Sobre a formação do leitor literário, leia as
alternativas para responder a questão. I. As escolas desempenham um papel
importante no processo de formação de
leitores. Há escolas que fazem um esforço
para formar leitores literários perenes,
enquanto outras usam a literatura paraatender esta ou aquela atividade que visa
diretamente ao aprendizado escolar.
II. Pela leitura, o leitor, ao entrar em contato com
o mundo da literatura, com a grande
variedade de temas, obras e escritores, estará
experienciando o conhecer a si mesmo e o
outro, com a construção de outras visões da
realidade.
III. O professor mediador potencializa a aquisição
da prática de leitura e da formação do leitor
literário na sala de aula. Para que a leitura
alcance o seu potencial transformador e
humanizador, faz-se necessário promover a
formação de um leitor-fruidor.
IV. O professor, para atuar como um mediador de
leitura em sala de aula, precisa ser leitor, falar
sobre sua experiência como leitor, criar e
utilizar estratégias de leitura, potencializar a
prática e o gosto pelo ato de ler. Se as
relações do professor com os livros forem
débeis, grandes serão as chances de que a
sua atuação não favoreça a formação de
leitores.
Fonte : DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R.
Leitura de Literatura na Escola . São Paulo: Parábola, 2013.
(adaptado).
Fonte : SANTOS, F. dos; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. Mediação
de leitura : discussões e alternativas para a formação de leitores. São
Paulo: Global, 2009.
Sobre a formação do leitor literário, assinale a
alternativa CORRETA .
a) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.