Questões de Concursos: Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Prepare-se para a prova com questões de Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q909032 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com os conceitos e informações sobre altas habilidades e superdotação na infância utilizados por Nakano, Negreiros, Romancini, Silva, Fusaro e Cano (2023), qual das alternativas NÃO é um dos principais tipos de superdotação?

32 Q903716 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Várias psicoterapias partem do pressuposto de que os problemas psicopatológicos individuais podem sofrer uma forte influência do contexto social, familiar ou das relações interpessoais atuais, que podem reforçá-los e mantê-los, criando verdadeiros círculos viciosos, ou ter um papel importante na sua solução. (Cordioli & Colb. 2008, p. 52.)
“O conceito central das terapias familiares _____________ é o reconhecimento da família como um _____________, no qual um membro influencia os demais e é por eles influenciado, tanto no sentido da saúde e da _____________ quanto da ____________ e da regressão.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

33 Q905673 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

Sobre os grupos operativos é correto dizer:

34 Q903715 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Um psicólogo atuante em um consultório particular tem como referencial teórico as terapias psicodinâmicas. Ele recebe em uma sessão de rotina um paciente que diz estar mais consciente dos seus impulsos, sentimentos, medos, fantasias e desejos, afirmando o aumento da sua capacidade de refletir sobre si mesmo. De acordo com Cordioli & Col. (2008 p. 21), a psicoterapia é um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda. Baseado no autor citado, o caso hipotético mencionado relata um processo de mudança em psicoterapia. Geralmente, as terapias psicodinâmicas buscam a mudança por meio do:

35 Q903718 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Uma visão-chave da terapia cognitiva é de que depressão, ansiedade e raiva são, com frequência, resultados de padrões recorrentes de distorções cognitivas. (Leahy, Robert, L. 2006 P. 30.8.)
Com base na citação, considere o caso hipotético:
Marina, 38 anos, fisioterapeuta, busca acompanhamento psicológico após o final de seu relacionamento de seis anos. Durante a entrevista inicial, relatou à psicóloga que o seu relacionamento era bom. Apesar de o namorado ser possessivo e, às vezes, agressivo, o final do relacionamento aconteceu por sua culpa. Por não saber lidar com as fragilidades do namorado, Marina resume que o namoro acabou porque eu fracassei.

A frase em destaque no caso exemplifica uma distorção cognitiva denominada:

36 Q906063 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Para Pichon-Rivière, o grupo operativo é constituído por pessoas reunidas com um objetivo comum, chamado de "grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos de resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal."
Segundo o autor citado, o porta-voz é

37 Q902507 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quanto à Psicologia Humanista, é correto afirmar que

38 Q903621 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se baseia em dois princípios centrais: o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e emoções e, além disso, nossas cognições têm influência sobre nossas emoções e sobre nosso comportamento. As opções a seguir apresentam técnicas da terapia cognitivo-comportamental, marque a que não faz parte das práticas da abordagem:

39 Q901847 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A psicoterapia é uma abordagem terapêutica crucial para promover mudanças comportamentais em indivíduos com transtornos mentais. Sobre os métodos psicoterápicos, considere as seguintes afirmações:


1. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é amplamente utilizada para tratar transtornos de ansiedade, e seu foco principal é modificar padrões de pensamento distorcidos e crenças disfuncionais.

2. A Terapia Psicodinâmica foca na resolução de conflitos inconscientes que surgem das primeiras experiências de vida e influenciam o comportamento atual.

3. A Terapia Centrada no Paciente, desenvolvida por Carl Rogers, enfatiza a importância da empatia, aceitação condicional positiva e congruência por parte do terapeuta para promover o crescimento pessoal do paciente.

4. A Psicoterapia Interpessoal (IPT) é eficaz no tratamento da depressão e concentra-se na melhora das relações interpessoais e na resolução de problemas interpessoais.

5. A Terapia Sistêmica é indicada para tratar indivíduos no contexto apenas de seus relacionamentos familiares, focando na dinâmica familiar e nos padrões de comunicação disfuncionais.


Alternativas:

40 Q907235 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre terapia breve.

1. Sándor Ferenczi, um dos precursores da psicoterapia breve, cunhou o conceito de “motivação para a mudança”, considerado, atualmente, como um dos critérios para indicação ou não de tratamentos breves.

2. Independentemente da modalidade, o diferencial básico da Psicoterapia Breve em relação a outros tipos de psicoterapia é o tempo de duração do atendimento, que pode durar de alguns meses a algumas sessões, geralmente em transcurso máximo não superior a um ano.

3. Para ser considerada breve, uma psicoterapia, além de ser circunscrita no tempo, deve estabelecer um foco a ser trabalhado, bem como definir objetivos a serem alcançados no processo psicoterapêutico, mediante planejamento e adoção de estratégias.

4. É comum o emprego da psicoterapia breve em contextos hospitalares, onde o atendimento precisa ser breve e assertivo, em função do tempo reduzido disponível. Já em psicoterapias de aconselhamento, essa modalidade psicoterapêutica não se mostra recomendada, devido ao risco de oferecer “soluções mágicas” aos indivíduos.

5. O modelo psicoterapêutico breve pode ser aplicado e desenvolvido de modo eficiente em quadros de sofrimento psíquico como traumas, fobias, síndrome do pânico, estresse, ansiedade, compulsões, dependência emocional e vícios, dentre outros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.