Questões de Concursos: Trabalho e Serviço Social

Prepare-se para a prova com questões de Trabalho e Serviço Social de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q843040 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Estância Velha RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Assinale a alternativa correta acerca da Questão Social e do Serviço Social.

12 Q842390 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Santiago do Sul SC Assistente Social, FUNDATEC, 2020

Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José Paulo Netto (2010), assinale a alternativa INCORRETA.

13 Q844489 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Sobre a concepção de “questão social” presente na Encíclica Papal Rerum Novarum (1891), assinada pelo Papa Leão XIII, assinale a alternativa CORRETA:

14 Q842444 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Santo Augusto RS Assistente Social, FUNDATEC, 2020

“O trabalho do assistente social é, pois, a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, competências e atribuições privativas que têm reconhecimento legal nos seus estatutos normativos e reguladores (regulamentação profissional, código de ética, diretrizes curriculares da formação profissional), projeto ético?político que confere direção social ao trabalho profissional”. (RAICHELIS, 2010). A citação reflete sobre o Serviço Social na contemporaneidade e as novas exigências do mercado de trabalho. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A implantação do Suas e sua rápida expansão por todo o território nacional vem ampliando consideravelmente o mercado de trabalho para os assistentes sociais e demais profissionais atuantes nessa área. ( ) As transformações nos espaços ocupacionais do assistente social têm origem nesses processos macrossocietários e põem em relevo as específicas condições e relações de trabalho no contexto mais geral de mudanças e constituição da nova morfologia do trabalho. ( ) As transformações contemporâneas que afetam o mundo do trabalho, seus processos e sujeitos provocam redefinições profundas no Estado e nas políticas sociais, o que faz não desencadear novas requisições e possibilidades ao trabalho do assistente social no âmbito das políticas sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

15 Q858969 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Passira PE Assistente Social, CONTEMAX, 2020

A Questão Social tratada como expressão concreta das contradições entre capital e trabalho no interior do modo de produção capitalista, pode se AFIRMAR que:

16 Q841481 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Provas Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança Serviço Social Multi, SES DF, IADES, 2020

  As transformações sociais, econômicas e políticas, que ocorreram a partir do século 16 na chamada Europa moderna, expressaram-se na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. Marx, Durkheim e Weber, em suas respectivas abordagens teórico-metodológicas, debruçaram-se na tentativa de explicar o referido contexto. 

 QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, com adaptações.  

Considerando o texto apresentado a respeito das matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político, julgue o item a seguir.

Para Marx, as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.

17 Q841714 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de São Francisco MG Assistente Social, COTEC, 2020

Leia atentamente os dois textos a seguir e compare-os para responder à questão. O primeiro texto é de autoria de Raquel Raichelis (2011), e o segundo, de Marilda Villela Iamamoto (2014), ambas reconhecidas pela importância sócio-histórica para o Serviço Social.
Texto I
“Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o Estado, as organizações privadas empresariais, não governamentais ou patronais. Trata-se de uma interpretação da profissão que pretende desvendar suas particularidades como parte do trabalho coletivo, uma vez que o trabalho não é a ação isolada de um indivíduo, mas é sempre atividade coletiva de caráter eminentemente social.” Fonte: RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Serviço Social & Sociedade, n.º 107, São Paulo, jul-set. 2011.

Texto II
“Na esfera pública, os atuais 5.570 municípios brasileiros são os que mais absorvem assistentes sociais, especialmente por meio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). É necessário salientar as particularidades da atuação nos pequenos municípios com menos de vinte mil habitantes. Aí os profissionais são sujeitos à maior polivalência no nível das demandas, à precariedade de recursos materiais que afetam as condições básicas de trabalho, assim como à maior ingerência das forças políticas locais no trabalho cotidiano. Alia-se a existência de fronteiras pouco nítidas entre o público e o privado que têm lugar na cultura política brasileira, favorecendo os clientelismos, patrimonialismos e coronelismos contemporâneos [...]. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor os seus projetos e negociá-los com a instituição e defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade e na aproximação, as forças vivas de nosso tempo, tendências e possibilidades aí presentes passíveis de serem apropriadas pelo profissional e transformadas em projetos de trabalho profissional. ” Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social & Sociedade, n.º 120, São Paulo, out-dez. 2014. Adaptado.


Ao considerar os dois textos acima, os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social e as particularidades do trabalho dos assistentes sociais, é possível afirmar que:

18 Q841645 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Assistente Social, AV MOREIRA, 2020

A questão social é parte constitutiva do modo de produção capitalista, e o seu desenvolvimento produz e reproduz as expressões da questão social nas suas mais diversificadas formas. Acerca da questão social brasileira, marque a alternativa que apresenta suas várias faces:

19 Q846614 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de São Francisco MG Assistente Social, COTEC, 2020

Fundamentada na perspectiva ontológico-crítica, a análise sobre o trabalho dos assistentes sociais pauta-se por sua definição como práxis social, que se efetiva pela teleologia e causalidade como duas categorias essenciais e indissociáveis. Especificamente, ao considerar os processos de trabalho, é possível definir o chamado “pôr teleológico” como sendo o(a)

20 Q658007 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJPA PA, CESPE CEBRASPE, 2020

O cotidiano, compreendido como o espaço em que se realiza a intervenção, permite pensar na forma como as demandaschegam às instituições e aparecem para o assistente social.
Claúdia Mônica dos Santos
et al. (Org.). A dimensão técnico-operativa no serviçosocial: desafios contemporâneos. 3.ª ed. São Paulo: Cortez, 2017(com adaptações).

A partir da provocação/reflexão colocada no texto apresentado, as formas como as demandas se apresentam para o assistente socialsão

I imediatizadas e complexas.
II multifacetadas.

III fragmentadas e heterogêneas.
IV ampliadas qualitativa e quantitativamente.

Assinale a opção correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.