Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

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61 Q898879 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A compreensão das manifestações culturais, no contexto da Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, exige uma abordagem crítica que integre a diversidade religiosa e sua relação com as práticas culturais de diferentes grupos. Qual prática pedagógica abaixo melhor contribui para que os alunos reconheçam a inter-relação entre manifestações religiosas e culturais, respeitando as particularidades de cada grupo?

62 Q910400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Eid al Fitr é o nome árabe da celebração muçulmana conhecida como “a festa do fim do jejum”, pois nela se celebra o final do Ramadã.
Assinale a alternativa que apresenta o sentido religioso desse ritual, o qual deverá ser apresentado pelo professor de Ensino Religioso.

63 Q910401 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

As diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas consistem em: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição. Ao tratar didaticamente essas ideias de imortalidade, o docente de Ensino Religioso poderá agrupar as religiões de acordo com a ideia comum de imortalidade que elas compartilham.
Considerando essa orientação didática, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a ideia de imortalidade e a tradição religiosa agrupadas pela professora à respectiva crença de imortalidade.

COLUNA I
1. Ancestralidade
2. Ressurreição
3. Reencarnação
COLUNA II
(    ) Islamismo
(    ) Sikhismo
(    ) Candomblé

Assinale a sequência correta

64 Q901601 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Levando em conta a unidade temática "Manifestações Religiosas", avalie as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Os ritos religiosos são práticas individuais que não envolvem gestos ou narrativas.


(__) Líderes religiosos exercem funções que podem repercutir sobre outras esferas sociais, como política e educação.


(__) As doutrinas religiosas orientam as formas de relacionamento com a(s) divindade(s) e com a natureza.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

65 Q899864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um curso de Formação de Professores, discute-se a importância da metodologia de ensino de Ciências da Religião. Qual das seguintes abordagens metodológicas é mais eficaz para promover uma compreensão crítica e interdisciplinar das diferentes tradições religiosas entre os alunos?

66 Q897836 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a história do Ensino Religioso no Brasil.

1. No período denominado Brasil Colônia, o Ensino Religioso tinha como objetivos a catequização dos povos originais e a conversão dos grupos africanos residentes no Brasil.

2. Com a promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, em 1891, o Ensino Religioso tornou-se facultativo nas escolas.

3. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a proibição da promoção de doutrinas de qualquer religião por parte do Estado.

4. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ficou estabelecido que a matrícula é obrigatória na disciplina de Ensino Religioso e ministrada por professor com formação religiosa.

5. A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 e a Resolução CNE/CEB nº 07/2010 reconheceram o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, de nove anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

67 Q897837 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo sobre o artigo 5ºda Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
“É inviolável a liberdade de ..................... e de crença sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. […] Também “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades ................. e militares de internação coletiva”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

68 Q904493 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Ao trabalhar com o 9º ano do Ensino Fundamental, o professor de Ensino Religioso tem como objetivo desenvolver princípios e valores éticos capazes de construir uma fraternidade universal em uma sociedade plural como a brasileira. Desta forma, em seu exercício docente, ele deve privilegiar uma prática que:

69 Q897838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Ensino Religioso, de acordo como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018):

1. Busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades.
2. Trata-se de um instrumento útil e necessário para evitar a utilização do Ensino Religioso como instrumento de alienação política e ideológica.
3. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz.
4. Tem por finalidades a formação intelectual e científica dos educandos, na medida em que fomenta a aprendizagem cultural como princípio básico à vida comunitária.
5. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

70 Q897839 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Certamente, entre os objetivos do Ensino Religioso atualmente, destacam-se as reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, explorando os conteúdos de maneira interdisciplinar, com atividades que estimulem o diálogo e o respeito entre as religiões.
Diante disso, a disciplina pode ser ministrada de forma ................................... , ou seja, abordando temas de uma determinada religião. Muitas escolas particulares adotam esse modelo de ensino, no qual, a escolha de quem realiza a matrícula, tem consciência da modalidade. Contudo, a disciplina também pode ser oferecida de forma ............................ , ou seja, são ministrados conteúdos sobre os principais grupos religiosos existentes.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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