Início Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q898930 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024As metodologias ativas têm se destacado no ensino de Geografia por promoverem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Uma das abordagens que permite maior interação com o espaço geográfico e uma compreensão mais crítica do território é o uso de trabalhos de campo. Qual é o principal objetivo pedagógico de integrar o trabalho de campo às práticas de ensino de Geografia? ✂️ a) Coletar dados precisos e exatos para criar mapas cartográficos acadêmicos. ✂️ b) Substituir as aulas teóricas por atividades práticas, eliminando a necessidade de conceitos abstratos. ✂️ c) Incentivar os alunos a desenvolverem habilidades técnicas de medição e georreferenciamento. ✂️ d) Proporcionar aos alunos uma experiência direta com o espaço geográfico, favorecendo a compreensão crítica da relação entre sociedade e natureza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é ✂️ a) concebido por um quadro único, formado por objetos naturais. ✂️ b) formado por um conjunto de sistemas de objetos e sistema de ações. ✂️ c) estabelecido por relações sociais de produção com propósitos deterministas. ✂️ d) constituído por um sistema de relações interdependentes de sistemas naturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco. A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como ✂️ a) ensino híbrido, envolvendo atividades presenciais e on-line. ✂️ b) estudo dirigido, promovendo estudos orientados a partir de questões. ✂️ c) trabalho de campo, possibilitando a observação no local a ser estudado. ✂️ d) análise laboratorial, permitindo o tratamento de dados coletados via metodologia específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Leia o excerto a seguir. “É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130. Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento. Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia. ✂️ a) Livro didático, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático. ✂️ b) Currículo escolar, construído a partir de normas nacionais. ✂️ c) Processo formativo, desenvolvido a partir da interação professor-aluno. ✂️ d) Arcabouço opinativo, embasado em critérios e argumentos da opinião pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre. Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental. ✂️ a) Apresentação em cartaz com histogramas de dados socioeconômicos. ✂️ b) Jogral com músicas e poemas sobre o desemprego estrutural no Brasil. ✂️ c) Podcast sobre a evolução do uso e da ocupação do solo no cerrado brasileiro. ✂️ d) Vídeo interpretando telejornal, com matéria sobre as Unidades de Conservação no país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q994870 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina? ✂️ a) A ABP restringe a aprendizagem a conteúdos específicos, facilitando a memorização dos alunos. ✂️ b) A ABP desconsidera a importância do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) A ABP permite que os alunos desenvolvam habilidades como pesquisa, análise de dados e trabalho em equipe. ✂️ d) A ABP torna o ensino de Geografia mais teórico e menos prático. ✂️ e) A ABP é uma metodologia complexa e difícil de implementar em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação ✂️ a) política-sociedade. ✂️ b) natureza-escala. ✂️ c) espaço-tempo. ✂️ d) homem-espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. [...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...]. ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394. No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os ✂️ a) conhecimentos prévios. ✂️ b) princípios geográficos. ✂️ c) conceitos científicos. ✂️ d) saberes docentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q906206 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), compreende o Raciocínio Geográfico como um formato de execução do pensamento espacial, aplicando-se determinados cânones na finalidade de compreensão dos aspectos primordiais da realidade como, por exemplo, a localização e a distribuição dos fatos e/ou fenômenos na superfície terrestre junto à organização do território e as ligações existentes entre os componentes físico-naturais e as intervenções humanas. No aporte desse documento, tem-se a organização do Raciocínio Geográfico em 7 princípios, ou pontos centrais. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/conexaocomciencia2021 Com relação aos princípios que norteiam essa forma de raciocínio, analise as afirmativas a seguir. I. A localização refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre. II. A analogia é apresentada como a capacidade de comparação dos fenômenos geográficos a outros fenômenos, possibilitando identificar semelhanças ou diferenças. III. A conexão é o princípio que permite identificar a forma como se estruturou o espaço segundo as regras da sociedade que o construiu e o produziu. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real? ✂️ a) Gamificação. ✂️ b) Estudo dirigido. ✂️ c) Leitura de mapa. ✂️ d) Trabalho de campo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 21Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”. DIAS, 2020. [Adaptado]. Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas: ✂️ a) organizacional, temporal e espacial. ✂️ b) associações, nós e especialidades. ✂️ c) espacial, lógica e relacional. ✂️ d) temporal, absoluta e relativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q898933 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024A diversificação dos métodos e técnicas didáticas é essencial para o ensino de Geografia, uma vez que permite atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Considerando essa diversidade, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica uma estratégia eficaz para o ensino de Geografia? ✂️ a) Utilizar exclusivamente aulas expositivas para transmitir conteúdos, pois esse método garante que todos os alunos recebam as mesmas informações de forma clara e objetiva. ✂️ b) Aplicar testes padronizados para avaliar o aprendizado dos alunos, já que essa prática fornece dados quantitativos sobre o desempenho dos estudantes e facilita a comparação entre diferentes turmas. ✂️ c) Incentivar os alunos a memorizarem definições e conceitos geográficos por meio de exercícios repetitivos, focando na aplicação de fórmulas e normas estabelecidas sem espaço para a reflexão crítica. ✂️ d) Promover projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento, como História, Ciências e Artes, utilizando recursos como mapas, gráficos e tecnologias digitais para desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada? ✂️ a) Focar apenas na identificação das áreas de uso do solo, sem considerar os fatores socioeconômicos e culturais que podem influenciar a disposição dessas áreas. ✂️ b) Analisar a distribuição das áreas de uso do solo à luz de fatores históricos, políticos e econômicos, e discutir como essas relações influenciam as dinâmicas sociais e ambientais da região. ✂️ c) Comparar apenas os dados quantitativos do mapa com outros mapas de regiões semelhantes, sem considerar o contexto local ou as especificidades culturais que possam afetar o uso do solo. ✂️ d) Relacionar as áreas de uso do solo com os aspectos climáticos da região, ignorando as consequências sociais e econômicas que a utilização do solo pode ter sobre as comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de ✂️ a) lugar. ✂️ b) região. ✂️ c) território. ✂️ d) paisagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”. (MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.) A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Sua realização envolve o planejamento, que inclui o (re)conhecimento da área pelo professor, a organização e proposição de atividades a serem executadas. A execução, que compreende a ida ao campo propriamente dita, e o pós-campo implicam na sistematização e discussão das atividades desenvolvidas. ✂️ b) O trabalho de campo é uma metodologia tecnicista de ensino, na medida em que todas as atividades devem ser previamente planejadas e precisam ser executadas seguindo etapas rigidamente estabelecidas, de modo a se alcançar a aprendizagem desejada e evitar a dispersão dos estudantes fora da sala de aula. ✂️ c) O trabalho de campo é uma atividade de “simulação da realidade”, uma vez que seu desenvolvimento implica em estabelecimentos de recortes teóricos e práticos, que não correspondem, necessariamente, à dinâmica da produção socioespacial e não possibilitam, obrigatoriamente, o contato dos estudantes com a área visitada. ✂️ d) O trabalho de campo é uma atividade voltada ao desenvolvimento das habilidades de memorização, visualização, categorização e hierarquização do ambiente visitado junto aos estudantes, porque destaca a importância do meio físico para a determinação das atividades humanas e a configuração das paisagens dos diferentes lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q906211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Ao refletir sobre a Cartografia Escolar para o ensino de Geografia contemporâneo é preciso pensar essa interface a partir de novas formas de ensinar e de aprender no século XXI. A multimodalidade e os multiletramentos são possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na atualidade. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315 Avalie se a discussão do tema apresentado deve: I. perceber que a vida atual em sociedade é algo permeado pela fluidez e desterritorialização, onde a população vive o local e o global ao mesmo tempo; II. entender a pedagogia dos multiletramentos a partir de suas características fortemente vinculadas às “novas” organizações sociais e às novas mídias e tecnologias, que surgem e diversificam as formas de linguagem. III. compreender que a multimodalidade atravessada pela simultaneidade de duas ou mais modalidades de comunicação, em um recurso ou objeto de análise, propicia “novas” formas de produção, sistematização e apresentação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q994268 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022Com a finalidade de representar e interpretar o mundo em permanente transformação relacionando componentes da sociedade e da natureza, ___________________ se constitui como uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplicar determinados princípios e compreender aspectos fundamentais da realidade. O termo que completa corretamente o texto acima é: ✂️ a) Cartografia. ✂️ b) Localização. ✂️ c) GPS. ✂️ d) Raciocínio geográfico. ✂️ e) Escala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q898932 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024No ensino de Geografia, desenvolver a compreensão espacial e o pensamento crítico dos alunos é essencial para que eles possam interpretar e analisar a organização do espaço geográfico. Uma estratégia metodológica eficaz para alcançar esse