Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

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11 Q907960 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Em relação ao estudo da Geografia no Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular, ao abordar o trabalho com os estudantes nos Anos Iniciais destaca a ênfase nos "lugares de vivência".
Considerando o estudo da Geografia na BNCC para os anos iniciais, avalie as afirmativas a seguir.
I. É importante, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento da capacidade de leitura por meio de fotos, desenhos, plantas, maquetes e as mais diversas representações, para oportunizar que os alunos desenvolvem a percepção e o domínio do espaço.
II. O estudo da Geografia no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em articulação com os saberes de outros componentes curriculares e áreas de conhecimento, concorre para o processo de alfabetização e letramento e para o desenvolvimento de diferentes raciocínios.
III. A ênfase nos lugares de vivência, dada no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, oportuniza odesenvolvimento de noções de pertencimento, localização, orientação e organização das experiências e vivências em diferentes locais.
É correto o que se afirma em

12 Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é

13 Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...].

ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394.


No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os

14 Q911224 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Documento Curricular do Tocantins para o ensino fundamental de Geografia da área de Ciências Humanas e Ensino Religioso “propõe um novo estudo para a geografia escolar, no qual o educando consiga desenvolver um pensamento espacial e através disso, construir um raciocínio geográfico, para que a partir daí, compreenda as diferentes situações geográficas que ocorrem na esfera local e no mundo como um todo” (p.17). Segundo o referido documento, a construção do raciocínio geográfico requer o domínio de sete princípios geográficos, que são:

15 Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada?

16 Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”.

(MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.)


A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta.

17 Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre.
Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental.

18 Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da

19 Q898932 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No ensino de Geografia, desenvolver a compreensão espacial e o pensamento crítico dos alunos é essencial para que eles possam interpretar e analisar a organização do espaço geográfico. Uma estratégia metodológica eficaz para alcançar esse objetivo é o uso de mapas mentais. Qual é a principal contribuição pedagógica dos mapas mentais para a compreensão espacial e o pensamento crítico geográfico?

20 Q898933 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A diversificação dos métodos e técnicas didáticas é essencial para o ensino de Geografia, uma vez que permite atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Considerando essa diversidade, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica uma estratégia eficaz para o ensino de Geografia?
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