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Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q898930 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As metodologias ativas têm se destacado no ensino de Geografia por promoverem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Uma das abordagens que permite maior interação com o espaço geográfico e uma compreensão mais crítica do território é o uso de trabalhos de campo. Qual é o principal objetivo pedagógico de integrar o trabalho de campo às práticas de ensino de Geografia?
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12Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é
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13Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco.
A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como
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14Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Leia o excerto a seguir.

“É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130.

Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia.
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15Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre.
Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental.
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16Q994870 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina?
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17Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação
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18Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

[...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...].

ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394.


No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os
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19Q906206 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), compreende o Raciocínio Geográfico como um formato de execução do pensamento espacial, aplicando-se determinados cânones na finalidade de compreensão dos aspectos primordiais da realidade como, por exemplo, a localização e a distribuição dos fatos e/ou fenômenos na superfície terrestre junto à organização do território e as ligações existentes entre os componentes físico-naturais e as intervenções humanas. No aporte desse documento, tem-se a organização do Raciocínio Geográfico em 7 princípios, ou pontos centrais.


Disponível em: https://www.uece.br/eventos/conexaocomciencia2021


Com relação aos princípios que norteiam essa forma de raciocínio, analise as afirmativas a seguir.

I. A localização refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre.

II. A analogia é apresentada como a capacidade de comparação dos fenômenos geográficos a outros fenômenos, possibilitando identificar semelhanças ou diferenças.

III. A conexão é o princípio que permite identificar a forma como se estruturou o espaço segundo as regras da sociedade que o construiu e o produziu.

Está correto o que se afirma em
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20Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real?
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21Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”.

DIAS, 2020. [Adaptado].

Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas:
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22Q898933 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A diversificação dos métodos e técnicas didáticas é essencial para o ensino de Geografia, uma vez que permite atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Considerando essa diversidade, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica uma estratégia eficaz para o ensino de Geografia?
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23Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada?
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24Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de
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25Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”.

(MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.)


A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta.

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26Q906211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao refletir sobre a Cartografia Escolar para o ensino de Geografia contemporâneo é preciso pensar essa interface a partir de novas formas de ensinar e de aprender no século XXI. A multimodalidade e os multiletramentos são possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na atualidade.

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315

Avalie se a discussão do tema apresentado deve:


I. perceber que a vida atual em sociedade é algo permeado pela fluidez e desterritorialização, onde a população vive o local e o global ao mesmo tempo;

II. entender a pedagogia dos multiletramentos a partir de suas características fortemente vinculadas às “novas” organizações sociais e às novas mídias e tecnologias, que surgem e diversificam as formas de linguagem.

III. compreender que a multimodalidade atravessada pela simultaneidade de duas ou mais modalidades de comunicação, em um recurso ou objeto de análise, propicia “novas” formas de produção, sistematização e apresentação.


Está correto o que se afirma em
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27Q994268 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Com a finalidade de representar e interpretar o mundo em permanente transformação relacionando componentes da sociedade e da natureza, ___________________ se constitui como uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplicar determinados princípios e compreender aspectos fundamentais da realidade.

O termo que completa corretamente o texto acima é:
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28Q898932 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No ensino de Geografia, desenvolver a compreensão espacial e o pensamento crítico dos alunos é essencial para que eles possam interpretar e analisar a organização do espaço geográfico. Uma estratégia metodológica eficaz para alcançar esse objetivo é o uso de mapas mentais. Qual é a principal contribuição pedagógica dos mapas mentais para a compreensão espacial e o pensamento crítico geográfico?
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29Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da
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30Q911224 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Documento Curricular do Tocantins para o ensino fundamental de Geografia da área de Ciências Humanas e Ensino Religioso “propõe um novo estudo para a geografia escolar, no qual o educando consiga desenvolver um pensamento espacial e através disso, construir um raciocínio geográfico, para que a partir daí, compreenda as diferentes situações geográficas que ocorrem na esfera local e no mundo como um todo” (p.17). Segundo o referido documento, a construção do raciocínio geográfico requer o domínio de sete princípios geográficos, que são:
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