Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q904501 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino religioso no Brasil teve sua origem ligada ao processo de colonização, fruto de um projeto que uniu a cruz, poder espiritual e a espada, poder temporal no contexto do século XVI.

Avalie as assertivas a seguir, considerando o ensino religioso na América portuguesa.


I- O ensino destinado aos próprios religiosos, aos filhos de colonos e aos indígenas dava consistência ao projeto de uniformização da consciência com base num fundamento comum cristão e clássico.


II- Ensinar era próprio da Igreja: vivo, autêntico e perene magistério instituído por Jesus Cristo, fazendo-se prática cotidiana do clero; o colégio foi expressão instrumental de pregação e conservação da fé e o ensino tinha característica dogmática.


III- Apesar do protagonismo, em geral ignorado ou silenciado de franciscanos, beneditinos entre outras ordens religiosas e do empreendimento jesuítico frente aos nativos, a hegemonia do ensino religioso na América portuguesa entre os séculos XVI e meados do século XVIII foi dos franciscanos.


É CORRETO o que se afirma em:

32 Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado:

33 Q898872 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

As igrejas, enquanto instituições religiosas, desempenham um papel central em muitas sociedades, tanto como centros de culto quanto como espaços de interação social, cultural e política. Considerando essa multiplicidade de funções, qual das alternativas a seguir melhor descreve o papel contemporâneo das igrejas em contextos de crescente pluralismo religioso e secularização?

34 Q904504 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Desde o século XVII desenvolveu-se no puritanismo inglês uma linha de piedade que se sedimentou literariamente numa vasta literatura de edificação.” (SCHNEIDER, 2014. p. 517)

Fonte: SCHNEIDER, Hans. O protestantismo. InKaufman, Thomas; Kottije, Raymund; Moeller, Bernd; Wolf, Hubert (orgs.). História Ecumênica da Igreja– da idade média até o início da idade moderna tradução de Irineu J. Rabuske. SP. Loyola. 2014. p. 517.

Considerando o pietismo, analise as proposições a seguir.


I- O pietismo foi o mais significativo movimento evangélico de reforma desde o século XVI ajudando a formar a vida eclesiástica e a sua denominação está ligada ao movimento de reforma iniciado por Spener dentro do luteranismo alemão.


II- Com Spener, o pietismo transformou-se num movimento bíblico e exclusivamente eclesial, sem participação de leigos e tinha como objetivo o desenvolvimento de práticas fundamentadas na piedade.


III- O movimento pietista, em toda sua dimensão, unificou o mundo dos evangélicos e erradicou o perigo da separação entre seguidores do movimento e autoridades eclesiais.


É CORRETO o que se afirma em:

35 Q898873 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os padrões da cultura religiosa influenciam profundamente a organização social e as práticas culturais de diferentes grupos ao longo da história. No entanto, em contextos contemporâneos, esses padrões são frequentemente desafiados e ressignificados. Considerando as dinâmicas entre tradição e modernidade, qual das alternativas abaixo melhor descreve como os padrões da cultura religiosa se transformam em sociedades plurais e globalizadas?

36 Q904505 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a história do ensino religioso no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Com o advento da república, o Estado passou a ser laico e o ensino religioso perdeu no seu exercício a sua sacralidade, privilegiou uma educação religiosa que, desde as origens do período republicano, estava antenada com uma prática docente que valorizava os direitos do homem e do cidadão.


II- O ensino religioso, estabelecido a partir da migração da religião para a escola como uma estratégia de garantir a manutenção da cristandade, foi erradicado, no Brasil, com a proclamação da República e esta é uma das características do ensino religioso apenas no período imperial.


III- Historicamente, a gênese do ensino religioso nas escolas brasileiras ocorreu em aulas de religião, nas quais os professores podiam ser representantes do clero, religiosos ou seminaristas e tinham como modelo didático-pedagógico a catequese e a vida sacramental.


É CORRETO o que se afirma em:

37 Q904506 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Sobre a cristandade no mundo europeu é CORRETO afirmar que:

38 Q898876 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No contexto da Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, um dos principais desafios é promover o diálogo inter-religioso e a convivência pacífica em sala de aula. Considerando esse objetivo, qual prática pedagógica a seguir melhor contribui para a construção de um ambiente de respeito mútuo entre os estudantes, de acordo com os princípios de uma educação inclusiva e pluralista?

39 Q910396 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A coordenação pedagógica escolar organizou uma Semana de Promoção da Cultura da Paz no ambiente escolar. O professor do componente curricular Ensino Religioso – 8º Ano – integrou o projeto e foi orientado a desenvolver o tema da cultura da paz a partir da apresentação de líderes religiosos que se comprometeram com a pacificação. A partir dessas orientações, ele escolheu o líder Mahatma Gandhi.
Assinale a alternativa que apresenta a prática pela qual Mahatma Gandhi é reconhecido como um líder religioso que promoveu a paz.

40 Q898877 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O ensino de Ciências da Religião abrange não apenas a compreensão dos sistemas de crença, mas também suas manifestações culturais. Considerando a importância de respeitar e valorizar a diversidade cultural no ambiente escolar, qual das práticas pedagógicas a seguir melhor aborda o tema das manifestações culturais religiosas em uma perspectiva crítica e inclusiva?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.