Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

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21 Q906155 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do conhecimento da produção artística dos alunos, o docente responda às seguintes perguntas:

O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?

Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.

Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte

22 Q906156 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os processos avaliativos em Artes são mais complexos do que os de outras áreas de atuação, pois, em geral, exigem maior sensibilidade do professor.
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.

23 Q897463 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ponto, linha, luz, sombra e volume são alguns elementos básicos das artes visuais que permitem criar um ritmo na composição visual, trazendo sensação de movimento, que pode se dar de forma regular, com a repetição de formas, ou irregular, com variações ou quebra nas repetições.

A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

24 Q881914 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O objetivo de uma avaliação transformadora é que seus resultados se configurem como um diagnóstico para que, a partir dessa análise da realidade em sala de aula, possam ser tomadas decisões no sentido de superar eventuais problemas de aprendizagem apresentados pelos estudantes. Já o portfólio é uma estratégia didática reconhecida em diferentes abordagens contemporâneas do ensino de Arte na escola como um instrumento que pode ou não servir à avaliação dos estudantes. Acerca da utilização do portfólio como estratégia para uma avaliação transformadora no ensino escolar de Arte, assinale a alternativa correta.

25 Q901201 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um seminário sobre a BNCC em Queimadas-PB, discutiu-se como as competências e habilidades específicas para o ensino de artes podem ser desenvolvidas nas escolas. Avalie as afirmativas a seguir:

1. A BNCC propõe que o ensino de artes deve desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e criticar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

2. A criatividade e a expressão pessoal são competências centrais na BNCC, sendo incentivadas através de práticas pedagógicas que valorizam a experimentação e a inovação.

3. A BNCC prioriza a técnica e a reprodução fiel de obras consagradas, em detrimento da expressão criativa e da autonomia do aluno.

4. A educação em artes, segundo a BNCC, deve integrar diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais, para promover uma formação integral.

5. As habilidades desenvolvidas no ensino de artes, conforme a BNCC, incluem a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade de ideias e formas de expressão.

Alternativas:

26 Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.

27 Q906145 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.

28 Q906146 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da relação entre danças circulares, ancestralidade e educação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Danças como a ciranda, o jongo, a roda de capoeira ou o samba de roda do Recôncavo Baiano são tradições de roda que fazem parte da experiência e da memória coletiva e expressam a pluralidade da cultura brasileira.
( ) As danças circulares são transmitidas de geração em geração, pela oralidade, corporeidade e gestualidade, permitindo valorizar a memória dos que as transmitiram e transmitem.
( ) As danças de roda, vivificadas no tempo presente pelos corpos de mulheres, homens e crianças, assumem significados e sentidos próprios, atualizando seus contextos sociais, políticos, espirituais e emocionais.

As afirmativas são, respectivamente,

29 Q906149 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das linguagens artísticas.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

30 Q897971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

As artes na escola oferecem seguramente oportunidades de produzir e apreender conhecimentos quando os procedimentos de apreciação de obras de arte, da sua contextualização e da criação plástica / poética acontecem de forma articulada. Nesse processo a contextualização da obra de arte começa com:
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