Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q906211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao refletir sobre a Cartografia Escolar para o ensino de Geografia contemporâneo é preciso pensar essa interface a partir de novas formas de ensinar e de aprender no século XXI. A multimodalidade e os multiletramentos são possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na atualidade.

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315

Avalie se a discussão do tema apresentado deve:


I. perceber que a vida atual em sociedade é algo permeado pela fluidez e desterritorialização, onde a população vive o local e o global ao mesmo tempo;

II. entender a pedagogia dos multiletramentos a partir de suas características fortemente vinculadas às “novas” organizações sociais e às novas mídias e tecnologias, que surgem e diversificam as formas de linguagem.

III. compreender que a multimodalidade atravessada pela simultaneidade de duas ou mais modalidades de comunicação, em um recurso ou objeto de análise, propicia “novas” formas de produção, sistematização e apresentação.


Está correto o que se afirma em

22 Q909838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Para a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, em seu Referencial Teórico dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio geográfico requer a articulação dos objetos do conhecimento com o cotidiano vivido pelos estudantes. Dessa maneira, seria imprescindível que o docente propusesse atividades interativas entre os alunos e a comunidade. Pode-se, por exemplo, trabalhar previamente a linguagem cartográfica do meio, produzir um caderno de anotações específico e, enfim, indicar uma pesquisa-ação sobre o ambiente, explorando-o e produzindo conhecimento in loco.
A proposta descrita apresenta uma importante prática pedagógica e metodologia de aprendizagem ativa na Geografia, conhecida como

23 Q909842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Leia o excerto a seguir.

“É bastante comum ouvir professores ou estudantes de licenciatura, sobretudo os estagiários, questionarem sobre que geografia ensinar, que conteúdos são prioritários, ou como selecionar os tópicos mais relevantes no conjunto. Evidentemente, não existem respostas únicas a essas questões, pois elas são polêmicas e responder a elas depende de orientações teóricas sobre temas amplos a respeito do papel da educação e das disciplinas escolares”.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas-SP: Papirus, 2014. p. 130.

Para a autora, ensinar Geografia demanda uma base teórica, reflexões e discussões, trazendo complexidade ao planejamento.

Assinale a alternativa que apresenta o principal e polêmico agrupamento de tópicos relevantes para o ensino de Geografia.

24 Q907856 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

A aproximação entre historiadores e geógrafos apresenta uma série de idas e vindas, desde a sistematização da ciência geográfica, onde as perspectivas tradicionais das duas disciplinas se encontravam intimamente ligadas, até o quantitativismo neopositivista de muitos geógrafos, que em nome de um pragmatismo simplista ignoraram a indissociabilidade da relação

25 Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”.

DIAS, 2020. [Adaptado].

Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas:

26 Q907865 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

É um instrumento didático fundamental para a leitura geográfica do entorno espacial do estudante, e se trata de uma potencialidade para que a teoria e a prática sejam articuladas na construção e reconstrução do conhecimento. Qual proposta metodológica de ensino pode ser desenvolvida fora do espaço escolar, com possibilidade de uma análise direta do espaço real?

27 Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de

28 Q903881 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça.


1. A necessidade de contextualização no espaço/ tempo do ensino de Geografia aparece na necessidade de ir ao encontro da utilização da tecnologia, como por exemplo, o letramento cartográfico que ajuda a compreender a ler e interpretar o mundo e o espaço vivido pelos alunos em seu aprendizado escolar.

2. A valorização das narrativas e experiências dos alunos é chave em um cenário no qual se entende a escola como local também de socialização.

3. Um dos grandes desafios escolares atualmente é a necessidade de valorizar a heterogeneidade e a diversidade sem criar ou fortalecer quaisquer tipos de caricaturas de estereótipos sociais para a construção de uma sociedade mais justa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

29 Q906206 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), compreende o Raciocínio Geográfico como um formato de execução do pensamento espacial, aplicando-se determinados cânones na finalidade de compreensão dos aspectos primordiais da realidade como, por exemplo, a localização e a distribuição dos fatos e/ou fenômenos na superfície terrestre junto à organização do território e as ligações existentes entre os componentes físico-naturais e as intervenções humanas. No aporte desse documento, tem-se a organização do Raciocínio Geográfico em 7 princípios, ou pontos centrais.


Disponível em: https://www.uece.br/eventos/conexaocomciencia2021


Com relação aos princípios que norteiam essa forma de raciocínio, analise as afirmativas a seguir.

I. A localização refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre.

II. A analogia é apresentada como a capacidade de comparação dos fenômenos geográficos a outros fenômenos, possibilitando identificar semelhanças ou diferenças.

III. A conexão é o princípio que permite identificar a forma como se estruturou o espaço segundo as regras da sociedade que o construiu e o produziu.

Está correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.