Início

Questões de Concursos Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Resolva questões de Teorias e Técnicas Psicoterápicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q905673 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

Sobre os grupos operativos é correto dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q901355 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Das seguintes opções, é a que descreve uma característica fundamental da abordagem psicodramática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q911169 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Texto 17A2-I

Clara, com 4 anos de idade, foi encaminhada pelo pediatra para avaliação e acompanhamento psicológico. Ela vem apresentando comportamento de bater e morder outras crianças, dificuldade em acatar regras e limites, pouca empatia, preferência por brincadeiras não compartilhadas e ansiedade de separação, especialmente quando a genitora precisa se ausentar, e está sempre com a mão ou algum objeto na boca, se negando a acatar o que é dito por adultos, especialmente figuras de autoridade. Diante de algumas tentativas frustradas de conduzir as situações juntamente com a família, o pediatra decidiu encaminhá-la para avaliação com especialista.
Acerca do caso clínico fictício apresentado no texto 17A2-I, levando em consideração as contribuições da psicopatologia, as teorias e técnicas psicoterápicas, bem como o papel e a intervenção do psicólogo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1047171 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O envelhecimento se tornou um objeto de crescente interesse na atualidade. As perdas inerentes desta fase da vida podem ser vividas de maneira desadaptada. Elas têm impactos negativos na autoestima, trazem sentimentos de desespero e possibilitam o desenvolvimento de quadros depressivos, que podem colaborar para o isolamento da pessoa idosa.
Quanto às perdas comuns observadas na psicoterapia de idosos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1010211 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Marcos, 19 anos de idade, comparece ao hospital geral, acompanhado de seu genitor, para atendimento de emergência. Muito agitado e confuso, Marcos grita sem parar que seu corpo está sendo levado pela luz. O pai comenta que tem notado o filho mais quieto e calado. “Achei que fosse coisa de jovem que fica mais afastado do pai nessa fase. Mas cheguei a comentar com a mãe dele, há uns 6 meses, que estava achando ele esquisito demais: começou a não falar coisa com coisa. A gente sempre achou ele meio diferente dos outros meninos. Na escola, no trabalho e com os amigos, ele sempre teve dificuldades. Em contrapartida, nunca nos deu trabalho com bebida ou com droga. Mas agora parece que pirou de vez. Há um mês e meio pegamos Marcos nu, de cócoras, no quintal de casa. Ao perguntarmos o que aquilo significava, ele nos disse que, por ora, não tinha autorização para dizer; e pediu que nos retirássemos de seu ‘tribunal’. Ouvimos ele falando o que parecia ser uma outra língua. Ficamos assustados. Apesar de ter passado por vários acompanhamentos psicológicos desde criança e nunca ter melhorado 100%, esta foi a primeira vez que me preocupei de verdade. Tentamos conversar com calma depois, mas ele disse que ainda não poderia ‘trazer à luz a revelação’ e que, no momento correto, ‘todos seriam testemunhas de sua consagração’. De lá para cá, foi ficando cada vez mais difícil. Ele está sem dormir há mais de 3 dias, sem querer comer ou tomar banho... Não deu mais para segurar. Resolvemos trazê-lo mesmo contra a vontade. Estou certo de que há algo errado com meu filho”.

A partir do caso clínico hipotético precedente, julgue o item a seguir, considerando a psicopatologia, as teorias e técnicas psicoterápicas e as técnicas de entrevista.

Em casos como o de Marcos, a terapia cognitivo comportamental visa à redução da frequência e da intensidade de sintomas psicóticos, bem como do sofrimento associado ao transtorno e da ocorrência de possíveis recaídas.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q903718 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Uma visão-chave da terapia cognitiva é de que depressão, ansiedade e raiva são, com frequência, resultados de padrões recorrentes de distorções cognitivas. (Leahy, Robert, L. 2006 P. 30.8.)
Com base na citação, considere o caso hipotético:
Marina, 38 anos, fisioterapeuta, busca acompanhamento psicológico após o final de seu relacionamento de seis anos. Durante a entrevista inicial, relatou à psicóloga que o seu relacionamento era bom. Apesar de o namorado ser possessivo e, às vezes, agressivo, o final do relacionamento aconteceu por sua culpa. Por não saber lidar com as fragilidades do namorado, Marina resume que o namoro acabou porque eu fracassei.

A frase em destaque no caso exemplifica uma distorção cognitiva denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q902507 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Quanto à Psicologia Humanista, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1047169 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

No que diz respeito ao tratamento das manifestações psicossomáticas, a partir da teorização sobre a Histeria em Freud, é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1047176 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Considerando a técnica do mindfulness, qual a opção correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q991414 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

É considerado motivo de contraindicação para as psicoterapias de orientação analítica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q996545 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Especialidade Psicologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Levando em consideração Melo e Santos a Abordagem Existencialista, analise as afirmativas abaixo.

I. O existencialismo considera que os desejos não são conteúdos internos, mas são a própria consciência em seu movimento de transcendência em relação ao mundo
PORQUE
II. o grupo é uma multiplicidade de relações concretas, uma totalidade nunca terminada.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1001834 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q903621 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se baseia em dois princípios centrais: o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e emoções e, além disso, nossas cognições têm influência sobre nossas emoções e sobre nosso comportamento. As opções a seguir apresentam técnicas da terapia cognitivo-comportamental, marque a que não faz parte das práticas da abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q907235 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre terapia breve.

1. Sándor Ferenczi, um dos precursores da psicoterapia breve, cunhou o conceito de “motivação para a mudança”, considerado, atualmente, como um dos critérios para indicação ou não de tratamentos breves.