objetivo é o uso de mapas mentais. Qual é a principal contribuição pedagógica dos mapas mentais para a compreensão espacial e o pensamento crítico geográfico? ✂️ a) Substituir o uso de mapas tradicionais por uma abordagem mais lúdica e criativa. ✂️ b) Desenvolver habilidades técnicas de desenho e representação cartográfica precisa. ✂️ c) Promover a memorização de coordenadas geográficas e nomes de localidades importantes. ✂️ d) Facilitar a interpretação subjetiva do espaço, permitindo que os alunos visualizem a organização espacial a partir de suas vivências e percepções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da ✂️ a) pedagogia tecnicista. ✂️ b) educação inclusiva. ✂️ c) aprendizagem regular. ✂️ d) escola nova não diretiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q911224 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024O Documento Curricular do Tocantins para o ensino fundamental de Geografia da área de Ciências Humanas e Ensino Religioso “propõe um novo estudo para a geografia escolar, no qual o educando consiga desenvolver um pensamento espacial e através disso, construir um raciocínio geográfico, para que a partir daí, compreenda as diferentes situações geográficas que ocorrem na esfera local e no mundo como um todo” (p.17). Segundo o referido documento, a construção do raciocínio geográfico requer o domínio de sete princípios geográficos, que são: ✂️ a) Analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. ✂️ b) Analogia, conexão, diferenciação, crítica, intenção, globalização e união. ✂️ c) Conexão, distribuição, territorialização, orientação, pensamento, união e ordem. ✂️ d) Diferenciação, distribuição, extensão, intenção, globalização, territorialização e união. ✂️ e) Distribuição, pluviometria, extensão, localização, estatística, crítica e métrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
11Q898930 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024As metodologias ativas têm se destacado no ensino de Geografia por promoverem a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Uma das abordagens que permite maior interação com o espaço geográfico e uma compreensão mais crítica do território é o uso de trabalhos de campo. Qual é o principal objetivo pedagógico de integrar o trabalho de campo às práticas de ensino de Geografia? ✂️ a) Coletar dados precisos e exatos para criar mapas cartográficos acadêmicos. ✂️ b) Substituir as aulas teóricas por atividades práticas, eliminando a necessidade de conceitos abstratos. ✂️ c) Incentivar os alunos a desenvolverem habilidades técnicas de medição e georreferenciamento. ✂️ d) Proporcionar aos alunos uma experiência direta com o espaço geográfico, favorecendo a compreensão crítica da relação entre sociedade e natureza. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q907853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024A perspectiva operacional da categoria espaço geográfico, presente na obra de Milton Santos “A natureza do espaço: técnica e tempo, ração e emoção” (2006) e abordada em conteúdos escolares de Geografia, considera que o espaço geográfico é ✂️ a) concebido por um quadro único, formado por objetos naturais. ✂️ b) formado por um conjunto de sistemas de objetos e sistema de ações. ✂️ c) estabelecido por relações sociais de produção com propósitos deterministas. ✂️ d) constituído por um sistema de relações interdependentes de sistemas naturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco. A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como ✂️ a) ensino híbrido, envolvendo atividades presenciais e on-line. ✂️ b) estudo dirigido, promovendo estudos orientados a partir de questões. ✂️ c) trabalho de campo, possibilitando a observação no local a ser estudado. ✂️ d) análise laboratorial, permitindo o tratamento de dados coletados via metodologia específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Leia o excerto a seguir. “É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130. Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento. Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia. ✂️ a) Livro didático, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático. ✂️ b) Currículo escolar, construído a partir de normas nacionais. ✂️ c) Processo formativo, desenvolvido a partir da interação professor-aluno. ✂️ d) Arcabouço opinativo, embasado em critérios e argumentos da opinião pública. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q910405 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Uma professora de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal possui em uma turma alunos com uma deficiência específica por apresentarem acuidade visual reduzida (baixa visão). Ao trabalhar a unidade temática natureza, ambientes e qualidade de vida, tendo como objeto de conhecimento a biodiversidade brasileira, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentarem conteúdos relacionados em formato livre. Assinale a alternativa que revela um método de apresentação inclusivo, que permitiu alcançar a todos os discentes da turma e que tenha abarcado o tema conforme o conteúdo programático da BNCC recomendado para o 7º ano do Ensino Fundamental. ✂️ a) Apresentação em cartaz com histogramas de dados socioeconômicos. ✂️ b) Jogral com músicas e poemas sobre o desemprego estrutural no Brasil. ✂️ c) Podcast sobre a evolução do uso e da ocupação do solo no cerrado brasileiro. ✂️ d) Vídeo interpretando telejornal, com matéria sobre as Unidades de Conservação no país. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q994870 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina? ✂️ a) A ABP restringe a aprendizagem a conteúdos específicos, facilitando a memorização dos alunos. ✂️ b) A ABP desconsidera a importância do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. ✂️ c) A ABP permite que os alunos desenvolvam habilidades como pesquisa, análise de dados e trabalho em equipe. ✂️ d) A ABP torna o ensino de Geografia mais teórico e menos prático. ✂️ e) A ABP é uma metodologia complexa e difícil de implementar em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação ✂️ a) política-sociedade. ✂️ b) natureza-escala. ✂️ c) espaço-tempo. ✂️ d) homem-espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q907871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. [...] o espaço é tomado no sentido do vivido, ou seja, o lugar tem por natureza o espaço, ele é um recorte que caracteriza a afetividade e a identidade pela experiência de vida. O conceito de lugar possibilita, inicialmente, uma autoanálise, a consciência da própria identidade do aluno e do docente, a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem [...]. ANDRADE, M. S. P.; EVANGELISTA, A. M. Abordagem do conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental à luz da pesquisa-ação e do aporte fenomenológico. In: SCABELLO, A. L. et al. (org.). Geografia em debate. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 371-394. No contexto do enunciado apresentado anteriormente, “a valorização das percepções que eles têm do lugar em que vivem” é uma estratégia de ensino utilizada em sala de aula que considera os ✂️ a) conhecimentos prévios. ✂️ b) princípios geográficos. ✂️ c) conceitos científicos. ✂️ d) saberes docentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q906206 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), compreende o Raciocínio Geográfico como um formato de execução do pensamento espacial, aplicando-se determinados cânones na finalidade de compreensão dos aspectos primordiais da realidade como, por exemplo, a localização e a distribuição dos fatos e/ou fenômenos na superfície terrestre junto à organização do território e as ligações existentes entre os componentes físico-naturais e as intervenções humanas. No aporte desse documento, tem-se a organização do Raciocínio Geográfico em 7 princípios, ou pontos centrais. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/conexaocomciencia2021 Com relação aos princípios que norteiam essa forma de raciocínio, analise as afirmativas a seguir. I. A localização refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre. II. A analogia é apresentada como a capacidade de comparação dos fenômenos geográficos a outros fenômenos, possibilitando identificar semelhanças ou diferenças. III. A conexão é o princípio que permite identificar a forma como se estruturou o espaço segundo as regras da sociedade que o construiu e o produziu. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real? ✂️ a) Gamificação. ✂️ b) Estudo dirigido. ✂️ c) Leitura de mapa. ✂️ d) Trabalho de campo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
21Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Leia o texto a seguir. A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”. DIAS, 2020. [Adaptado]. Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas: ✂️ a) organizacional, temporal e espacial. ✂️ b) associações, nós e especialidades. ✂️ c) espacial, lógica e relacional. ✂️ d) temporal, absoluta e relativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q898933 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024A diversificação dos métodos e técnicas didáticas é essencial para o ensino de Geografia, uma vez que permite atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Considerando essa diversidade, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica uma estratégia eficaz para o ensino de Geografia? ✂️ a) Utilizar exclusivamente aulas expositivas para transmitir conteúdos, pois esse método garante que todos os alunos recebam as mesmas informações de forma clara e objetiva. ✂️ b) Aplicar testes padronizados para avaliar o aprendizado dos alunos, já que essa prática fornece dados quantitativos sobre o desempenho dos estudantes e facilita a comparação entre diferentes turmas. ✂️ c) Incentivar os alunos a memorizarem definições e conceitos geográficos por meio de exercícios repetitivos, focando na aplicação de fórmulas e normas estabelecidas sem espaço para a reflexão crítica. ✂️ d) Promover projetos interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento, como História, Ciências e Artes, utilizando recursos como mapas, gráficos e tecnologias digitais para desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada? ✂️ a) Focar apenas na identificação das áreas de uso do solo, sem considerar os fatores socioeconômicos e culturais que podem influenciar a disposição dessas áreas. ✂️ b) Analisar a distribuição das áreas de uso do solo à luz de fatores históricos, políticos e econômicos, e discutir como essas relações influenciam as dinâmicas sociais e ambientais da região. ✂️ c) Comparar apenas os dados quantitativos do mapa com outros mapas de regiões semelhantes, sem considerar o contexto local ou as especificidades culturais que possam afetar o uso do solo. ✂️ d) Relacionar as áreas de uso do solo com os aspectos climáticos da região, ignorando as consequências sociais e econômicas que