Questões de Concursos: Testes e Procedimentos em Auditoria

Prepare-se para a prova com questões de Testes e Procedimentos em Auditoria de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q688018 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor, UFMG, UFMG

Boynton, Johnson e Kell (2002) segregam os testes substantivos em três tipos: procedimentos de revisão analítica, testes de detalhes de saldo e testes de detalhes de transação. Segundo esses autores, é CORRETO afirmar:

22 Q711390 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Controlador Interno, Câmara de Santo André SP, IBAM

Uma das técnicas de auditoria utilizadas pelos auditores nos seus trabalhos é a amostragem estatística que se fundamenta na escolha da amostra por critério científico (distribuição amostral e seleção aleatória), independentemente da sua vontade. O tipo de amostragem estatística em que os itens, quer da população total, quer das estratificações efetuadas, são selecionados de forma a permanecer entre um intervalo uniforme denomina-se:

23 Q705432 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor Fiscal SF, Prefeitura de Valinhos SP, VUNESP

De acordo com os procedimentos de auditoria relacionados a confirmações externas, o conceito – “a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas” – está relacionado

24 Q686781 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor, UFSC, UFSC

Com relação aos fatores que o auditor pode levar em consideração ao determinar o tamanho da amostra para os testes de detalhes e tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Quanto menor for a distorção tolerável, menor será o tamanho da amostra. 
( ) Quanto mais alta for a avaliação do risco de distorção relevante do auditor, maior deve ser o tamanho da amostra. 
( ) Quanto maior o nível de segurança de que o auditor precisa de que os resultados da amostra sejam de fato indicativos do valor real de distorção na população, excedido pela distorção real na população, maior o tamanho da amostra precisa ser. 
( ) Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na amostra, maior deve ser o tamanho da população para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na amostra. 

25 Q704966 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Profissional de Nível Universitário Jr Ciências Contábeis, ITAIPU BINACIONAL, FUNPAR NC UFPR

O auditor deve determinar meios para selecionar itens a serem testados que sejam eficazes para o
cumprimento dos procedimentos de auditoria. Acerca dos procedimentos de auditoria, assinale a
alternativa correta.

26 Q709271 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Controlador Interno, Câmara de Santo André SP, IBAM

Texto associado.

As técnicas de auditoria permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião acerca do objeto auditado.

Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, correlacionando os tipos de técnicas de auditoria às respectivas descrições.


   Coluna I

1 - Correlação

2 - Observação

3 - Investigação

4 - Inquérito


   Coluna II

( ) Tem por objetivo certificar se o objeto auditado é fidedigno, devendo o auditor atentar para a existência de quaisquer anomalias. 

( ) É a técnica mais subjetiva, pois depende da experiência e perspicácia do auditor. Pode revelar erros, problemas ou deficiências do objeto do exame. 

( ) Consiste na formulação de perguntas formais ou contatos informais e na obtenção de respostas satisfatórias. Trata-se, na realidade, de uma entrevista, recomendando-se, todavia, que as informações obtidas sejam comprovadas para validar a opinião do auditor.

( ) Consiste na comparação de diversas operações realizadas pela entidade auditada, com o objetivo de atestar a sua consistência.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números correta, de cima para baixo. 

27 Q700125 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.
Uma equipe de auditoria independente, cumprindo o planejamento de auditoria estabelecido, realizou testes de auditoria nas operações sobre saldos registrados no ativo e no passivo em moeda estrangeira, os quais são relatados a seguir:
1. Análise da base documental de constituição do saldo em aberto em moeda estrangeira (Invoice, Declaração de Importação, Declaração de Exportação, Nota Fiscal, Contrato de Câmbio).
2. Entrevista com os responsáveis pela área de comércio exterior, bem como da área financeira, a fim de obter entendimento do fluxo operacional, de riscos e de controles relacionados ao processo de operações em moeda estrangeira.
3. Realização de teste de recálculo do saldo atual dos valores em moeda estrangeira, mensurando a variação cambial mediante as cotações oficiais da moeda estrangeira.
4. Acompanhamento das rotinas realizadas pelos funcionários do setor de comércio exterior, bem como dos funcionários lotados no departamento contábil e financeiro, a fim de observar os procedimentos que são adotados em termos manuais, bem como aqueles que utilizam o auxílio de sistemas computacionais, com o intuito de verificar se existem procedimentos que afetam os registros contábeis, sua confiabilidade, materialidade, relevância e integridade.
São testes substantivos de auditoria:

28 Q706474 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor de Controle Externo Direito, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Nas auditorias, os seguintes procedimentos devem ser realizados pelos auditores governamentais:
I. observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte;
II. conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado;
III. realizar a confirmação com terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada;
IV. verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada;
V. averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.