2. Independentemente da modalidade, o diferencial básico da Psicoterapia Breve em relação a outros tipos de psicoterapia é o tempo de duração do atendimento, que pode durar de alguns meses a algumas sessões, geralmente em transcurso máximo não superior a um ano.

3. Para ser considerada breve, uma psicoterapia, além de ser circunscrita no tempo, deve estabelecer um foco a ser trabalhado, bem como definir objetivos a serem alcançados no processo psicoterapêutico, mediante planejamento e adoção de estratégias.

4. É comum o emprego da psicoterapia breve em contextos hospitalares, onde o atendimento precisa ser breve e assertivo, em função do tempo reduzido disponível. Já em psicoterapias de aconselhamento, essa modalidade psicoterapêutica não se mostra recomendada, devido ao risco de oferecer “soluções mágicas” aos indivíduos.

5. O modelo psicoterapêutico breve pode ser aplicado e desenvolvido de modo eficiente em quadros de sofrimento psíquico como traumas, fobias, síndrome do pânico, estresse, ansiedade, compulsões, dependência emocional e vícios, dentre outros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q907238 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A respeito do desenvolvimento da personalidade e suas influências, considere o trecho a seguir:

“Possui papel fundamental na constituição dos indivíduos, sendo importante na determinação e na organização da personalidade, além de influenciar significativamente no comportamento individual através das ações e medidas educativas adotadas. Busca propiciar adaptação às exigências do conviver em sociedade, sendo muitas vezes designado como o primeiro grupo social do qual o indivíduo faz parte. Trata-se de um modelo ou um padrão cultural que se apresenta de formas diferenciadas nas várias sociedades existentes e que sofre transformações no decorrer do processo histórico-social. Assim, sua estruturação está intimamente vinculada com o momento histórico que atravessa a sociedade da qual faz parte, uma vez que os seus diferentes tipos de composições são determinados por um conjunto significativo de variáveis ambientais, sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas e históricas” (Pratta & Santos, 2007).

O excerto acima está se referindo às influências do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1008180 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Beatriz, 20 anos, tem bulimia nervosa desde a adolescência e, por fim, concordou em passar por uma entrevista psicológica.

A escolha da abordagem da entrevista motivacional pelo terapeuta nesse contexto visa a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q908096 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

As intervenções grupais em psicologia são baseadas em diferentes fundamentos teóricos e práticos que guiam o processo terapêutico e as técnicas utilizadas para alcançar os objetivos do grupo.
A psicóloga Letícia coordena um grupo terapêutico para adolescentes com transtornos relacionados à imagem corporal usando os fundamentos teóricos e técnicos da terapia cognitiva comportamental (TCC).
Avalie se, entre as intervenções alinhadas com os fundamentos da TCC encontram-se:


I. A reestruturação cognitiva, através da qual os adolescentes aprendem a identificar os pensamentos automáticos negativos sobre sua aparência e a substituí-los por alternativas mais realistas e positivas.

II. As técnicas de relaxamento como respiração profunda e relaxamento muscular progressivo para ajudar a reduzir a ansiedade relacionada à autoimagem negativa durante a interação social.

III. A psicoeducação, na qual o facilitador explica o conceito de autoimagem e como ela pode ser influenciada por pensamentos automáticos negativos, mídias sociais e comparações com os outros.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q899395 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com os pressupostos da teoria psicanalítica, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1043183 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Freud, no texto “Além do Princípio do Prazer” (1920), lança mão de um novo dualismo pulsional, tomando, como base, a observação da repetição de sensações desprazerosas que comparecem na transferência, na neurose traumática e nas brincadeiras infantis.

Trata-se do dualismo entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1010210 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Marcos, 19 anos de idade, comparece ao hospital geral, acompanhado de seu genitor, para atendimento de emergência. Muito agitado e confuso, Marcos grita sem parar que seu corpo está sendo levado pela luz. O pai comenta que tem notado o filho mais quieto e calado. “Achei que fosse coisa de jovem que fica mais afastado do pai nessa fase. Mas cheguei a comentar com a mãe dele, há uns 6 meses, que estava achando ele esquisito demais: começou a não falar coisa com coisa. A gente sempre achou ele meio diferente dos outros meninos. Na escola, no trabalho e com os amigos, ele sempre teve dificuldades. Em contrapartida, nunca nos deu trabalho com bebida ou com droga. Mas agora parece que pirou de vez. Há um mês e meio pegamos Marcos nu, de cócoras, no quintal de casa. Ao perguntarmos o que aquilo significava, ele nos disse que, por ora, não tinha autorização para dizer; e pediu que nos retirássemos de seu ‘tribunal’. Ouvimos ele falando o que parecia ser uma outra língua. Ficamos assustados. Apesar de ter passado por vários acompanhamentos psicológicos desde criança e nunca ter melhorado 100%, esta foi a primeira vez que me preocupei de verdade. Tentamos conversar com calma depois, mas ele disse que ainda não poderia ‘trazer à luz a revelação’ e que, no momento correto, ‘todos seriam testemunhas de sua consagração’. De lá para cá, foi ficando cada vez mais difícil. Ele está sem dormir há mais de 3 dias, sem querer comer ou tomar banho... Não deu mais para segurar. Resolvemos trazê-lo mesmo contra a vontade. Estou certo de que há algo errado com meu filho”.

A partir do caso clínico hipotético precedente, julgue o item a seguir, considerando a psicopatologia, as teorias e técnicas psicoterápicas e as técnicas de entrevista.

A terapia cognitiva-comportamental e o treinamento de habilidades sociais são, em um primeiro momento, indicados para casos como o de Marcos, conjuntamente com a terapêutica medicamentosa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.