a utilização do solo pode ter sobre as comunidades locais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de ✂️ a) lugar. ✂️ b) região. ✂️ c) território. ✂️ d) paisagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”. (MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.) A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Sua realização envolve o planejamento, que inclui o (re)conhecimento da área pelo professor, a organização e proposição de atividades a serem executadas. A execução, que compreende a ida ao campo propriamente dita, e o pós-campo implicam na sistematização e discussão das atividades desenvolvidas. ✂️ b) O trabalho de campo é uma metodologia tecnicista de ensino, na medida em que todas as atividades devem ser previamente planejadas e precisam ser executadas seguindo etapas rigidamente estabelecidas, de modo a se alcançar a aprendizagem desejada e evitar a dispersão dos estudantes fora da sala de aula. ✂️ c) O trabalho de campo é uma atividade de “simulação da realidade”, uma vez que seu desenvolvimento implica em estabelecimentos de recortes teóricos e práticos, que não correspondem, necessariamente, à dinâmica da produção socioespacial e não possibilitam, obrigatoriamente, o contato dos estudantes com a área visitada. ✂️ d) O trabalho de campo é uma atividade voltada ao desenvolvimento das habilidades de memorização, visualização, categorização e hierarquização do ambiente visitado junto aos estudantes, porque destaca a importância do meio físico para a determinação das atividades humanas e a configuração das paisagens dos diferentes lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q906211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024Ao refletir sobre a Cartografia Escolar para o ensino de Geografia contemporâneo é preciso pensar essa interface a partir de novas formas de ensinar e de aprender no século XXI. A multimodalidade e os multiletramentos são possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na atualidade. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315 Avalie se a discussão do tema apresentado deve: I. perceber que a vida atual em sociedade é algo permeado pela fluidez e desterritorialização, onde a população vive o local e o global ao mesmo tempo; II. entender a pedagogia dos multiletramentos a partir de suas características fortemente vinculadas às “novas” organizações sociais e às novas mídias e tecnologias, que surgem e diversificam as formas de linguagem. III. compreender que a multimodalidade atravessada pela simultaneidade de duas ou mais modalidades de comunicação, em um recurso ou objeto de análise, propicia “novas” formas de produção, sistematização e apresentação. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q994268 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022Com a finalidade de representar e interpretar o mundo em permanente transformação relacionando componentes da sociedade e da natureza, ___________________ se constitui como uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplicar determinados princípios e compreender aspectos fundamentais da realidade. O termo que completa corretamente o texto acima é: ✂️ a) Cartografia. ✂️ b) Localização. ✂️ c) GPS. ✂️ d) Raciocínio geográfico. ✂️ e) Escala. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q898932 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024No ensino de Geografia, desenvolver a compreensão espacial e o pensamento crítico dos alunos é essencial para que eles possam interpretar e analisar a organização do espaço geográfico. Uma estratégia metodológica eficaz para alcançar esse objetivo é o uso de mapas mentais. Qual é a principal contribuição pedagógica dos mapas mentais para a compreensão espacial e o pensamento crítico geográfico? ✂️ a) Substituir o uso de mapas tradicionais por uma abordagem mais lúdica e criativa. ✂️ b) Desenvolver habilidades técnicas de desenho e representação cartográfica precisa. ✂️ c) Promover a memorização de coordenadas geográficas e nomes de localidades importantes. ✂️ d) Facilitar a interpretação subjetiva do espaço, permitindo que os alunos visualizem a organização espacial a partir de suas vivências e percepções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da ✂️ a) pedagogia tecnicista. ✂️ b) educação inclusiva. ✂️ c) aprendizagem regular. ✂️ d) escola nova não diretiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q911224 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024O Documento Curricular do Tocantins para o ensino fundamental de Geografia da área de Ciências Humanas e Ensino Religioso “propõe um novo estudo para a geografia escolar, no qual o educando consiga desenvolver um pensamento espacial e através disso, construir um raciocínio geográfico, para que a partir daí, compreenda as diferentes situações geográficas que ocorrem na esfera local e no mundo como um todo” (p.17). Segundo o referido documento, a construção do raciocínio geográfico requer o domínio de sete princípios geográficos, que são: ✂️ a) Analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. ✂️ b) Analogia, conexão, diferenciação, crítica, intenção, globalização e união. ✂️ c) Conexão, distribuição, territorialização, orientação, pensamento, união e ordem. ✂️ d) Diferenciação, distribuição, extensão, intenção, globalização, territorialização e união. ✂️ e) Distribuição, pluviometria, extensão, localização, estatística, crítica e métrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro