieira. Em nome de Alá: algumas notas sobre a presença mulçumana entre os escravos da Bahia. in SYLVANA, Brandão (Organizadora) Histórias das Religiões no Brasil. Vol.2. Recife. Editora Universitária. UFPE. 2002.

Tendo como premissa a presença do islamismo em solo baiano, avalie as assertivas a seguir.


I- O islamismo espalhou-se de forma própria na Bahia e seus seguidores eram geralmente os negros que possuíam maior grau de instrução, em suas reuniões de oração, tanto na vida privada, como nas mesquitas o uso do tecebá era uma marca do sagrado.


II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.


III- A função agregadora do Islã foi a solidariedade entre as etnias negras, na Bahia, ajudando a promover a unidade entre muitos escravos e até entre os libertos africanos.


É CORRETO o que se afirma em:

26 Q904501 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino religioso no Brasil teve sua origem ligada ao processo de colonização, fruto de um projeto que uniu a cruz, poder espiritual e a espada, poder temporal no contexto do século XVI.

Avalie as assertivas a seguir, considerando o ensino religioso na América portuguesa.


I- O ensino destinado aos próprios religiosos, aos filhos de colonos e aos indígenas dava consistência ao projeto de uniformização da consciência com base num fundamento comum cristão e clássico.


II- Ensinar era próprio da Igreja: vivo, autêntico e perene magistério instituído por Jesus Cristo, fazendo-se prática cotidiana do clero; o colégio foi expressão instrumental de pregação e conservação da fé e o ensino tinha característica dogmática.


III- Apesar do protagonismo, em geral ignorado ou silenciado de franciscanos, beneditinos entre outras ordens religiosas e do empreendimento jesuítico frente aos nativos, a hegemonia do ensino religioso na América portuguesa entre os séculos XVI e meados do século XVIII foi dos franciscanos.


É CORRETO o que se afirma em:

27 Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005.

( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores.
( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores.
( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso.
( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso.
( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

29 Q898871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um dos pilares da colonização, tendo sido conduzida principalmente por ordens religiosas, como os jesuítas. Esse processo envolveu a tentativa de conversão das populações indígenas ao cristianismo, integrando-as à cultura europeia. Diante disso, qual das alternativas a seguir melhor caracteriza as implicações da evangelização no Brasil colonial?

30 Q904503 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nos séculos XVII e XVIII, “calundu representava a prática de curandeirismo e uso de ervas com ajuda de métodos de adivinhação e possessão.” ( 2009. p. 156) MATTOS,

Fonte: MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura afro-brasileira. SP. Contexto. 2009. p.156.


Sobre esta prática assinale a alternativa CORRETA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.